Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sou Técnico Em Informática


Posts recomendados

Pessoa nao sei se podem me ajudar se entendem de java pois segue

pessoal de suporte traballha comclientes, tecnicos e seus chamados onde apenas um chamado é atribuido a um cliente e a um tecnico e o programa devera poder fazer busca de dados do cliente do tecnico e do chamado ;

nas listagem do chamado sempre precisara aparecer dados do chamado, de qual o tecnico o cliente estão associados e poderá faer uma busca somente do tecnico ,uma somente do cliente, e uma somente do chamado

dados sao

programa ser seguro

cliente: nome, telefone, cnpj,endereço

tecnico :nome,telefone,especialidade,turno

chamado: numero do chamado,data,hora,erro

se poderem me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no mesmo dilema que você passou, e eu queria saber como você fez divulgação no meio empresarial e quais foram as suas maiores dificuldades.

Caro GontijoBH, salve!

não existe uma formula mágica que possa atender as diversas formas de se mostrar ao mercado.

Quando escrevia para o Correio Braziliense, minhas colunas INFOAJUDA eram republicadas no jornal O Estado de Minas.

Uma boa forma (e mais barata) é criação de um Blog para solucionar dúvidas dos leitores.

Não adianta criar um blog apenas para se reprodutor de conteúdo, você tem que criar.

Outra ideia é se oferecer para escrever em jornais comunitários, ministrar palestras em livrarias e assim expor suas competências.

Outra forma é colar etiquetas em revistas e distribuí-las em consultorios e clinicas. Veja o exemplo no post acima.

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra forma é colar etiquetas em revistas e distribuí-las em consultorios e clinicas. Veja o exemplo no post acima.

owned09.jpg

Parabéns Quemel, eu sou um Pseudo-Tecnico fundo de quintal, sei mexer com hardware e tal mais até agora nunca instalei um S.O ou Formatei um HD (Por Medo mesmo).

Aqui na cidade a média é 50 Reais para a formatação, agora tem uma informatica que reina aqui, ela cobra ainda o mesmo preço, ou seja, sem a lei: "Oferta e Procura" aonde tem mais procura aumenta-se o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lei da oferta, procura e principalmente qualidade!

Aqui onde moro, tem empresas renomadas na area de TI, que cobram uma faixa de preços semelhantes em relação aos seus serviços.

Eu trabalho sozinho e cobro aproximadamente de 10 a 25% mais caro que essas empresas.

"Ah é porque você enfia a 'faca' e não está nem ai!!"

Duvido que qualquer empresa da região faça um trabalho diferenciado como faço.

De segunda a sexta feira, mal tenho tempo de fazer minhas refeições diárias. Sábado, feriado, dias de jogos do Brasil mesma coisa. (domingo é ficar em casa, pelo amor de Deus né?? rsrs)

Não é só o quanto cobrar, é também o diferencial, a qualidade propriamente dita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ola ai no texto acima voce conta que nao é fácil se forma como tecnicno em infromatica mas para agente se manter informado no mercado tecnologico? sempre. Mas uma pergunta quais são as metondas usadas para conseguir varios clientes eu terminei o curso agora é sempre bom estar renovando a cada 2anos? esse ramo da muita dinheiro ? fica com DEUS:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro João Vitor, salve!

Uma das melhores formas de se conseguir clientes é ter uma Comunicação clara. Sugiro que você antes de conseguir clientes aperfeiçoe suas capacidades de comunicação, principalmente a escrita.

O texto do seu post contém vários erros e é de difícil entendimento.

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos esse assunto é bem discutido, aqui onde moro se fosse somente os "profissionais" que cobram um preço baixo por um serviço que deveria ser cobrado mais estaria de bom tamanho. Mais o problema de onde moro é que... todos acostumaram com uma única ideia "Só é bom se é barato".

Ou seja se chego na casa de uma pessoa e cobro XX para formatar o computador dela essa pessoa simplesmente vira e me fala, mais meu vizinho que acabou de fazer um curso técnico cobra X, então vem a parte de você explicar a situação de você já ter anos de experiência, ter feitos cursos, estudos, ficar sempre atualizado e tal, e mesmo assim o cara vira pra você. Ou você faz no preço dele ou eu faço com ele, não sei vocês mais eu viro as costas e vou embora na mesma hora.

Aqui o maior problema é esse, então pergunto, como sobreviver com um povo que tem essa mentalidade assim dizendo FRACA?

