Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação entre duas configurações


Posts recomendados

Qual dessas duas configurações é a melhor para jogar os jogos atuais: 

 

Configuração 1: 

 

Processador: i7 7700 KABYLAKE 3.6GHZ 8MB BX80677I77700

placa-mãe: MSI H110M PRO-VH PLUS ou GIGABYTE GA-B250M-GAMING 3

Memória RAM: 8GB 2133MHZ DDR4 

Placa de vídeo: GTX 1060 WindForce OC 6GB

Fonte: FONTE EVGA 650 W

 

Configuração 2: 

 

Processador: AMD Ryzen 5 1600

placa-mãe: B350M GAMING PRO

Memória RAM: 8GB 2666MHZ DDR4 

Placa de vídeo: GTX 1060 WindForce OC 6GB

Fonte: FONTE EVGA 650 W

 

A diferença de valor entre as duas configurações é de mais ou menos 300 reais, isso se eu pega a MSI H110M PRO-VH PLUS ao invés da GIGABYTE GA-B250M-GAMING 3 (que é mais cara). Qual das duas configurações eu devo pegar, lembrando que meu objetivo é rodar os jogos mais atuais com uma taxa de FPS alta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Schinaider então bicho, é o seguinte! Esquece placa-mãe cara, a não ser que dinheiro não seja problema para você neste momento! Se você diminuir o valor da placa-mãe, da fonte e do processador e pegar um i5-7400 você consegue pegar uma GTX 1070 8GB ainda neste momento! Sua configuração desejável seria agora comprando peças em até 12x sem juros no mercado livre e com frete grátis:

Processador: i5-7400 = R$ 800,00
placa-mãe: Gigabyte H110m-h = R$ 300,00
Memória: 2x8GB Geil Evo Potenza = R$ 410,00
Fonte: Corsair CX 550w Plus 80 Bronze = R$ 277,00

Sobre a placa de vídeo, pra que uma GTX 1070 ou 1080? Você vai rodar na TV 4k boladona em casa? Tem monitor 4k e 144hz? Porque se você não tem e ou vai demorar muito para ter; uma GTX 1060 3GB é mais que o suficiente para rodar em Full HD no pc ou na tv de casa! rs.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Peste Noire A fonte eu já tenho, vou reaproveitar do meu pc antigo. E eu ia aproveitar e pegar esse kit: https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-i7-7700-msi-h110m-pro-vh-plus-ddr4-8gb-2133mhz. Você não acha que vale mais a pena ? Porque o valor vai sair quase igual. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique Schinaider disse:

Qual dessas duas configurações é a melhor para jogar os jogos atuais: 

 

Configuração 1: 

 

Processador: i7 7700 KABYLAKE 3.6GHZ 8MB BX80677I77700

placa-mãe: MSI H110M PRO-VH PLUS ou GIGABYTE GA-B250M-GAMING 3

Memória RAM: 8GB 2133MHZ DDR4 

Placa de vídeo: GTX 1060 WindForce OC 6GB

Fonte: FONTE EVGA 650 W

 

Configuração 2: 

 

Processador: AMD Ryzen 5 1600

placa-mãe: B350M GAMING PRO

Memória RAM: 8GB 2666MHZ DDR4 

Placa de vídeo: GTX 1060 WindForce OC 6GB

Fonte: FONTE EVGA 650 W

 

A diferença de valor entre as duas configurações é de mais ou menos 300 reais, isso se eu pega a MSI H110M PRO-VH PLUS ao invés da GIGABYTE GA-B250M-GAMING 3 (que é mais cara). Qual das duas configurações eu devo pegar, lembrando que meu objetivo é rodar os jogos mais atuais com uma taxa de FPS alta. 

Segunda configuração, esquece i7, essa geração já era

 

O Ryzen leva tranquilo uma GTX 1060, 1070, 1070Ti 1080.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Schinaider

i7-7700 e R5 1600 são processadores excelentes para jogos, mas cada um tem suas vantagens:

i7-7700 consegue lhe fornecer mais FPS em muitos jogos, sendo mais indicado para monitores de 120/144Hz... Claro, desde que o restante do PC consiga acompanhar. Também há uma boa vantagem em emuladores como PCSX2 e Dolphin.

R5 1600 consegue fornecer uma média de FPS excelente e bem satisfatória, e também ótimo para multi tarefas, assim como renderização e streaming.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte @Frederico Silva Lopes Eu não trabalho com renderização de imagem/vídeo, e meu monitor é 60Hz. O problema é que eu vi vários canais, inclusive a chipart, falando que mesmo o Ryzen sendo mais barato, você precisa de uma placa-mãe absurda com uma RAM de 3200MHz ( que é absurdamente cara ), isso tudo pra conseguir fazer ele ficar no mesmo nível que o i7, por isso eu estava pensando em pegar o i7 de uma vez. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Schinaider

Chipart só usa FPS como argumento, não levando em conta diversos outros fatores.

