Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade que atenda às configurações anteriores - Dicas?


Posts recomendados

Bom dia, gente!

Não entendo muito de computador, mas conforme o meu vai “dando pau”, eu tento me virar para consertar (até agora algumas limpezas para tirar a poeira, uma troca de pilha da MB e duas trocas de pasta térmica do processador). Porém, acho que cheguei no ponto em que ficou complicado. Tentando resumir, meu pc começou a ligar sem dar o boot (não dava o “bip”); daí eu desligava (segurando o “power” até desligar) e ligava – na segunda tentativa ele dava boot normal. Até que um dia não deu mais (só quando queria). Pesquisei aqui no fórum e deduzi que podiam ser duas coisas: MB ou fonte. Com um multímetro, vi que as voltagens da fonte estavam estranhas e que quando eu desconectava o driver de cd, ele iniciava normalmente (a fonte era uma Thermaltake 430NP). Pensei que deveria ser isso e troquei a fonte após uma pesquisa aqui no fórum. Deu boot normal algumas vezes e parou. Daí troquei o driver de cd (ele tava meio louco mesmo, acho que em curto e com problema mecânico na gaveta) por um que meu irmão não estava usando e beleza, funcionou normal. E, depois de uns dias, ele começou a fazer como antes, ou seja, às vezes só boota na segunda tentativa e às vezes normalmente. Além disso, já ocorreu duas vezes de ele ligar, aparecer a tela da placa-mãe e ficar travado naquela tela (não lembro se com boot ou sem), funcionando depois de eu desligar e ligar de novo.

 

Cheguei à conclusão que o problema é a MB mesmo (infelizmente), apesar de não ter nenhum componente “estufado” visível.

 

Meu pc é velho, mas tirando esses “paus” e umas travadas ocasionais (CPU usage em 100% do nada), tem me atendido bem para o que preciso (não sou “gamer”). Ele foi montado por volta de 2008/2009 por um ex-namorado que trabalhava numa loja de pc’s para gamers, de acordo com o que eu pedi na época (que fosse capaz de rodar The Sims 3, coisa pouca).

Não preciso fazer um grande upgrade nele, gostaria de mudar só o que for necessário, mas sei que se trocar a MB, terei que trocar pelo menos as memórias (ainda são DDR2) e o processador.

Queria umas dicas para fazer este upgrade de maneira que continue me atendendo como antes, talvez só um pouco melhor (ainda jogo The Sims 3 nele e às vezes dá umas travadinhas de leve). O uso dele é basicamente para internet, ver seriados no vlc, ouvir música, estudar e jogar um pouco. Costumo dividir a tela com um seriado rodando de um lado e no outro lado fico fuçando no chrome diversas abas – às vezes acho que ele trava por causa disso também. Sou instrumentista por hobby e seria legal se eu pudesse gravar os instrumentos direto no pc também – já tentei e tem um delay entre tocar e o som sair nas caixinhas, o que atrapalha na criação. Talvez precise de um placa de som “porrada” para isso, mas isso posso pesquisar aqui no fórum e não é urgente.

Sei que não adianta só colocar peças novas, porque não quer dizer necessariamente que vai ter um desempenho melhor (tenho um notebook que comprei em 2014 com uma configuração aparentemente melhor que a do pc e ainda acho o pc muito melhor e menos travado).

De qualquer maneira, o que vocês sugerem?

Vou listar a configuração dele abaixo, se faltar alguma informação, me digam que eu coloco.

 

Placa-mãe ASUS P5KPL-AM/PS
Processador Intel Core 2 Duo E8200 2.66 GHz
RAM 4,00 Gb (2 pentes de 2Gb, DDR2)
Placa de vídeo ATI Radeon HD4670
SSD 128Gb (instalado recentemente) – onde está instalado o sistema operacional e o The Sims
HD 1 TB
HD 250Gb (antes usava dois, mais tive que direcionar o SATA de um deles para conectar o driver de cd quando fiz a troca)
Placa de rede wireless (que não tenho utilizado, pois tenho usado cabo)
Fonte Corsair CX550
Windows 7 Ultimate
 

(imaginem se eu não tivesse "resumido"...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Andrey Barros disse:

@Gabriela Pinto M Moraes Quanto pretende gastar ?

Não tenho um valor definido, só não quero gastar sem necessidade mesmo. Naquilo que for preciso eu faço o investimento. E se for o caso, quando tiver um bom custo-benefício, também posso gastar um pouco mais se a melhora com relação ao antigo justificar o gasto (se a diferença de desempenho entre um componente e outro for enorme e com o preço não muito diferente)
Esqueci de mencionar, mas seria legal se a configuração nova pudesse ser "flexível", no sentido de eu poder futuramente ir fazendo upgrades aos poucos (por exemplo, não sei o que seria mais indicado: memórias DDR3 OU 4). Gosto de usar minhas coisas ao máximo, até o ponto em que parem de funcionar ou estejam dando sinais de que vão parar :P 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Andrey Barros disse:

@Gabriela Pinto M Moraes Vai jogar que tipos de jogos ?

 

Nada muito pesado (imagino), mesmo. Como disse, não sou gamer (jogava quando era bem mais nova, sou da época do primeiro Doom, Quake, Tomb Raider, GTA, Need For Speed, mas depois parei porque comecei a ficar enjoada jogando o.O). 

Talvez The Sims 4 futuramente, quando ficar mais barato, mas por enquanto só tenho instalado o TS3 e algumas expansões mesmo.
Não conheço muito dos jogos atuais - se for jogar algum jogo mais atual, provavelmente vai ser algum de corrida, cujo movimento  não me enjoa tanto. 

Acredito que uma configuração para games mais básica já seja o suficiente (tanto que essa configuração atual tem funcionado bem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Andrey Barros disse:

então pode pegar um pentium g4560, 8gb de ram ddr4, placa-mãe h110(bios atualizada), gt1030, fonte vs400. Ja deve ser o suficiente para você !!

Obrigada pelas dicas!

Tenho uma dúvida ainda: com relação à placa de vídeo, se eu montar segundo as tuas especificações e mantiver a minha antiga (Radeon HD4670, caso seja compatível com a nova MB) ao invés de colocar a GT1030, ela vai "puxar" o pc para baixo - prejudicar o desempenho? E poderia usar um Pentium G4600 (vi que o estoque do G4560 costuma esgotar rápido e este outro é uma opção na falta dele)?

*Mais uma informação: olhei as GT1030, mas vi que tem de 1Gb, 2Gb, etc - qual seria o mínimo?

 

Novamente, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...