Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de Hardware (Eletrônica)


Errsy

Posts recomendados

Olá, recentemente eu queimei minha mobo e tenho duas dúvidas sobre a parte eletrônica dela.

1:Fiz o teste do clips na fonte e não deu certo,porém ainda sim queria testar ela em uma outra mobo funcional.Caso faça esse teste,colocaria a mobo em risco se a fonte realmente estiver queimada?

2:Sei que testes são as respostas,mas o único que não deu pra testar ainda foi o processador,pelo fato da máquina teste o socket ser da intel.Qual as chances de eu ter levado o processador junto?Considerando que a mobo queimada era bem atual,uma gigabyte.

De qualquer forma,obrigado a todos pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Errsy disse:

1:Fiz o teste do clips na fonte e não deu certo,porém ainda sim queria testar ela em uma outra mobo funcional.Caso faça esse teste,colocaria a mobo em risco se a fonte realmente estiver queimada?

 

Sim, existe a chance, caso a fonte esteja com defeito, de danificar os novos componentes.

Ainda, tem certeza que fez o teste do fio verde corretamente ?

 

2 minutos atrás, Errsy disse:

2:Sei que testes são as respostas,mas o único que não deu pra testar ainda foi o processador,pelo fato da máquina teste o socket ser da intel.Qual as chances de eu ter levado o processador junto?

 

Embora seja extremamente raro (tratando-se de Intel) pode sim ocorrer danos ao processador quando a MOBO ou a fonte apresentam problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BiGMac Obrigado pela resposta!

No caso,o processador é um FX 6300.

Quase certeza que a causa foi o parafuso ligado direto com o gabinete, no qual a placa-mãe queimou,e depois a fonte.

Porém todos os outros componentes estão vivos,você poderia me explicar,caso souber,como funciona a segurança da mobo pra esse tipo de caso?Como ela protege os outros componentes pra não queimar?Na teoria ..

Preciso desse conhecimento até pra ficar por dentro do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa-mãe para FX6300 é barato.

Uma Asus M5a78.... é menos de 180,00, agora no momento não achei nenhuma... só de +- 300, nesse preço não vale a pena.

Como o problema da sua foi o parafuso solto, fica difícil encontrar os componentes que estragaram, ficando assim caro o conserto, provavelmente mais que os 180 que falei.

 

Quem sabe voce já não aproveita para fazer um UP aí no PC.

Quanto a fonte, se ela não liga juntando o foi verde a um dos pretos, então ela tá estragada.

Se for uma fonte boa, de marca boa, até compensa mandar arrumar, mas se já tiver muitos anos de uso, compensa comprar outra, uma Corsair CX430 ou uma XFX 450W saem por 225,00 com frete gratis, a corsair no caso.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente @Rodrigo J Polette ,por isso quero saber as probabilidades do processador ta queimado.

Achei essa mesma mobo que você falou.

Quanto a fonte,era uma Corsair 500w,2 anos de uso.

Não sei se sairia caro o concerto.

Mas ainda na questão,quem souber da teoria de proteção das placas mãe atuais,da um alou,to pesquisando aqui mas as vezes fica mais fácil de entender por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A placa-mãe em sua entrada tem fusistores, veja se não há algum rompido ou queimado. Verifique os mosfets, visualmente algum pode ter torrado, ou teste-os individualmente com multimetro.

 

Processador dificilmente queimou. Memória e processador dificilmente queimam. Já placa de vídeo pode ter ido pro saco, tem que verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corsair tem circuito de proteção....... existem grandes chances do conserto sair bem baratinho.......

 

Sobre a proteção, via de regra não existem muitos, assim como nas fontes boas, pois, em tese, a energia já deve chegar correta. Em caso de sobrecarga, geralmente o VRM pifa antes de detonar o processador...... mas no seu caso, como não se sabe onde o "parafuso assassino" fechou o curto...fica quase que impossível (sem fazer uma analise presencial) dizer o que queimou.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ahhhh, não tinha visto isso. Se um parafuso deu curto, aí tem que ver aonde ele encostou, verificar os arredores. Não dá pra saber sem ver, testar. Se fosse a fonte o problema aí sim você verificaria a entrada e mosfets, agora um parafuso, existem diversas possibilidades.

 

E neste caso a fonte provavelmente só desarmou, dependendo da fonte. Ela pode estar ok.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BiGMac disse:

Corsair tem circuito de proteção....... existem grandes chances do conserto sair bem baratinho.......

Boa notícia, vou mandar arrumar pra ver quanto sai.

 

5 horas atrás, BiGMac disse:

Sobre a proteção, via de regra não existem muitos, assim como nas fontes boas, pois, em tese, a energia já deve chegar correta. Em caso de sobrecarga, geralmente o VRM pifa antes de detonar o processador...... mas no seu caso, como não se sabe onde o "parafuso assassino" fechou o curto...fica quase que impossível (sem fazer uma analise presencial) dizer o que queimou.....

Sobre isso,creio que o parafuso foi embaixo,perto dos conectores de USB,power e reset sw e etc,inclusive ficou uma parte preta perto da borda haha.Se não for ai,ou outro parafuso foi em cima perto do cooler.

 

5 horas atrás, Phoenyx disse:

Ahhhh, não tinha visto isso. Se um parafuso deu curto, aí tem que ver aonde ele encostou, verificar os arredores. Não dá pra saber sem ver, testar. Se fosse a fonte o problema aí sim você verificaria a entrada e mosfets, agora um parafuso, existem diversas possibilidades.

 

E neste caso a fonte provavelmente só desarmou, dependendo da fonte. Ela pode estar ok

Vou ta mandando a foto pra vocês darem uma olhada ,sei que não da pra dar uma resposta certa,mas apenas a opinião de vocês já ta valendo

adicionado 11 minutos depois

Segue as imagens em anexo.

Obrigado pela ajuda de vocês!

IMG_20171123_203111.jpg

IMG_20171123_203218.jpg

IMG_20171123_203111.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...