Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando no overclock Material para estudo


X4R0P3

Posts recomendados

Bom tarde galera do CH.

 

Estou querendo começar a fazer OC no meu i7 7700k. Eu tenho uma MOBO MSI Z270 GAMING M3.

 

Eu nunca fiz OC. Só fiz no automático (Eu já li que não é bom fazer o OC automático e por isso não faço mais)

 

Gostaria da indicação de artigos mais recentes para eu ler em português.

 

Conto com sua sugestão de você @Imakuni Sempre vejo você ajudando a galera que tem dúvidas com o OC.

 

Desde já agradeço a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, X4R0P3 disse:

Gostaria da indicação de artigos mais recentes para eu ler em português.

Cara... se você quer boa informação, o jeito é procurar em inglês, a oferta de chips que vem para o Brazil para testes é quase que nula.

 

Se quiser, tem esse guia. Eu não concordo com alguns dos números que ele sugere e algumas coisas de metodologia, mas já seria um começo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Imakuni disse:

Cara... se você quer boa informação, o jeito é procurar em inglês, a oferta de chips que vem para o Brazil para testes é quase que nula.

 

Se quiser, tem esse guia. Eu não concordo com alguns dos números que ele sugere e algumas coisas de metodologia, mas já seria um começo.

O problema é que não sei Inglês e mesmo com o tradutor é difícil entender algumas coisa.

 

Com esse material (O link não esta abrindo agora) eu consigo fazer um pequeno OC? Meu objetivo é conseguir, pelo menos, reduzir a tensão com a mesma frequência. 

 

Obrigado pela resposta. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, X4R0P3 disse:

O link não esta abrindo agora

Eles devem estar com problema no adrenaline, quanto eu postei estava funcionando. Agora, não mais...

 

3 horas atrás, X4R0P3 disse:

Com esse material (O link não esta abrindo agora) eu consigo fazer um pequeno OC? Meu objetivo é conseguir, pelo menos, reduzir a tensão com a mesma frequência. 

Para um guia rápido, você pode seguir mais ou menos isso:

Em 11/27/2017 às 17:36, Imakuni disse:

Guia rápido para OC:

  1. Comece resetando a BIOS. Não mexa na frequência e ative o XMP (se sua RAM for 2400 ou mais).
  2. Coloque a tensão no modo fixo. No seu caso, eu sugiro começar em 1.20v.
  3. Entre no Windows e rode o Prime95 no teste Small FFT. Deixe por uns 15 min e:
    1. Se a temperatura de pico ficar abaixo dos 82, volte na BIOS e aumente o VCORE em 0.05v. Repita o passo 3.
    2. Se a temperatura ficar entre 82 e 85, siga para o passo 4.
    3. Se a temperatura passar de 85, volte na BIOS e diminua o VCORE. Repita o passo 3.
  4. Uma vez que você tenha achado sua tensão máxima, é hora de subir a frequência. Aumente 100mhz e ponha para rodar, de novo no Small FFT por 20min. Se não houver nenhum erro, aumente mais 100mhz e repita. Se houver, volte para o valor anterior e realize um teste mais longo; sugiro um de 8h, você pode deixar rodando enquanto dorme ou vai para o trabalho / escola.

Se tiver um WC de 240mm ou mais, comece em 1.20v. Se não, sugiro começar em 1.15v.

 

A ideia desse método é primeiro achar a tensão máxima que seu cooler aguenta, depois achar o clock máximo para tal tensão. Um passo adicional é, uma vez achado o clock, tentar reduzir o VCore mais um pouco.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Eles devem estar com problema no adrenaline, quanto eu postei estava funcionando. Agora, não mais...

 

Para um guia rápido, você pode seguir mais ou menos isso:

Se tiver um WC de 240mm ou mais, comece em 1.20v. Se não, sugiro começar em 1.15v.

 

A ideia desse método é primeiro achar a tensão máxima que seu cooler aguenta, depois achar o clock máximo para tal tensão. Um passo adicional é, uma vez achado o clock, tentar reduzir o VCore mais um pouco.

@Imakuni Quais preocupações devo ter fora a da temperatura?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Eles devem estar com problema no adrenaline, quanto eu postei estava funcionando. Agora, não mais...

 

Para um guia rápido, você pode seguir mais ou menos isso:

Se tiver um WC de 240mm ou mais, comece em 1.20v. Se não, sugiro começar em 1.15v.

 

A ideia desse método é primeiro achar a tensão máxima que seu cooler aguenta, depois achar o clock máximo para tal tensão. Um passo adicional é, uma vez achado o clock, tentar reduzir o VCore mais um pouco.

Tenho um Ryzen 5 1600. Consegui pegar 3.6 sem alterar o VCore e com cooler box.

 

Comprei um WC Maelstrom 240T que está para chegar... posso seguir estas mesmas dica na hora de fazer overclock ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, xkillerssx disse:

Tenho um Ryzen 5 1600. Consegui pegar 3.6 sem alterar o VCore e com cooler box.

"Sem alterar o VCORE" não quer dizer absolutamente nada: se você deixa no automático, é bem provável que a placa-mãe tenha aumentado sozinha para garantir a estabilidade.

 

Mas enfim. O processo seria mais ou menos o mesmo, só com números diferentes. Não tenho certeza quanto à tensão que seria bom começar para um ryzen, isso você vai ter que olhar em algum lugar. E para as temperaturas, pense em uns 5~6C a menos que os que eu coloquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2017 às 11:37, X4R0P3 disse:

Deixei rodando o Prime95 durante a noite. E um dos testes não estava rodando. Isso aconteceu porque deu algum erro?

Sim.

 

Em 07/12/2017 às 11:37, X4R0P3 disse:

Eu só vou ter meu sistema estável se a prime estiver rodando todos os testes por 8h ou mais?

Depende do que você chama de "estável". Na minha definição, tem que ser estável para tudo, incluindo P95. Mas você pode ir na filosofia de "ah, eu nunca vou usar isso mesmo, posso me dar ao luxo de ficar instável nesse app já que nos outros não tem problema".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...