Muitas pessoas falam comigo o por que de não trabalhar por conta própria?

Já que sou assim dizendo bem conhecido na cidade, e quando falo o por que todo mundo fala a mesma coisa, seu preço não compensa :muro: ai volta a mesma ladainha de sempre.

Não sei vocês mais eu fico chateado com isso e se não arrumar um método pra regularizar isso, já já a profissão de técnico em informática vai ter que ser reinventada, assim como a profissão de Contador está sendo reinventada por causa da nota fiscal eletrônica.

Bom deixo a vocês o meu desabafo e que logo apareçam soluções funcionais para este problema.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro rafeldi, salve!

A ocupação de técnico em manutenção de hardware já foi reinventada várias vezes desde 1995.

Desde 2002 que dezenas de jovens técnicos de manutenção descobriram como: superação a posição de técnico para a de consultor. Veja em minha assinatura

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro rafeldi, salve!

A ocupação de técnico em manutenção de hardware já foi reinventada várias vezes desde 1995.

Desde 2002 que dezenas de jovens técnicos de manutenção descobriram como: superação a posição de técnico para a de consultor. Veja em minha assinatura

Bração e boa $orte,

Quemel

Salve amigo Quemel!

Obrigado pela dica, estou meio sem tempo no sábado mais no domingo vou ver sua assinatura com muito prazer, dei uma passada de olho rápida nela e gostei muito, acredito que assim que ler com mais calma irei ficar com mais gosto ainda.

Forte abraço, ótimo final de semana a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São 10 aulas divididos em cinco módulos. Compreenda como começa a vida de um técnico em informática até virar um consultor doméstico de informática (CD INFO). Em cada parte da oficina, além do conteúdo inédito, indicações e sorteio de livros.

A 8ª edição da oficina CD INFO é um evento aberto, gratuito e dinâmico. Participem, comentem, sugiram, critiquem!

INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas de forma permanente no Blog do QUEMEL. O candidato a participante deverá se registrar usando a forma obrigatória: nome.sobrenome (ex: luiz.quemel). Para postar comentários o participante deve estar cadastrado de forma correta e logado no Blog.

M00A00 - Apresentação dos participantes

M05A09 - Ética e Deontologia

M04A08 - Consultor Doméstico de Informática

M01A01- Método & Metodologia CDINFO

M01A02 - Como cobrar serviços profissionais de informática

M02A03 - Economia de Serviços

M02A04 - Identificando Oportunidades

M03A05 - Inteligência de Negócios

M03A06 - Comportamento do Consumidor

M04A07 - Psicologia do Cliente

M05A10 - Empreendedorismo Digital CDINFO

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos esse assunto é bem discutido, aqui onde moro se fosse somente os "profissionais" que cobram um preço baixo por um serviço que deveria ser cobrado mais estaria de bom tamanho. Mais o problema de onde moro é que... todos acostumaram com uma única ideia "Só é bom se é barato".

Ou seja se chego na casa de uma pessoa e cobro XX para formatar o computador dela essa pessoa simplesmente vira e me fala, mais meu vizinho que acabou de fazer um curso técnico cobra X, então vem a parte de você explicar a situação de você já ter anos de experiência, ter feitos cursos, estudos, ficar sempre atualizado e tal, e mesmo assim o cara vira pra você. Ou você faz no preço dele ou eu faço com ele, não sei vocês mais eu viro as costas e vou embora na mesma hora.

Aqui o maior problema é esse, então pergunto, como sobreviver com um povo que tem essa mentalidade assim dizendo FRACA?

Muitas pessoas falam comigo o por que de não trabalhar por conta própria?

Já que sou assim dizendo bem conhecido na cidade, e quando falo o por que todo mundo fala a mesma coisa, seu preço não compensa :muro: ai volta a mesma ladainha de sempre.

Não sei vocês mais eu fico chateado com isso e se não arrumar um método pra regularizar isso, já já a profissão de técnico em informática vai ter que ser reinventada, assim como a profissão de Contador está sendo reinventada por causa da nota fiscal eletrônica.

Bom deixo a vocês o meu desabafo e que logo apareçam soluções funcionais para este problema.

Abraço a todos.

Bom dia colegas do forum,

Realmente isso é muito discutido pelos foruns e bares da vida. Isso pode até mudar, mas demora...

