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Transistor comum vs automotivo


mlegnari

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Pessoal boa tarde, peço uma ajuda aos mas experientes: fiz um testador de bobinas automotivas aqui em PIC , olhei vários esquemas e fiz uma fonte legal, resistores ceramicos proximos aos terminais para filtrar ruidos e tudo mais. Esse microcontrolador aciona um IGBT automotivo proprio para ignição, que por sua vez aciona o primario 12v de uma bobina de ignição, a estrutura do igbt esta em anexo.Ignition_IGBT_3.gif

 

Funciona perfeitamente.

então resolvi testa com alguns transistores comuns, como tip142/147, sendo que esses suportam a tensão e corrente que utilizo para acionar a bobina, então inexperadamente trava!

 

Ja tentei colocar resistor de pullback no gate, diodo entre o pic e o gate, capacitor ceramico de vários tamanhos e entre o emissor e coletor um diodo paralelo reverso, do gnd ao coletor, para proteção do transistor (o pico de tensão negativa ao cortar a bobina chega aos 50v e danifica o transistor sem o diodo).

 

Na faculdade o professor apenas sugeriu o que ja havia feito como aterramento extra, caixa para proteger da bobina, filtros de fonte etc, mas nao me explicou o que na estrutura do tip poderia causar isso. So trava com tip, com o igbt automotivo nao. Alguma luz?

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@vtrx Já utilizo o diodo reverso com o transistor, inclusive diodo rápido. Já tentei reverso com o transistor e com a bobina. Sem o reverso queima em minutos , mas quando liga trava muito mais, o diodo reverso ajudou bastante 

adicionado 12 minutos depois

Eu gostaria de saber alternativas, estou analisando de usar um snubber, existe outros meios para tentar resolver isso também? Usar o igbt automotivo é simples e barato mas estou na fase de aprendizado e a parte de ruidos EMI eu tenho curiosidade 

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Esses transistores não servem são para 100V, a bobina tem alta tensão até mesmo no primário.

Se for pra usar transistores comuns use aqueles chaveadores de fly back das TVs de Tubo.

BU208, BU2708, J6810, 2SD1427 e por aí vai. O 2SD1555 usado nas TVs Semp Toshiba é bem baratinho (paguei R$2,50) e suporta 1500V, coloquei um xing ling na minha TV Mitsubishi e tá beleza.

Com a bobina de carro funciona, eu já fiz uma Ignição Eletrônica para um Fusca e deu muito certo.

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@Mestre88 Eu faço a medição do coletor com osciloscópio e uma ponta atenuadora de 100x, a tensão maxima foi um pico negativo de 50v, mas, poderia ser um pico superior a isso que o osciloscópio nao pegou e isso "passa pelo transistor " e causa ruido no circuito? Vou experimentar esse transistor que citou. Ja fiz uma ignição para platinado com tip52 que é parecido com o tip142 exceto pelo ganho hfe baixo, mas esta funcionando muito bem. O problema pega nos circuitos digitais que o ruido já atrapalha.

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Percebo juntos no mesmo texto...

17 horas atrás, mlegnari disse:

PIC

e

17 horas atrás, mlegnari disse:

trava!

 

Penso que neste caso nada tem a ver o tipo de transistor e sim a construção/concepção do teu projeto. Por gentileza considere:

-isolar...: algo como acoplador ótico ou trafo driver

-atenção à montagem física principalmente do gnd/vcc. Se estiver em protoboard, receba um cóqui neste momento

-distanciar bem o mc da a.t. e da bobina

-um 555 no lugar do mc

-etc

adicionado 4 minutos depois
17 horas atrás, mlegnari disse:

So trava com tip, com o igbt automotivo nao. Alguma luz?

Ah sim.. Uma provável explicação é justamente o I do IGBT. Vou deixar subentendido pra pensares 1 pouco ok?

 

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1 hora atrás, Mestre88 disse:É verdade, pic e alta tensão não se dão muito bem. 

 

@Mestre88 Utilizei um 555 pra oscilar o gate do transistor, na mesma placa com o pic, e deixei o pic oscilando uma porta , eu posso descarregar a alta tensão da bobina no pino gnd do pic e o mesmo nao trava! Fiquei monitorando com o osciloscopio, o pic não parou de oscila.

 

@Isadora Ferraz vou pegar como lição de casa e estudar a fundo o igbt, se eu usar o um transistor para acionar a base do transistor principal, como se fosse darlington, reduz bem os travamentos, então creio que seja mais problema estrutural que o transistor comum não funciona pra isso que quero.

 

Pessoal obrigado pelas dicas , eu vou testando e posto os resultados !

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Desde as 5 da manha pesquisando sem parar, encontrei a resposta ideal

 

https://www.diodes.com/design/support/technical-articles/self-protecting-mosfets-deliver-improved-reliability-in-the-harsh-environment-of-automotive-applications/

 

Não aborda o igbt mas em meus testes com o igbt comum também ocorre o travamento. Com o uso dos diodos corretos cheguei a resultados excelentes, cheguei à conclusão que pode ser inviável o uso de um transistor comum pela complexidade do supressor de ruídos, mas didáticamente foi boa a experiência.

 

Para quem venha consultar esse topico num futuro: a ST, Fairchild e Texas (pesquisei apenas nesses fabricantes) possuem documentos bem aprofundados sobre EMI com exemplos ate com osciloscopio.

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