Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resumo dos Trabalhos de Arquitetura de Computadores


Posts recomendados

Oi! É para eu entregar até dia 6. Todo resumo de todos esses trabalhos abaixo deverá ter no mínimo 10 linhas. Então me ajudem a corrigir e a completar.

 

·        Álgebra booleana: É a álgebra criada pelo matemático britânico George Boole (nasceu em Lincoln, 2 de novembro de 1815 e faleceu em Ballintemple, 8 de dezembro de 1964). A álgebra booleana tem muito a ver com a lógica proposicional e é fundamental para o desenvolvimento da computação moderna. Usa-se nos algoritmos, nos bancos de dados e nos circuitos digitais. Dá para usar com o método da tabela-verdade, método dos argumentos, método dedutivo, método dos circuitos ou mapa de Karnaugh.

·        Sistemas de Numeração: O sistema de numeração decimal, posicional na base 10, é o mais utilizado no mundo e é um dos mais utilizados na Informática. Os outros sistemas de numeração mais utilizados na Informática são o binário, posicional na base 2, o octal, posicional na base 8 e o hexadecimal, posicional na base 16. Os outros sistemas de numeração posicionais são usados por um império antigo, que são o maia, vigesimal na base 20 e o babilônico, sexagesimal na base 60. Os outros sistemas de numeração são usados por uma cidade, um estado ou um país, como o egípcio, que seus algarismos têm seu valor decimal, potências de base 10 e expoentes de 0 a 6 e o romano, que têm as letras I, V, X, L, C, D e M.

·        Tabela ASCII: É uma tabela com os caracteres com código decimal de 0 a 127, criada por Robert Bemer. Por exemplo, LIVRO (76, 73, 86, 82, 79). O código decimal das letras minúsculas é a soma entre o código decimal da letra maiúscula idêntica e 32. Os caracteres também têm um código hexadecimal.

·        Pipeline: Técnica de implementação de processadores que permite a sobreposição temporal das diversas fases de execução das instruções. Aumenta o número de instruções executadas simultaneamente e a taxa de instruções iniciadas e terminadas por unidade de tempo. O pipeline não reduz o tempo gasto para completar cada instrução individualmente.

·        Flip Flop: Pode ser usado para armazenamento de um bit, ou um algarismo binário. Trata-se do bloco primário utilizado na construção de unidades de armazenamento de dados dispositivos eletrônicos, sendo o componente principal da memória mais rápida encontrada em aparelhos computacionais. Flip Flops são compostos apenas de circuitos lógicos e podem fazer o mesmo trabalho muito mais rápido.

·        Multiplexadores: São portas lógicas, diferentes da NOT, que possuem mais de 2 entradas. É um dispositivo que seleciona dados de várias fontes em um mesmo canal. São usados em situações onde o preço de implementação de canais não juntos para cada fonte de dados é maior que o da inconveniência de usar as funções de multiplexação.

·        Famílias de Circuitos Lógicos: As características construtivas dos circuitos integrados permitem a divisão em categorias chamadas de famílias. Atuais famílias são CMOS e TTL. As tensões, as correntes mínimas, as correntes máximas e os tempos de atraso compõem uma família lógica. Os níveis de tensão são, VIL, VIH, VOL e VOH. Os níveis de corrente são, IIL, IIH, IOL e IOH. Entre IL, IH, OL e OH, I significa entrada, O significa saída, L significa nível baixo e H significa nível alto. No Fan-Out, a saída de uma porta é conectável a um número limitado de entradas de outras portas, pois as entradas das portas lógicas consomem corrente. Sobre o atraso de propagação, depois de uma alteração em uma entrada de um bloco lógico, é o tempo que sua saída leva para mudar de estado.

·        Memórias: A Memória de Armazenamento aleatório (RAM) é memória de leitura e escrita e a única volátil. A dinâmica (DRAM) é usada na memória principal, com a carga de capacitores os dados são armazenados pelas células e é a única RAM que precisa de um circuito de regeneração. A estática (SRAM) é usada na memória cache, e com portas lógicas, usando configurações de flip-flops, valores são armazenados. A Memória Somente de Leitura (ROM) é aplicada em bibliotecas de funções de uso frequente, programas do sistema e tabelas de função. A ROM tem tamanho moderado, pois não precisa ter armazenamento de dados em dispositivos secundários. Um dos tipos de ROM é programável (PROM), que é mais barata que a ROM, é escritível apenas uma vez e o processo de escrita precisa de um equipamento especial. Um dos tipos de PROM é apagável (EPROM), que é mais cara que mais cara que a PROM, faz a leitura e a escrita em modo elétrico e antes da escrita todas as células de armazenamento são apagados através da exposição à luz ultravioleta intensa. Um dos tipos de EPROM é eletrônico (EEPROM), que é mais cara e menos densa que EPROM. A EEPROM, somente nos bytes endereçados, pode-se fazer a escrita, sem que os demais sejam modificados.

·        CPU e GPU: CPU (Unidade Central de Processamento) é o processador do computador, que é encontrada dentro do gabinete. Geralmente as funções, basicamente influenciam em todos os recursos do aparelho eletrônico, desde o processamento de dados, a memória cache e os cálculos de seus eletrônicos. GPU (Unidade de Processamento Gráfico) ou VPU (Unidade de Processamento Visual) é o processador de sua placa de vídeo, mas fazem mais do que somente processar a placa de vídeo.

·        CUDA: O preço de barato e a crescente capacidade de alteração de programação das placas visuais, usualmente conhecidas como VPU, têm contribuído sobrejeito para os programadores comuns levares mais próximo da realidade o processamento paralelo. Atualmente acessível pelo custo de um computador popular, a uma parte física que vê a favor de algumas centenas de processadores.

·        HTCondor: O HTCondor é instaurado como um cluster de nós, com um nó que gerencia centralmente, que atua com os recursos combinando-se, pelo menos um host de envio, pelos quais podem ser enviados pelos usuários, jobs através de um programador, e um número arbitrário de nós computacionais que recuperam e a partir da fila de jobs, trabalhos são executados.

·        Processadores Quânticos: Os qubits na CPU são a parte mais importante, que precisam agir como supercondutores, para acontecer o fenômeno da superposição. O PMM é o circuito de memória. Os couplers fazem a interconexão com os qubits, como a programação desejada diz. Os processadores quânticos são capazes de calcular números muito grandes. Os computadores quânticos estão incluídos no Brasil. Na computação clássica o computador é baseado na arquitetura de Von Neumann que distingue claramente entre elementos de processamento e armazenamento de dados, que tem um destaque no processador e na memória por um barramento de comunicação, sendo uma sequência de seu processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...