Eu já escrevi isso em outros foruns dos quais faço parte e escreverem aqui tambem, deixando claro que não sou dono da verdade e nem senhor supremo do universo. Apenas é minha opinião pessoal e é ela que vou defender:

Já vai para quase 2 anos que não, não, não..NÃOOOO.. atendo usuários domésticos, residências, etc... Tirando raríssimas excessões, raríssimas mesmo, só atendo empresas, profissionais liberais e escritórios em geral.

Não tem jeito amigo: Além dos problemas que você relatou, tem a questão da pirataria, da total desinformação por parte dos usuários, uma total desvalorização de nós Consultores... Infelizmente..

Computador de casa serve apenas para os garotos jogarem, as meninas acessarem orkut, msn, twiter, etc..., baixar fotos da camera digital, baixar videos e musicas da net, fazer trabalhos de escola, faculdade, etc...... Só isso. Não tem como querer que uma categoria de usuários dessa, coloque valor em serviços técnicos. Eu cansei, não faço mais serviços para esse tipo de usuário.

Com empresa é diferente: Lá tem pessoas trabalhando, lutando pelo suado salário. Tem rede, servidor com informações sigilosas, sistemas rodando, documentos fiscais sendo emitidos a todo tempo. A diretoria, com certeza, sabe da importância da informática para os negócios e sabe também que precisará de técnicos especializados para dar suporte.

Você pode fazer contratos de suporte e manutenção com elas, te garantindo assim uma renda fixa todo mês e dessa forma conseguir ir estruturando seus negócios ao poucos.

É claro, existem excessões como empresas "embirentas" e "inhaqueiras" mas são empresas. Simples assim.

Usuários domésticos.. Vá de retro..:angry:

Por favor, me desculpem se estou sendo radical demais mas é minha opinião. Eu sofri DEMAIS com usuários domésticos, sobrinhos, vizinhos, "tènicus de vinte reaus". Não dou conta mais, sinceramente.

Abraços,

SnoopyGeek

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro SnoopyGeek, salve!

Ainda não entendi a diferença entre Home Office e mercado SoHO.

Pois eu fiz o caminho inverso: deixei o mercado empresarial (pouco lucrativo) para usuários domésticos (muito lucrativo).

Eu fiz a mudança de cultura. E isso leva tempo. Levei 10 anos para convencer meus usuários que o melhor software não é o grátis, mas o original, pago e com suporte do fabricante.

He! he! Desde 2000 que meu cartão é "Consultor Doméstico em Informática.

Discordo da frase: "o brasileiro não quer pagar nada". Ele quer, desde que valha a pena.

O que existe é o brasileiro miserável, tanto faz ganhar R$ 510 como R$ 10 mil.

Se existe o "téco de 20 reaus" é porque existe o "cliente de vinte reaus"

Venha aqui compartilhar com nossos colegas suas metodologias, pois todo consultor possui uma, caso contrário é tudo, menos consultor.

Eu só compartilho o método CDINFO porque foi ele que obteve a maior vitória sobre os usuários domésticos.

Também houve um tempo em que não atendia Famílias com um PC, mas após desenvolver a metodologia CDINFO e o Sistema de Recuperação de Desastres Começar de Novo, pude retornar a esse mercado.

E atualmente ao invés de 1 PC, tenho que cuidar de 5 equipamentos.

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu acho que o problema com usuários domésticos está ligado a 2 fatores.

1° Clientes que adquirem um Pc barato e desconhecem qualidade, sendo assim desconhecem a máquina em si e seus recursos (prós e contras).

2 Clientes que conhecem seu máquinário e são atendidos por pessoas especializadas.

No 1° grupo fica difícil você estipular um preço alto, porque o cliente nem faz ideia que um pc é composto por mais coisas do que Hd e memória ram. Esse grupo vem com a ideia de que o pc adquirido recentemente na loja é top de linha foi comprado a 2 meses atrás... e quando você ve a máquina... fica até difícil você dizer que o produto é so embalagem os drivers são quase extintos ou raros. Ou o que é pior que as coisas possuem vida util. Já o 2° grupo sabe o valor mas fica na barganha de preço, vendo se você ira oferecer um preço equivalente ou próximo, o que me incomoda é que as vezes aparecem os "técnicos de 20" e querem fazer de tudo para ganhar mercado.

Devemos trabalhar o nosso marketing fazendo com que o cliente nos procure pelo serviço e não por preço.

