Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de cargas em AC


Posts recomendados

Bom dia, sou leigo em manipulação de correntes ac e preciso controlar um triac de alta corrente com um circuito que não tenha problemas com o potenciômetro. Minha ideia é inspirada nos drivers de Arduino onde se controla por corrente dc.

image.png.cf6df91fbeb8b72a1274e480f6082e89.png

A ideia é usar um bta80 ou 2 bta41 para cargas máximas de 50vca.

Poderia usar este

5a213d4335b33_Semttulo.png.5c2f929d99039f4ff820954d8f13ad15.png

Mas como tenho bastante desses dimmers com defeito, fiquei com receio de fazer um circuito desse e triplicar como esta acima e queimar o potenciômetro. A questão é... o moc3020 ou similar consegue controlar a corrente ou funciona como saída digital(aberto ou fechado)? Ou tem algo para reduzir a corrente que passa no potenciômetro?

 

adicionado 2 minutos depois

http://file.yizimg.com/196127/2016930-10746757.pdf bta80

http://www.st.com/content/ccc/resource/technical/document/datasheet/bc/c6/38/ee/88/59/49/0d/CD00002263.pdf/files/CD00002263.pdf/jcr:content/translations/en.CD00002263.pdf bta41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo controle é feito em função daquilo que será controlado. Disse uma carga de 50vca. Por acaso não seria 50A? Que tipo de carga e qual a função dela? resistência para aquecimento?

adicionado 3 minutos depois

Nos fale um pouco sobre as intenções do projeto, isso ajuda a compreender melhor a sua necessidade e a fazer a melhor sugestão. Falar da solução sem conhecer o problema fica esquisito, conversa de louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, lauro.m.s1379 disse:

tenho bastante desses dimmers com defeito, fiquei com receio de fazer um circuito desse e triplicar como esta acima e queimar o potenciômetro.

Penso que projetos não podem prever serem feitos com peças danificadas.

 

A não ser o zero crossing, um moc respeita o momento de ligar. Algo como a luz seria a conexão com o gate. Portanto penso ser possível controlar a potência (momento do disparo do triac principal) com (através do) o moc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2017 às 17:52, MOR disse:

Comprei este aqui. Já está funcionando há mais de um ano sem problemas.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917738281-thermo-banho-controle-eletrônico-de-temperatura-do-chuveiro-_JM

 

MOR_AL

Interessante... usa o fluxo da agua para resfriar o circuito.

No meu caso seria para outras coisas como controle de maquina ponto por exemplo, se acertar o projeto, só iria trocar o triac de acordo com o uso.

adicionado 2 minutos depois

image.thumb.png.6e017a2d71d3d687399c591f85c7319a.png

 

Não consigo variar no proteus, só ligar ou desligar. Na vida real nem acende a lâmpada. Vou procurar outro tic226d para testar.

 

Estou testando apenas para ver se varia, este não é o projeto. Preciso fazer testes antes de montar o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No circuito do Proteus está mostrando apenas a parte de potência. Ali falta a colocação de um resistor na linha do gate (ver datasheet do MOC3020).

O que determina o ângulo de disparo é o circuito que vai comandar o acionamento do MOC3020 e isso está sendo omitido no desenho postado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente é esse circuito

image.png.dc1a6cca1c1e579874cd9cab541ddaa1.png

Não consigo controlar a corrente, ele liga ou desliga, ou seja, o moc3021 faz o triac conduzir por completo ou não.

adicionado 5 minutos depois

O vcc é de 5vdc com um divisor resistivo com um resistor de 220 ohms no pino 1 e em paralelo um potenciômetro ligado ao terra que estou determinando o valor pois ainda não consegui variação com o pot de 1k que arbitrei para teste até 10k e não obtive êxito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Para que um circuito eletrônico funcione tem 2 etapas:

1  - princípio de funcionamento (a forma de como o objetivo será alcançado).

2 - a construção do circuito definido no item 1.

 

Aplicando isso ao seu objetivo, tem-se 2 princípios básicos de se alcançar isso:

1 -  geração de dente de serra cada vez que a senoide passar pelo zero (reset na passagem do zero). Com 1 comparador, o dente de serra versus 1 preset (seu controle) permite o controle de 0 a 180º de disparo do triac.