Um Ryzen + B350 + RAM 2400MHz já segura todos os jogos muito bem, sempre acima de 60 FPS.

Não estou dizendo que um i7 não vale a pena, apenas detalhando melhor a situação. :D

 

Mas se quer um i7-7700 não tem problema nenhum, pode pegar sem medo. Uma sugestão seria também esperar até Janeiro e ver como os Intel de 8ª geração ficam em termos de preço ao chegarem placa-mãe com preços mais acessíveis. Um i5-8600 de 6 núcleos físicos tem tido bons resultado em jogos, custando menos do que o i7-7700 e fornecendo desempenho similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu acho que não se justifica um 7700 sob nenhuma circunstância. Ele é mais caro, entrega pouquíssimo FPS a mais que um R5 1600 pro preço q ele custa. Ainda mais porque seu monitor é 60hz, você só vai ver no máximo 60 FPS na tela. Sem falar que os Ryzen tem melhores frametimes, ou seja, os frames tem bem menos queda brusca durante o jogo.

E além de tudo isso, é uma plataforma morta. O 7700 já é o máximo que a 7ª gen chega, a placa-mãe n tem suporte às novas gerações, no futuro você vai ter q trocar de placa-mãe de novo pra fazer um upgrade de processador, enquanto AMD o socket AM4 acabou de ser lançado, vai ter novos processadores nele até 2020.


Se quiser economizar, vá de R5 1600 com alguma B350 da giagbyte q tenha 4 slots de RAM (na faixa dos 500 pila), e GTX 1060 6gb ou RX 580 8gb. Se quiser gastar +, vai de R7 1700 com B350 Asus TUF, ou Asus Prime Plus, ou AB350M Gaming 3.

 

Essa diferença de preços do intel pro Ryzen você pode pegar um SSD e/ou ir logo de 16gb RAM, principalmente se quiser jogar PUBG, frequentemente fica 9~10GB RAM em uso nesse jogo. BF1 tb já encosta nos 8gb de RAM fácil durante o jogo, se você for só de 8gb RAM, qd ela acabar, o Windows vai começar a usar o HDD pra complementar e você vai sentir stuttering porque HDD é muito lento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Mas o i7 7770 consegue extrair o máximo até de uma 1080Ti, o que o Ryzen não consegue , porque eu iria querer trocar ele no futuro ? E outra, eu não precisaria de uma RAM de 3200 MHz e uma placa mais forte pra conseguir usufruir 100% do Ryzen ? Bem no fim sairia mais caro que pegar o i7.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

@Steeveantonichen Mas o i7 7770 consegue extrair o máximo até de uma 1080Ti, o que o Ryzen não consegue , porque eu iria querer trocar ele no futuro ? E outra, eu não precisaria de uma RAM de 3200 MHz e uma placa mais forte pra conseguir usufruir 100% do Ryzen ? Bem no fim sairia mais caro que pegar o i7.  

Um Ryzen 5 1600 tb empurra a 1080 Ti tranquilamente, de onde tirou q ele não consegue? Não precisa de RAM 3200MHZ, bobagem, ignore tudo que a chipart falar, é uma péssima loja em todos os aspectos. RAM 2400 Mhz já está ótimo. E placa-mãe não faz diferença pro desempenho do processador, apenas se quiser OC. Pra OC num R5 1600 qualquer B350 já chega em 3.8ghz tranquilo.

 

Lembre-se, seu monitor só vai exibir 60 FPS, tanto faz seu PC estar rodando um jogo a 110 FPS com Ryzen ou 120 FPS com Intel, você só vai ver 60 FPS na tela.

 

Sugiro ver esses vídeos que eu postei abaixo, em um outro post:
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique Schinaider disse:

@Lost Byte @Frederico Silva Lopes Eu não trabalho com renderização de imagem/vídeo, e meu monitor é 60Hz. O problema é que eu vi vários canais, inclusive a chipart, falando que mesmo o Ryzen sendo mais barato, você precisa de uma placa-mãe absurda com uma RAM de 3200MHz ( que é absurdamente cara ), isso tudo pra conseguir fazer ele ficar no mesmo nível que o i7, por isso eu estava pensando em pegar o i7 de uma vez. 

Isso não existe, eu mesmo vou comprar hoje uma GTX 1070 + Ryzen 1600 e RAM 2400Mhz + monitor AOC 24'' 144Hz.

