Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com videocassete Sony SLV-EX5BR


WLC

Posts recomendados

Depois de anos sem usar o videocassete, quando coloquei a fita ela era expulsa logo depois. Quando coloquei a fita novamente, ela tinha travado no videocassete e não ejetava e nem ligava, aparecendo uma mensagem de erro 70084, para tirar ela tive que tirar o box que fica parafusado no mecanismo.  Eu achei na internet o manual de ajuste do mecanismo para deixar no ponto,  mas depois  disso, quando ligo o videocassete algumas engrenagens se mechem e depois ele desliga, aparecendo as mensagens de erro 70081 e 70084 no visor.

 

Eu li que esse problema pode ser a chave de modo que pode estar suja, mas para limpar ela tem que dessoldar do circuito impresso, mas antes tem que remover da placa principal um conector de pinos "board to board" da placa da fonte chaveada. Alguém sabe como se retira esse conector? Ele aparece na imagem:

https://postimg.org/image/co126tkuh/
Queria usar o videocassete para converter VHS para DVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Conseguir dessoldar a chave de modo e limpar ela com álcool isopropílico, mas agora quando liga, as cabeças do videocassete giram e depois desligam, aparecendo uma mensagem de erro no visor. Eu forcei a fita na entrada, ela entrou mas não deu play e ejetou. O que pode ser agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ele esta fora do ponto!

O disco de ponto esta circulado em vermelho na foto abaixo, geralmente esse disco possui uma setinha na parte móvel (Branca) que tem que coincidir com uma setinha ou uma marcação (ponto, furo...), na parte fixa do disco, (Parte preta).

Coloque esse disco na posição correta e monte a bandeja da fita na posição de repouso (Fita fora)...

Placa Sony..png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

Ele esta fora do ponto!

O disco de ponto esta circulado em vermelho na foto abaixo, geralmente esse disco possui uma setinha na parte móvel (Branca) que tem que coincidir com uma setinha ou uma marcação (ponto, furo...), na parte fixa do disco, (Parte preta).

Coloque esse disco na posição correta e monte a bandeja da fita na posição de repouso (Fita fora)...

 

Tinha feito isso, eu procurei as setas que tinha que coincidir com as outras, e a bandeja na posição de eject, eu segui um manual que tinha instruções para o  modelo do meu videocassete: https://www.4shared.com/office/X7Lvb0d2ei/VHS__Mecanismo_S__sincronismo_.html?

Será que as correias pode causar esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou verificar, então pode ser mesmo o disco de ponto, estava vendo o manual do vídeo e os códigos de erros que aparecem no visor podem significar "Cam encoder Error, Load Direction" e "Unload Direction". 
Quando tinha aberto o disco de ponto, os contatos que ficam na parte plástica estavam colados com algum tipo de adesivo ou cola, mas parece que ressecou com o tempo e não estava firme, tentei colocar fita adesiva para ficar mais firme mas parece que não adiantou.

É parecido com essa imagem: https://postimg.org/image/5kmhaywix/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Vim atualizar esse tópico porque depois de deixar um tempo parado, eu consegui fazer ele funcionar, o problema era os contatos do disco de ponto, colei ele para ficar firme, e o videocassete voltou a funcionar. Algumas fitas funcionam, mas outras se desalinham dentro do videocassete e saem mastigadas, não sei se é por terem ficado muito tempo paradas ou problema mecânico. Eu limpei as cabeças de vídeo com álcool isopropílico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, WLC disse:

Algumas fitas funcionam, mas outras se desalinham dentro do videocassete

Pode estar mofada e/ou úmida. Dá alguns Forward e Rew - nem lembro se era isso mas você entendeu - algo como ir pra frente totalmente e rebobinar algumas vezes. Isso pode ajudar a tirar o mofo e alinhar a fita pra este videocassete. Se for coisa importante, trate de digitalizar 😁

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, tem algumas fitas que testei que por ficarem tanto tempo paradas, depois de rodar por alguns segundos desliga o videocassete e mostra um código de erro no visor. As fitas que tem gravações de programas de TV foram as que deram menos problemas na hora de rodar nesse videocassete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... e depois de fazer o procedimento acima, refaça a limpeza pois os resíduos podem ter se acumulado nos cabeçotes pois...

Eu nunca entendi porquê quando rebobinava ou ia pra frente a fita mantinha contato com o cabeçote rotativo e afins. Não retornava pra dentro pra rodar mais "liso". Acho que era pra dar agilização no retorno ao filme... o que me remete a lembrança que havia uma tal fita de limpeza de cabeçote vhs

SBCVC200_00-IMS-pt_BR?$jpglarge$&wid=960

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, WLC disse:

depois de rodar por alguns segundos desliga o videocassete e mostra um código de erro no visor

Essas estão coladas, o erro é porque o motor não consegue puxar. 

43 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu nunca entendi porquê quando rebobinava ou ia pra frente a fita mantinha contato com o cabeçote rotativo e afins

Existem modelos de VCR onde a fita é recolhida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...