2 - divisor resistivo da tensão de rede com saída no gate do triac. É o mais simples, te dá um controle de 10 a 90º, o mais usado nos dimers mais baratos.

 

Supondo a aplicação do primeiro princípio, lembro que a potência de saída de uma senoide não é linear. Para linearizar a potencia de saída a geração de um sinal de cosenoide para comparação com o preset é o caminho. Se o controle for digital, uma tabelinha de cosenoide no programa passa a ser o caminho.

@lauro.m.s1379 , não vi nada no seu circuito que acompanhe a evolução da senoide no tempo, porisso seu circuito não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

Basicamente é esse circuito

image.png.dc1a6cca1c1e579874cd9cab541ddaa1.png

Não consigo controlar a corrente, ele liga ou desliga, ou seja, o moc3021 faz o triac conduzir por completo ou não.

adicionado 5 minutos depois

O vcc é de 5vdc com um divisor resistivo com um resistor de 220 ohms no pino 1 e em paralelo um potenciômetro ligado ao terra que estou determinando o valor pois ainda não consegui variação com o pot de 1k que arbitrei para teste até 10k e não obtive êxito.

Triac não é transistor, não varia, é 8 ou 80. 

A solução é algo semelhante ao pwm, mas tem que ter sincronia com a senoide da rede, assim como o @Sérgio Lembo disse. 

 

Há algum tempo fiz algo parecido onde precisei variar o calor de uma resistência usando um transistor como sensor de temperatura. 

A solução foi um oscilador com o 555, enquanto o transistor sensor ia controlando a corrente de carga do capacitor ligado na entrada do 555, um outro transistor ligado na AC através de um transformador ia cortando a carga do mesmo capacitor de acordo com a senoide. 

Isso fazia com que o triac fosse ligado somente nos momentos que a senoide estivesse fornecendo tensão em pequenos espaços de tempo de acordo com a temperatura. 

O objetivo do circuito era manter uma temperatura estável independente dos fatores externos. 


 

Este circuito pode não ser útil ao amigo @lauro.m.s1379 , mas a ideia pode abrir a mente a novas maneiras de controlar uma carga AC através de um triac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

controlar a corrente, ele liga ou desliga, ou seja, o moc3021 faz o triac conduzir por completo ou não.

Pode ser que o moc seja zero crossing ou seja só dispara no início do ciclo. Pra dc, o que disse o amigo

 

6 horas atrás, Mestre88 disse:

Triac não é transistor, não varia,

faz sentido. Pra ac - inquietação título do tópico - há um caminho do meio: algo como: ele conduz tudo que que vier daquele momento em diante até que zere a tensão sobre ele. O que pra carga - em termos de potência - varia sim, como um transistor "dosando" a corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 e @Isadora Ferraz entendi e consegui fiz um teste com o mesmo circuito abaixo e não arma o tic226d, pensando que esta com problemas, troquei por um tic206d e ficou na mesma. Vi que ha consumo nos pinos 1 e 2, com 14ma a tensão estava com 1,2v significando que essa parte esta boa e deveria acender uma lâmpada de teste de 100w que coloquei mas não acendeu.

image.png.6a44e52af19804f2276f1adf7990116d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito lá no começo, no proteus tive não consigo controle e testando na real, nem a lâmpada acende.

adicionado 2 minutos depois

pino 6----470r---- fase (127v)

pino 4---- gate do triac tic226d

pino 1----220r-----vcc5v

pino 2----ground

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Ligou em quantos volts?

Testando na real pois no proteus não esta me ajudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, lauro.m.s1379 disse:

proteus não esta me ajudando

Me lembro vagamente que passei por isso com triac. Tive que colocar uma baita corrente de disparo no gate. Só no proteus...

 

Na real, se achar que deve (e tiver coragem) publique fotos da sua montagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

mas respeito sua sabedoria

E eu (à minha maneira kk) a tua ingenuidade.

A ideia por trás 'dazidéia' é tentar te orientar na solução do problema. Neste caso específico estou com dificuldade de entender o porquê do superficial "não funciona". É que pelo que foi exposto e do ponto de vista daqui deste lado, não consigo ver motivo para tal. E sua derrota = minha derrota. E delas nossa vida já tá cheia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...