Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Pedro Chaves

PC não liga? GSOD! Placa de vídeo?

Recommended Posts

Fala galera, espero que esteja tudo tranquilo com vocês, porque pra mim, tá mais ou menos :(.

 

Pra começar, minha Config:

placa-mãe: Gigabyte 970a-DS3P

Processador: AMD FX-8350

Memória: Corsair 1x8GB 1600mhz

Placa de Vídeo: Sapphire R9 280X Toxic Edition (espero não precisar trocar essa belezinha :()

Fonte: Corsair RM750 Gold

Windows: Win 7 64Bits

Driver Vídeo: Crimson ReLive 17.11.4

 

É o seguinte, o problema que deu aqui no meu PC parece ser daqueles que pode ser UM MILHÃO de coisas que estão causando-o, então

tentarei ser breve na minha explicação do que aconteceu.


 Eu estava jogando o jogo DOOM (o novo), quando de repente ocorreu pela primeira vez na minha vida a conhecida GSOD (GreyScreen Of Death). Consegui reiniciar o PC normalmente, e jogando novamente DOOM por 2-3 minutos umas 2 ou 3 vezes, novamenteGSOD todas as vezes. Consegui fazer durante uns 5 minutos o stress de video do GPUZ e não aconteceu nada, porém, as 3 ou 4 vezes que eu coloquei pra rodar o 3D Mark bem pesadinho pra exigir bastante do PC, GSOD! Minha primeira dedução = Placa de Vídeo zuada (Pelamor, NÃO!!!!).

Obs: Vi pessoas reclamando de acontecer GSOD depois de uma atualização do driver de vídeo, e fazia uns 2 ou 3 dias que eu tinha atualizado o driver para o Crimson ReLive 17.11.4.

https://forums.techguy.org/threads/sapphire-tri-x-r9-280x-3gb-oc-grey-screen-issue.1148500/ (Link com um problema igual ao meu, porém, não consigo aplicar o que diz para fazer neste link).

 

 Foi ai que o computador começou a não querer ligar mais :eek::o:(. O alto-falante da um beep normal, como se tudo estivesse bem, porém, a tela fica preta e a tela de boot não aparece (e tenho certeza que não é o monitor). Quando ligo o PC, da pra ouvir que o cooler do processador da aquela "arrancada" normal, o beep do alto-falante acontece, e ai o cooler do processador, que era pra ficar mais "quietinho", parece que fica travado em uma velocidade um pouco alta, e eu sei que isso não é normal, o normal é ele ficar mais lento e dar o boot. As primeiras vezes era só eu clicar o botão de reset e o PC dava boot normal, mas só nas primeiras vezes, agora não róla nada.

 

 Foi ai eu tentei colocar outra placa de vídeo, uma HD6770, que de primeira não funcionou, deu a mesma coisa em algumas tentativas de ligar e desligar o PC. Porém, sem saber porque, não mudei/troquei/tirei nenhum periférico, o PC deu boot normal e até consegui desligar e ligar de novo e usá-lo sem problemas. Coloquei a R9 280X novamente pra ver se o PC tinha voltado a funcionar, mas não deu boot, o mesmo problema tava lá. Ai, coloquei DE NOVO a HD6770 porque eu tinha que usar o PC, maaaaaas.... parou de dar boot DE NOVO o PC. Só que depois de algumas tentativas de ligar e desligar o PC, deu boot com a HD6770 e estou usando o PC agora com ela sem problemas.

 

Testei a R9 280X com outra fonte e não rolou. Memória pelo que eu vi não é o problema. Vi que um dos cabos de energia da GPU tava impedindo que um dos coolers rodasse, porém, a placa estava rodando a 82º no máximo, o que eu duvido que seria o necessário para queimar ou estragar algum componente da GPU.

 

A minha dúvida agora é apenas:

É problema com a GPU mesmo, ou pode ser a placa-mãe? Ou é outro problema/periférico? Ou, só Deus sabe?

 

Essa foi minha tentativa de ser breve, porém, acho que para um problema desse é bom eu contar tudo que aconteceu para quem manja do assunto poder ter uma ideia boa do que pode ter acontecido.

 

Se você leu até aqui, valeu mesmo!

 

Espero que alguém possa me ajudar (dizendo que é a placa-mãe, porque tô sem grana pra comprar um equivalente a R9280X :tw_bawling:).

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×