Próximo a mim existem 2 técnicos um formado recentemente e outro que trabalha em uma grande empresa, ambos me incomadam quanto a preços o primeiro faz quase de graça o segundo faz barato mas demora pra concluir o serviço a minha propaganda refere-se a prazo e sempre me procuram por qualidade não por preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o problema com usuários domésticos está ligado a 2 fatores.

1° Clientes que adquirem um Pc barato e desconhecem qualidade, sendo assim desconhecem a máquina em si e seus recursos (prós e contras).

2 Clientes que conhecem seu máquinário e são atendidos por pessoas especializadas.

No 1° grupo fica difícil você estipular um preço alto, porque o cliente nem faz ideia que um pc é composto por mais coisas do que Hd e memória ram. Esse grupo vem com a ideia de que o pc adquirido recentemente na loja é top de linha foi comprado a 2 meses atrás... e quando você ve a máquina... fica até difícil você dizer que o produto é so embalagem os drivers são quase extintos ou raros. Ou o que é pior que as coisas possuem vida util. Já o 2° grupo sabe o valor mas fica na barganha de preço, vendo se você ira oferecer um preço equivalente ou próximo, o que me incomoda é que as vezes aparecem os "técnicos de 20" e querem fazer de tudo para ganhar mercado.

Devemos trabalhar o nosso marketing fazendo com que o cliente nos procure pelo serviço e não por preço.

Próximo a mim existem 2 técnicos um formado recentemente e outro que trabalha em uma grande empresa, ambos me incomadam quanto a preços o primeiro faz quase de graça o segundo faz barato mas demora pra concluir o serviço a minha propaganda refere-se a prazo e sempre me procuram por qualidade não por preço.

Concordo com você amigo, o meu pensamento é o mesmo do seu mostra qualidade. Mais dependendo da localidade isso nem sempre é bem visto pelos clientes, a maioria quer coisa barata, e barato como sabemos nem sempre é bom.

Abraço, boas festas a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo rafaeldi, "o preço" deve ser algo justo para o cliente, mas para estipular o preço e fazer o mesmo parecer justo, deve conter o seu diferencial. No meu caso eu falo bastante, sou muito comunicativo as vezes me dá stress brabo mas utilizo bastante de relações interpessoais nessas horas. Quando vamos a um cliente que sabemos seu histórico sobre pagamento de serviços fica fácil, mas na maioria dos casos não funciona assim então proceda da seguinte maneira. Faça um pré orçamento e diga ao cliente no final que você lhe dará garantia sobre o serviço, procure associar-se a uma imagem que ele goste ou quer ouvir, pois o cliente tem um segredo: "Ele quer ouvir algo que gosta" dai é rápido pra você ganhar a simpatia dele. No começo eu criticava certas marcas e coisa e tal agora eu falo se um dia o sr(ou sra) for trocar de aparelho prefira tal ou va até determinada loja, ou me comunique que posso lhe dar indicação sobre o que comprar com determinada faixa de preços. Isso acaba até gerando uma carteira de clientes pra você no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo rafaeldi, "o preço" deve ser algo justo para o cliente, mas para estipular o preço e fazer o mesmo parecer justo, deve conter o seu diferencial. No meu caso eu falo bastante, sou muito comunicativo as vezes me dá stress brabo mas utilizo bastante de relações interpessoais nessas horas. Quando vamos a um cliente que sabemos seu histórico sobre pagamento de serviços fica fácil, mas na maioria dos casos não funciona assim então proceda da seguinte maneira. Faça um pré orçamento e diga ao cliente no final que você lhe dará garantia sobre o serviço, procure associar-se a uma imagem que ele goste ou quer ouvir, pois o cliente tem um segredo: "Ele quer ouvir algo que gosta" dai é rápido pra você ganhar a simpatia dele. No começo eu criticava certas marcas e coisa e tal agora eu falo se um dia o sr(ou sra) for trocar de aparelho prefira tal ou va até determinada loja, ou me comunique que posso lhe dar indicação sobre o que comprar com determinada faixa de preços. Isso acaba até gerando uma carteira de clientes pra você no futuro.

Não vou mudar nenhuma palavra do que disse amigo, pois trabalho exatamente dessa forma.

Só que como disse acima, algumas pessoas (ainda sim que seu preço esteja bom) preferem chamar outro técnico, por que o preço dele é R$10,00 mais barato que o seu. Não sei na localidade de vocês mais aqui isso vive acontecendo comigo.

