Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de cargas em AC


Posts recomendados

Bom dia, sou leigo em manipulação de correntes ac e preciso controlar um triac de alta corrente com um circuito que não tenha problemas com o potenciômetro. Minha ideia é inspirada nos drivers de Arduino onde se controla por corrente dc.

image.png.cf6df91fbeb8b72a1274e480f6082e89.png

A ideia é usar um bta80 ou 2 bta41 para cargas máximas de 50vca.

Poderia usar este

5a213d4335b33_Semttulo.png.5c2f929d99039f4ff820954d8f13ad15.png

Mas como tenho bastante desses dimmers com defeito, fiquei com receio de fazer um circuito desse e triplicar como esta acima e queimar o potenciômetro. A questão é... o moc3020 ou similar consegue controlar a corrente ou funciona como saída digital(aberto ou fechado)? Ou tem algo para reduzir a corrente que passa no potenciômetro?

 

adicionado 2 minutos depois

http://file.yizimg.com/196127/2016930-10746757.pdf bta80

http://www.st.com/content/ccc/resource/technical/document/datasheet/bc/c6/38/ee/88/59/49/0d/CD00002263.pdf/files/CD00002263.pdf/jcr:content/translations/en.CD00002263.pdf bta41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo controle é feito em função daquilo que será controlado. Disse uma carga de 50vca. Por acaso não seria 50A? Que tipo de carga e qual a função dela? resistência para aquecimento?

adicionado 3 minutos depois

Nos fale um pouco sobre as intenções do projeto, isso ajuda a compreender melhor a sua necessidade e a fazer a melhor sugestão. Falar da solução sem conhecer o problema fica esquisito, conversa de louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, lauro.m.s1379 disse:

tenho bastante desses dimmers com defeito, fiquei com receio de fazer um circuito desse e triplicar como esta acima e queimar o potenciômetro.

Penso que projetos não podem prever serem feitos com peças danificadas.