Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cirquito com proteção contra curto


Vulcanos
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá, sou novo aqui no fórum, caso alguma coisa esteja errada me desculpe.
Eu estou fazendo uma fonte de alimentação ajustável de 19v 4a e para uma maior segurança decidi adicionar um circuito de proteção contra curto;

Gostaria de saber se esse ai é bom? Se não como eu poderia fazer um e quais componentes eu devo comprar.

image.thumb.png.46ebc4d23d167d3ce9c0cfc0022a506a.png

 

Aqui está o meu projeto, caso precise de alguma informação.

image.png.e83e783cacbb7119ed99c3906393da90.png

Obrigado, Att Vulcanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Reinventaste a roda...

Circuitos reguladores de tensão, como o LM339, LM317, LM350 e outros já incorporam em seu projeto a proteção por limitação de corrente, bem como a proteção térmica do chip...

Não é necessário fazer nada para poder contar com essas proteções.

Ai você tentando inovar coloca uma "trápola" de circuito externo para, sei lá como, tentar fazer uma coisa já prevista e implementada no próprio CI. É o tipo de ideia que quando pintar a vontade de fazer, melhor sentar e esperar a vontade passar...

 

Acredite, o staf de engenheiros da National Semicondutores, criadores desse CI em sua versão original, parecem ser bem mais capazes que nós pobres hobistas de eletrônica para implementar esse tipo de solução,,,

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

... mas nada impede de usares + 1 circuito de tua própria criação mesmo que pra só pra aprendizado e adrenalina. Um bem bacaninha que vivo recomendando é com scr + relé.

 

prote_10.jpg&key=565b83a663449296221d350

 

Vai ser proteção redundante como os comentários do post:

A vantagem dele é que efetivamente desliga o circuito e não apenas limita a corrente o que ocorre com os que ...

55 minutos atrás, faller disse:

já incorporam em seu projeto a proteção por limitação de corrente, bem como a proteção térmica do chip...

o que em alguns casos pode não ser saudável pra quem ele está a alimentar

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

... mas nada impede de usares + 1 circuito de tua própria criação mesmo que pra só pra aprendizado e adrenalina. Um bem bacaninha que vivo recomendando é com scr + relé.

 

prote_10.jpg&key=565b83a663449296221d350

 

Vai ser proteção redundante como os comentários do post

 

Era quase isso que eu estava procurando, um circuito simples de proteção contra curto.
Para que seria aquele botão?

Ainda estou aprendendo as leis e manhas da eletrônica, por isso quero explorar o máximo do projeto (e o mínimo do meu bolso).

Obrigado:thumbsup:, no aguardo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mestre88 disse:

A própria fonte de notebook que está usando tem proteção, ao dar uma curto ela desliga (ou pelo menos deveria). 

É que aquela fonte está queimada, uma das únicas coisas que estão funcionando é transformador.

Para uma fonte variável ficaria difícil colocar um led para indicar o curto né.

E sem quer ser muito chato(Ou pedir muito) quais seriam os valores daquele resistor de baixo do de 10k.

Terminando a fonte posto as fotos aqui, amanha irei comprar os componentes.

Obrigado! :P

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 04/12/2017 às 08:24, Isadora Ferraz disse:

... mas nada impede de usares + 1 circuito de tua própria criação mesmo que pra só pra aprendizado e adrenalina. Um bem bacaninha que vivo recomendando é com scr + relé.

 

prote_10.jpg&key=565b83a663449296221d350

 

Vai ser proteção redundante como os comentários do post:

A vantagem dele é que efetivamente desliga o circuito e não apenas limita a corrente o que ocorre com os que ...

o que em alguns casos pode não ser saudável pra quem ele está a alimentar

 

quando descobrir o valor da resistencia posta ai  porque tambem quero saber

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luis brasiliano silva filh esse resistor geralmente tem resistência abaixo de 1R, na maioria das vezes é 0,22 ou 0,1R.

O ruim é que para corrente alta ele precisa de uma potência muito grande. 

Para circular 50A pelo resistor de 0,1R ele precisa de no mínimo uns 300W e vai esquentar muito. 

A solução para isso seria dezenas de resistores de um valor mais alto para chegar a uma potência mais alta e um valor de resistência baixo. 

Por exemplo com uns 100 resistores de 10R e 5W ligados em paralelo temos a resistência de 0,1R e 500W. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...