Abraço, boas festas a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vamos a um cliente que sabemos seu histórico sobre pagamento de serviços fica fácil, mas na maioria dos casos não funcionaacaba até gerando uma carteira de clientes pra você no futuro.

Caro Jul, salve!

Muitos técnicos em informática quando estão na frente do cliente pela primeira vez acreditam que devem “vender” suas qualidades. Primeiro você precisa descobrir quem é aquele ser humano que está por “trás” do cliente.

Observe o corpo do cliente. O tom de voz. Descubra as experiências anteriores com compra de bens e serviços de informática, assistência técnica, suporte em domicílio, etc. Será que ele já contratou um profissional anteriormente? Que referencial ele tem?

Quem ele costuma consultar para tomar decisões. Lembre-se: as interferências na compra (mulher, amigo etc.) vão aparecer. O melhor é logo saber como ele toma decisões. Sempre ouça com atenção as idéias do cliente. [Leia mais]

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sim, isso chamo de prospecção do cliente que é uma conversa aberta mas com fundo investigativo para que você crie argumentos e contra argumentos até para as próprias perguntas do cliente. Quando conversamos o mais abertamente com o cliente fica até agradável e conseguimos passar uma imagem de segurança para o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

1. Você está diante de alguém que pode ser seu cliente. Calma! É hora de conhecer quem é essa personalidade. Muitos técnicos em informática quando estão na frente do cliente pela primeira vez acreditam que devem “vender” suas qualidades. Engano. Primeiro você precisa descobrir quem é aquele ser humano que está por “trás” do cliente. Faça perguntas. Explore diversos aspectos: família, carreira, amigos, viagens etc. Quanto mais genérico melhor. Observe o corpo do cliente. O tom de voz. Descubra as experiências anteriores com compra de bens e serviços de informática, assistência técnica, suporte em domicílio etc. Será que ele já contratou um profissional anteriormente? Que referencial ele tem? Quem ele costuma consultar para tomar decisões. Lembre-se: as interferências na compra (mulher, amigo etc.) vão aparecer. O melhor é logo saber como ele toma decisões. Sempre ouça com atenção as idéias do cliente. Descubra as verdadeiras intenções do cliente. Faça perguntas. Muitos clientes mostram ser muito amigáveis no primeiro contato. Forçam um acordo nebuloso. Você confia nas intenções do cliente. Mais tarde, o cliente passa exigir uma série de coisas não previstas.

2. Lembre-se do Fator de Recordação do Profissional. Toda relação começa com uma boa impressão no primeiro contato. Não existe amor a segunda vista! A imagem que o cliente construir a seu respeito no primeiro momento será determinante. Se você foi indicado, o cliente estará ajustando a expectativa que ele tem (influenciado pelo o quê alguém disse sobre você) confrontando com a realidade do contato com você. Lembre-se! Você não terá uma 2ª chance de causar uma boa 1ª impressão. Como diz a sabedoria popular: a 1ª espiada é a que fica.

3. No primeiro contato com o potencial cliente apresente suas condições básicas de trabalho. Mostre para o futuro cliente as condições elementares para que ele possa contar com o seu trabalho. Uma espécie de pré-contrato que estabelece regras mínimas para um acordo. Um parâmetro também para que o cliente possa comparar o seu escopo de trabalho com o de outros concorrentes. Nesse momento você discute formas de remuneração, responsabilidades e outros aspectos da relação prestador de serviço/cliente. Assim, a relação já começa em um clima profissional e transparente. Não importa se o futuro cliente é amigo, parente. Negócios são negócios.

4. Ganhar a confiança do cliente é fundamental. Quando surgir uma situação de conflito (conflitos fazem parte das relações, eles sempre aparecem) o nível de confiança existente na relação com o cliente será fundamental na busca de uma solução negociada. Portanto, qualquer problema que arranhe a sua credibilidade pode abalar a confiança que o cliente deposita em você e contaminar a relação. Veja agora algumas situações freqüentes que abalam a confiança do cliente no profissional:

- Desconhecimento técnico sobre produtos e sistemas

- Promessas não cumpridas

- Fornecedores que prestam um mau serviço

- Remunerações indiretas que os clientes “descobrem” no meio do caminho

- Não assumir responsabilidades transferindo-as para terceiros quando foi você quem fez a indicação

- Tentar enrolar o cliente quando você não sabe como resolver algum problema (é preciso ter coragem de dizer que não sabemos tudo, mas vamos pesquisar a trazer as respostas depois).