 

A placa-mãe B350 é barata, tem de 450-500 reais

 

RAM não precisa de 3200Mhz, a diferença de 2400 pra 3200 dependendo do game é de 5 FPS a mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Schinaider @Steeveantonichen

Quanto maior a resolução e mais qualidade gráfica, o fator limitante começa a tender para a placa de vídeo. Em FullHD ou resolução maior, tanto o i7-7700 e R5 1600 oferecem desempenho mais que satisfatório em qualquer placa de vídeo atual, no entanto se setar tudo no baixo e em resolução de 720p, por exemplo, haverá um escalonamento diferenciado quanto ao FPS.

Em questão de 60FPS ou mais em monitor de 60Hz é relativo a gosto pessoal e depende dos jogos também. Jogos como CSGO, devido a sua engine, quanto mais FPS tem, mais fluidez parece oferecer independente da frequência do monitor. Eu prefiro limitar os FPS nos jogos para 60, assim fico com folga de uso de CPU, como também da GPU.

Particularmente prefiro o R5 1600 por vários detalhes como @Steeveantonichen  disse antes, mas não posso tirar o crédito do desempenho que o i7-7700 ainda pode oferecer.

 

O debate de Intel Core VS AMD Ryzen nunca mais ser chegado a um veredito, pois a escolha depende de cada um, e como sempre digo, ambos oferecem produtos ótimos.

 

Aliás, para uma análise um pouco mais detalhada:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Lost Byte disse:

mas não posso tirar o crédito do desempenho que o i7-7700 ainda pode oferecer.

Exato, hehehe, eu tb não tiro o crédito do 7700 em desempenho, até porque eu vinha de i7 faz uns 5 anos e achava excelente. Paguei caro, era bom, mas n tinha concorrência, era isso ou isso.

 

Mas não tem como mais recomendar/justificar a compra de um 7700. O R5 1600 já ta chegando na casa dos 650 reais na cissa, o 7700 é 1200~1400 reais, o dobro do preço. É uma diferença muito grande, da pra pegar 2 SSD ou + RAM, ou ambos com essa diferença de preço. É brutal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen @Lost Byte @Frederico Silva Lopes Realmente, este impasse entre Ryzen e i7 está me matando, por tem a diferença de valor é muito pequena, se eu pegar a com o i7 vou pagar apenas 90 reais mais caro, isso se eu escolher essas peças: 

 

Com o i7 7770:

 

-i7-7700-msi-h110m-pro-vh-plus-ddr4-8gb-2133mhz (achei esse kit muito custo/benefício) 

-placa-de-video-geforce-gtx-1060-windforce-oc-6gb-gddr5

 

Com o Ryzen: 

 

placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-b350m-gaming-pro-ddr4

processador-amd-ryzen-5-1600

corsair-vengeance-lpx-8gb-2666mhz-ddr4 ou memoria-mushkin-blackline-8gb-ddr4-pc4-2400 (não sei se a diferença entre 2666mhz e 2400mhz, se não for vou pegar a mais barata).

-placa-de-video-geforce-gtx-1060-windforce-oc-6gb-gddr5

 

Ambas as configurações cabem no meu orçamento. Futuramente pretendo comprar um monitor 144Hz, por isso queria pegar o i7, mas igual o @Steeveantonichen falou, o i7 7770 é uma plataforma morta, mas eu pretendo ficar com essa configuração pelo menos uns 5 anos. 

Me desculpem por estar saturando o post, mas é que quero fazer o melhor investimento possível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

Com o i7 7770:

 

-i7-7700-msi-h110m-pro-vh-plus-ddr4-8gb-2133mhz (achei esse kit muito custo/benefício) 

Esse kit ta 1950 à vista. E a RAM é 2133 mhz só.

 

29 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

Esse kit à vista dá 1659, então a diferença da 300 reais, e não 90 como tu disse. Se você pegar essa promo da cissa magazine aqui, você vai pagar 100 reais a menos no R5 1600, então a diferença dos kits já vai ir pra +-400 reais. E nesse a RAM é 2666Mhz.

 

29 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

Ambas as configurações cabem no meu orçamento. Futuramente pretendo comprar um monitor 144Hz, por isso queria pegar o i7, mas igual o @Steeveantonichen falou, o i7 7770 é uma plataforma morta, mas eu pretendo ficar com essa configuração pelo menos uns 5 anos. 

Então bro, esse monitor futuramente é quanto tempo? 6 meses? Se for no curto prazo, já começou errado em pegar a 1060 6gb, porque ela é placa pra Full HD 60~75hz. Pra 144hz em full HD seria melhor ir de 1070.

 

Note que os 400 reais de diferença entre os 2 kits é +- a diferença entre você pegar uma 1060 ou uma 1070. Tá vendo a mágica? :P 

29 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

Me desculpem por estar saturando o post, mas é que quero fazer o melhor investimento possível. 

