Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Clésio Ferreira

Controle da velocidade de um motor CC

Recommended Posts

Qual o propósito do motor? 

Que tipo de comutador? 

Explique melhor a sua dúvida, em que isso será utilizado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Minha dúvida é somente saber se tem uma relação direta entre a quantidade de comutadores e a velocidade do motor.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Por comutadores devo entender a quantidade de segmentos existentes nos coletores do motor? Isso nada tem a ver com a velocidade ou potência do motor, já que conceitualmente um motor de 5000cv e um motor de 5W são a mesma coisa. Tem a ver com o custo. Em um tópico recente vemos a foto do rotor de um motor CC pequeno. Possui apenas 1 bobina no rotor, isto é, apenas 1 par de comutadores e custa poucos reais. Num motor um pouco maior, uma furadeira de 300W por exemplo, vai encontrar quase 1 dezena de pares e custa uma centena de reais. No motor pequeno, se a conversão de energia elétrica em mecânica chegar a 40% é muito, na furadeira elétrica, talvez alcance 55, 60%. Nos grandões (alguns milhares de reais), tem-se 80 a 85%.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado pelas respostas, sou principiante no estudo sobre motores CC, por isso gera algumas dúvidas as vezes meio sem noção. Se tiverem mais dicas sobre motores CC ou CA serão sempre bem vindas. :thumbsup:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×