5. Lidar com clientes difíceis exige paciência e habilidade. Clientes agressivos e arrogantes. Muitos clientes atemorizam os profissionais. Diante do conflito sentimos medo, dor no estômago. A ansiedade provoca alterações radicais na saúde das pessoas. Aprenda uma lição: separe as pessoas do problema. Desarme o cliente agressivo. Mostre que você consegue compreender o sentimento dele. Peça para que ele fale sobre o problema. Não interrompa. Ouça com calma. Quando uma pessoa irada encontra do outro lado alguém com aparente serenidade, a atitude de agressividade tende a ser amenizada. Ele na verdade busca um adversário. Não encontrando esse adversário, o cenário muda. Se você procurou conhecer o perfil do cliente logo nos primeiros contatos, vai estar preparado para lidar com qualquer situação de conflito. Se em última instância verificar que não vale a a pena investir na relação, demita-o!

6. Prepara-se para negociar. Nunca apresente uma proposta sem que você tenha definido sua meta ideal, a meta secundária (já com concessões e trocas determinadas) e um terceiro nível com o mínimo de concessões a fazer. Muitos acordos são fechados e depois acontecem os arrependimentos. Aí, já é tarde. Parece que tudo começa a dar errado. Sem parâmetros para negociar, o técnico torna-se presa fácil nas mãos de clientes sem escrúpulos.

7. Aconteça o que acontecer não se arrependa Quando apresentar um orçamento calcule também todos os riscos envolvidos nessa operação. Não há vergonha alguma em dizer que você não consertar Pentium 100 com 64 MB de RAM e 4 GB de disco rígido. Pecado é pegar a máquina e depois descobrir que você não soube diferenciar um micro de um “mico”.

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Quemel essa do "Pentium 100 com 64 MB de RAM e 4 GB " com certeza já te ocorreu né...além deles aparecem o que eu acho pior é os hd de 20GB semi mortos, que abandonam pra você e acabamos descobrindo depois que a máquina tá tudo ferrada, isso é o que eu acho ruim o Pior é o cliente levar no técnico mais barato e o mesmo ferrar mais o equipamento e dizer que tem de trocar coisas nada a ver com nada e depois trazer pra gente como ultimo recurso antes das compras novas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou técnico formado, trabalho como suporte técnico e nas horas vagas, técnico em informática para usuários domésticos e digo uma coisa:

Aqui no BRASIL, não somos valorizados !

É uma discussão complicada, mas os problemas já começam por não existir um sindicato dos técnicos em informática.

É uma pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Problema dos técnicos no Brasil King, eu acredito ser devido ao sistema de mercado aplicado à informática num todo. As lojas vendem um Pc com O.S. pré instalado ou com uma distro porcamente instalada (na minha cidade), e o consumidor final adquire o Pc sem consulta de prós e contras levando em consideração apenas o preço, soma-se a isso os incentivos do governo para o desenvolvimento do estado com o programa computador para todos ideia louvavel mas qualidade baixa. Acrescentamos aí os "cursinhos de informática" porcamente ministrados não por falta de vontade do professor (as vezes a gente é ele) mas o cronograma a ser passado é mínimo você acaba colocando um pseudo profissional incapacitado para o mercado que acaba cobrando menos pelo fato de ele não saber resolver tudo, mas na hora de apresentação ele logicamente não irá dizer que é despreparado ou incapaz então gera saturação de mercado que resulta em queda de preços devido ao modelo capitalista de oferta e procura. Bem pelo menos é isso que eu acho ou pelo menospenso que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Problema dos técnicos no Brasil King, eu acredito ser devido ao sistema de mercado aplicado à informática num todo. As lojas vendem um Pc com O.S. pré instalado ou com uma distro porcamente instalada (na minha cidade), e o consumidor final adquire o Pc sem consulta de prós e contras levando em consideração apenas o preço, soma-se a isso os incentivos do governo para o desenvolvimento do estado com o programa computador para todos ideia louvavel mas qualidade baixa. Acrescentamos aí os "cursinhos de informática" porcamente ministrados não por falta de vontade do professor (as vezes a gente é ele) mas o cronograma a ser passado é mínimo você acaba colocando um pseudo profissional incapacitado para o mercado que acaba cobrando menos pelo fato de ele não saber resolver tudo, mas na hora de apresentação ele logicamente não irá dizer que é despreparado ou incapaz então gera saturação de mercado que resulta em queda de preços devido ao modelo capitalista de oferta e procura. Bem pelo menos é isso que eu acho ou pelo menospenso que é.

