Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CI Controlador de tensão ajustável


Maamaagico

Posts recomendados

Bom dia, sou meio leigo em eletrônica, e estou desenvolvendo uma fonte de alimentação, e preciso de de um ci regulador de tensão ajustável de 150V por qualquer corrente, e algum regulador de corrente( preciso do nome dos componentes) e que sejam de fácil acesso em lojas de eletrônica pequenas, se alguém pode me ajudar, já gradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já tenho um pouco de experiência em eletrônica e ela me fala que pra esta tensão vai ter alguma dificuldade. Ou não.. pesquise o funcionamento de uma fonte chaveada ou pra fração mínima de amper, alguma linear mesmo.

Se achar que deve passe mais dados: de que se trata, qual a faixa de tensão, valor ca corrente, potência e etc. Isso deve ajudar a quem for te ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Maamaagico disse:

sou meio leigo em eletrônica

Se estiver a entrar no mundo da eletrônica, penso que estás a escolher a porta errada. Trabalhar com altas potências penso não ser muito saudável pro seu momento. Mas se for pra algo prático, nada que fizeres vai custar menos do que uma fonte 12V 10A do m.l. . Achas por menos de 20,00 (+ frete)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem eu só dei uma olhada rápida no vídeo para do que se tratava, vi que é apenas uma fonte linear de 12V com 7812 + transistor. 

Agora fui ver direito, mas parei de assistir quando o cara diz que vai precisar de um transformador de 30V? 

É cada besteira que tem nesse YouTube. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Maamaagico disse:

quero faze-la com minha próprias mãos, e aprender um pouco mais com isso.

Aí sim hein. tmj. Neste caso continuo achando que deves começar por uma fonte mais simples ... ndv o título do tópico e suas conjecturas , algo como...

17 horas atrás, Maamaagico disse:

a corrente na importa muito

Por isso penso que precisas um pouco + de ajuda

 

Penso que deves dar uma olhadela nos conceitos de elétrica/ eletrônica 1º. Comece com fazer acender um led com bateria de 9V p.ex. Analise  a matemática da corrente, tensão, potência e tal. Depois vá de fonte (fontinha) linear e sem regulagem com transformador mesmo. É bem simples: trafo, diodo, capacitor.

Igual a jack o estripador, vá por partes. Ou como disse um amigo nosso: não se começa a casa pelo telhado

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Maamaagico disse:

sim essas coisas eu já fiz, digo que sou iniciante porque não fiz nenhum curso ou escola de eletrônica, tudo que aprendi foi no youtube pesquisando, mas esses conceitos simples eu até sei bem

Pois precisa estudar um pouco mais, porque até agora sobre as fontes não disse nada com nada, recomendo que leia livros primeiro. Pois nesse YouTube tem muita coisa sem noção, igual esse vídeo aí. 

 

Já que tem o conhecimento básico do básico, então comece pela fonte regulada linear entenda o funcionamento dela primeiro, fonte chaveada é o "telhado da coisa". 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKK depois desse esporro vou até estudar mais, vou ler sobre o assunto, quando terminar volto aqui de novo, e obrigado. 

adicionado 12 minutos depois

Ok, entendi, vocês tem algum projeto de fonte chaveada que eu consiga os 10a e uns 35V ajustável, e com apenas CIs reguladores eu consigo fazer algo parecido com pelo menos 6a?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Maamaagico disse:

ci regulador de tensão ajustável de 150V por qualquer corrente

Isto existe em modelos onde o transistor de comutação é externo ao ci.

 

19 horas atrás, Maamaagico disse:

a corrente na importa muito, por que eu consigo aumentar com outros transistores

A corrente importa sim. Antes da regulação final costuma haver um preparo na energia. Não é bicho de 7 cabeças, mas umas 3 costuma ter.

 

É possível se ter uma saida de baixa tensão sem o uso de transformador? É possível sim, desde que o uso dessa tensão seja interno ao circuito. Se pretende mandar pra fora, por exemplo: 5V para recarga de celular, é irresponsabilidade total, equivale em risco de vida a terceiros por negligência (crime culposo), coisa de cadeia mesmo. Vai ter os 5V entre os terminais mas o infeliz que tocar nisso vai levar um tranco como se tivesse colocado o dedo na tomada.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Maamaagico disse:

KKKK depois desse esporro vou até estudar mais, vou ler sobre o assunto, quando terminar volto aqui de novo, e obrigado. 

Kkkkkkkkkkkk! 

Não leve a crítica como um espirro, até porque eu não sou uma pessoa que tem costume de fazer isso.

Quando eu digo nada com nada, digo que não deixou explícito o que quer e ainda disse umas coisas sem noção, como esse negócio da corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKK levo tudo na amizade 

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não leve a crítica como um espirro

2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Vai ter os 5V entre os terminais mas o infeliz que tocar nisso vai levar um tranco como se tivesse colocado o dedo na tomada

nossa, kkkkk.
o que eu realmente queria era uma fonte que eu pudesse carregar baterias de carro e poder usar em alguns projetos que necessitem de uma corrente maior.

adicionado 0 minutos depois
5 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Vai ter os 5V entre os terminais mas o infeliz que tocar nisso vai levar um tranco como se tivesse colocado o dedo na tomada.

se eu colocar um circuito limitador de corrente, ainda sim aconteceria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está pensando em quantos amperes são necessários para matar um homem, saiba que a resposta é dada em milésimos de ampere. Supondo a condição em que o choque é dado em uma mão e a descarga vai pela outra mão, encostada em ferragem aterrada ou mesmo na parede, temos a corrente passando pelo peito da pessoa, onde está o coração. 30mA já podem matar a pessoa, 50mA é morte certa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuitos ligados na rede sem transformador, se botar a mão é choque. 

Não importa a tensão e a corrente lá na saída dele, o que importa o que temos entre terra (a terra mesmo, o chão) e o fio da geringonça. 

adicionado 1 minuto depois

Pode ter 1V/1mA lá na saída, mas entre o chão continua sendo 110V com a corrente que seu corpo aguentar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua pergunta mostra o quanto tem que estudar de elétrica. Ao retificar a tensão de rede, continua sendo a tensão de rede original, com a mesma capacidade de choque, apenas apresentada de forma diferente devido a retificação. Quando fala em reduzir a tensão de rede para 30V através de transistor ou outra coisa qualquer, o que está reduzindo é a tensão entre os terminais. A tensão entre o circuito e o chão da sua casa permanece a mesma. Por consequência, o choque também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer uma fonte decente para bancada um transformador de no máximo 24V com 5A está de bom tamanho. 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Maamaagico disse:

Entendi, então fonte sem transformador ta fora de questão, mas você tem algum projeto de fonte chaveada fácil e barata, para eu começar(6a-10a)? 

Fonte chaveada é complexo demais para alguém que está começando, fique na linear mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...