Relaxe, fórum é pra isso mesmo, pra debater :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Só que tem um problema nessa promoção da magazine, ele vem sem o Cooler Box, e eu teria que comprar um por fora e daria no mesmo, então vale mais pegar o da Kabum. Porém, se eu pegar o Ryzen 1600 + 8GB 2666Mhz +  AM4 mATX B350M, eu ainda consigo pegar uma GTX 1070 8GB, que no caso é essa: placa-de-video-galax-geforce-gtx-1070-oc-mini-8gb-gddr5, não sei se ela (marca) é boa, mas é a mais barata que eu achei. E sobre o monitor, eu só poderei comprar daqui um ano ou mais. Nessas circunstâncias, acho que a configuração do Ryzen com essa GTX 1070 da Galax, está saindo mais em conta mesmo. É que eu li muita gente falando que "Intel = Jogo e AMD = trabalho", e como eu quero o pc para jogar, fiquei muito apreensivo com relação ao Ryzen. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Schinaider

Pegue então um R5 1600 + B350 + 8GB RAM DDR4 + GTX 1070 que vai ter um PC excelente para qualquer situação e uso a longo prazo. Esqueça os FPS agora e compre um monitor de 144Hz quando puder, pois é um equipamento legal para se ter em qualquer PC.

 

Eu tenho uma GTX 1070 da Galax, porém este modelo aqui, e nunca deu problemas. Aliás, excelente placa que não me arrependo de ter dado meu rim (R$2.300 a prazo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Mas eu acho que essa GTX 1070 8GB vai dar conta de recuperar os FPS que eu perderia comprando o i7 + gtx 1060 6GB. Tenho que pesquisar ainda sobre monitores, pois nunca me importei muito com isso, mas em resumo, ele vai diminuir a quebra de imagem ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique Schinaider disse:

Só que tem um problema nessa promoção da magazine, ele vem sem o Cooler Box, e eu teria que comprar um por fora e daria no mesmo, então vale mais pegar o da Kabum

Vem com cooler sim bro. Todos os 1600 vem cooler box. O que não vem é o 1600X. 

 

1 hora atrás, Henrique Schinaider disse:

É que eu li muita gente falando que "Intel = Jogo e AMD = trabalho", e como eu quero o pc para jogar, fiquei muito apreensivo com relação ao Ryzen. 

O principal problema da AMD hoje vai ser acabar com a má fama dos FX que ainda persiste no boca a boca. Os ryzen melhoraram ainda mais pra trabalho e agora suprem muito bem games, custando bem menos. Win-win situation. 

 

35 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

Mas eu acho que essa GTX 1070 8GB vai dar conta de recuperar os FPS que eu perderia comprando o i7 + gtx 1060 6GB. Tenho que pesquisar ainda sobre monitores, pois nunca me importei muito com isso, mas em resumo, ele vai diminuir a quebra de imagem ?

A quebra de imagem (o famoso screen tearing) ocorre quando a VGA entrega mais fps que o monitor consegue exibir. O monitor 144hz vai exibir todos os frames que a 1070 gerar então qd pegar esse monitor, creio que elimina por completo o screen tearing. Outra opção pra acabar o screen tearing seria comprar um monitor com freesync e usar uma placa da AMD (porque com gtx não funciona freesync). Mas um monitor freesync com 144hz já é bem mais caro, e no Brasil a amd equivalente a 1070 custa muito mais caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

@Lost Byte Mas eu acho que essa GTX 1070 8GB vai dar conta de recuperar os FPS que eu perderia comprando o i7 + gtx 1060 6GB. Tenho que pesquisar ainda sobre monitores, pois nunca me importei muito com isso, mas em resumo, ele vai diminuir a quebra de imagem ? 

recuperar? kkkkkk, vai dar muito mais FPS

nem da pra comprara o FPS de um Ryzen 1600 + GTX 1070 com i7 GTX 1060

e pro Ryzen não precisa de cooler, ja vem não precisa comprar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

Mas eu acho que essa GTX 1070 8GB vai dar conta de recuperar os FPS que eu perderia comprando o i7 + gtx 1060 6GB.

Como disse antes, esqueça agora isto de tantos FPS... R5 1600 + GTX 1070 é a melhor opção para manter um ótimo desempenho.

 

53 minutos atrás, Henrique Schinaider disse:

Tenho que pesquisar ainda sobre monitores, pois nunca me importei muito com isso, mas em resumo, ele vai diminuir a quebra de imagem ? 

Em teoria, como o amigo antes havia explicado, um monitor sim, diminui a quebra de imagem (screen tearing) e dependendo até elimina.

 

Cara, vou ser sincero, já tive muita paranoia com isto de FPS, tearings e outros detalhes, mas hoje estou nem aí para isso. Estou feliz podendo rodar jogos a uma média de 60 FPS com um i5 antigo + GTX 1070 e monitor de 60Hz onde a quebra de imagem nem me incomoda mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...