É, você citou temas importantes, como esses cursinhos de segunda mão, falta de interesse do consumidor para se informar melhor e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Problema dos técnicos no Brasil King, eu acredito ser devido ao sistema de mercado aplicado à informática num todo. As lojas vendem um Pc com O.S. pré instalado ou com uma distro porcamente instalada (na minha cidade), e o consumidor final adquire o Pc sem consulta de prós e contras levando em consideração apenas o preço, soma-se a isso os incentivos do governo para o desenvolvimento do estado com o programa computador para todos ideia louvavel mas qualidade baixa. Acrescentamos aí os "cursinhos de informática" porcamente ministrados não por falta de vontade do professor (as vezes a gente é ele) mas o cronograma a ser passado é mínimo você acaba colocando um pseudo profissional incapacitado para o mercado que acaba cobrando menos pelo fato de ele não saber resolver tudo, mas na hora de apresentação ele logicamente não irá dizer que é despreparado ou incapaz então gera saturação de mercado que resulta em queda de preços devido ao modelo capitalista de oferta e procura. Bem pelo menos é isso que eu acho ou pelo menospenso que é.

Caro Jul, salve!

Para TODOS esses problemas que você citou eu encontrei uma solução que varia de R$ 160 a R$ 420. Por isso quando vejo técnicos que antes cobravam R$ 40 por uma formatação e passam a cobrar R$ 160 e o cliente ainda adora pagar, vejo que o problema era apenas de Metodologia.

Por isso é que para auxiliar meus camaradas-colegas-técnicos-de-informática criei o curso de formação de consultores domésticos.

Veja abaixo uma das 10 aulas inseridas nos cinco módulos:

Fonte original: M03A05 - Inteligência de Negócios

de Redação | Sexta, 11 de Março de 2011

REFLEXÃO

Nos últimos anos, uma das qualidades que distinguiram os técnicos de informática bem-sucedidos foi a habilidade de permanecer à frente das mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas. A expansão tecnológica forçou mudanças rápidas e imprevisíveis nos negócios. A complexidade e a importância de antecipar e seguir sinais precoces de mudança e seu impacto criou diversas novas técnicas para agilizar o fluxo das informações e para monitorar essas mudanças. Três técnicas conhecidas são a análise de conteúdo, o rastreamento ambiental e a leitura inferencial.

REAÇÃO

A Inteligência, como produto, deve ter uma elevada qualidade, tendo em vista o fim a que se destina, ou seja, assessorar os tomadores de decisões, sejam eles consultores domésticos, presidentes e diretores de empresas ou outras organizações.

AÇÃO

Após ler e estudar os textos sugeridos pela bibliografia, colete quatro informes e construa a informação e a inteligência necessárias para a resolução do exercícios propostos da 5ª aula. As conclusões devem ser postadas aqui.

BIBLIOGRAFIA

M02A04T01 - Técnicas Informacionais

M02A04T02 - O segredo da Inteligência

M02A04T03 - Inteligência organizacional

M02A04T04 - Guia de Monitoramento de Mídia Impressa

M02A04T05 - Inteligência: usuário, faça você mesmo!

M02A04P01 - Mercado Potencial para a Consultoria Doméstica em Informática

M02A04T06 - Produção de Inteligência na Consultoria Doméstica em Informática (CDINFO)

M02A04T07 - Manual do Curso de Inteligência - Restrito

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fala Quemel, a metodologia que tu desenvolveu é show, mas o problema maior que eu vejo no Brasil de norte a sul é o povo... O povo vê um Bitway com 1 tera e i5 e um Lenovo com 500 giga e intel extreme com 6gb de ram e acha que são iguais!!!! Ou pior julga a máquina pelo monitor! Pensam que os Mac e os Power Pc alguma coisa não são equipamentos diferentes são apenas caros não há como explicar pra todos de uma só vez que se ele optar por um Sim+ com i5 não é a mesma coisa que comprar um Lenovo com i5... O brasileiro ainda não aprendeu a comprar periféricos e acessórios, aprendeu apenas a comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...