Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel core i3 4170 - aquecimento


Posts recomendados

Fala galera, beleza?

Eu tenho um computador gamer (bom até) e de uns dias para cá, decidi fazer download de alguns programas e testar em quantos graus está chegando meu processador e placa de vídeo. E então tenho me assustado com o resultado..

 

Com o computador em idle ele bate de 55 a 64 (ocioso)

 

Jogando algum jogo (LOL por exemplo) ele bate 80 a 82 graus..

 

Abaixo irei deixar uma foto com o computador ocioso:

 

 

 

 

iF4T5XF.png

 

---------------------------------------------

 

 

Eu tava pensando em colocar um WC para ver se meu computador dá uma boa "aliviada", porém, não sei se os graus que ele está chegando é o certo e muito menos se minha placa-mãe é compatível com um WC.

 

Deixarei algumas informações sobre meu PC abaixo:

 

Processador: Core i3 4170 3,70 GhZ + Cooler Box (4° Geração)

placa-mãe: Gigabyte GA-H81M-H 

HD: 500GB Externo + 500GB Interno

Memória: 4GB DDR3

Placa de Vídeo: AMD Radeon R7 260X Series 2GB GDDR5

Gabinete: Aerocool - Aero 800 Preto

 

Gostaria de saber a opinião de vocês o que acham, se devo ou não comprar um WC ou AW. Se sim, qual possam me indicar.

 

Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema não está no cooler em si pois seu processador era para produzir pouco calor. Faça uma limpeza e troque a pasta térmica que deve ser mais do que suficiente para abaixar suas temperaturas. Seu gabinete conta com ventoinhas? Fez gerenciamento de cabos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Então irmão, tudo bem?

Eu comprei meu computador na CHIP ART, e eles me mandaram o computador impecável. Todo o cabeamento está por fora da placa-mãe (os cabos meio que dão a volta no gabinete e sai do lado da placa-mãe) justamente para isso, evitar o aquecimento. Tanto é que eles me forneceram um vídeo de como meu computador está saindo da loja (posso disponibilizar caso necessário). Eu troquei a placa-mãe recentemente, coisa de umas 3 a 4 semanas, pois tive um problema com os cabos USB e Ethernet e comprei uma placa-mãe nova. E quando fui colocar o processador, ele estava bem de boa no quesito da pasta térmica. (Mesmo assim poderia ser problema com a pasta térmica?!)

 

E não, não contém ajuda de ventoinhas, irmão. A unica ventoinha que contém nele é o cooler box do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@IgorAlexandre Você trocou de placa-mãe e reaproveitou a pasta térmica? Não pode cara, você tem que limpar (com álcool isopropílico) e passar a pasta novamente. E tem de colocar a quantidade certa que é um grão de ervilha no centro do processador, quando você colocar o dissipador em cima ele espalha corretamente a pasta pelo processador sem criar bolhas de ar. Tem que checar se as presilhas do cooler estão bem presas também.

 

Seu gabinete não contém uma única ventoinha? Qual o modelo dele? Sugiro colocar pelo menos uma para criar um fluxo de ar dentro dele.

 

Falo isso porque seu processador é um i3 de entrada, para ele superaquecer algo tem de estar errado aí, não é normal. Lembrando que você deve usar uma boa pasta térmica como a DeepCool Z5 por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Bom dia mano, tudo bem?

Então, o álcool isopropílico eu poderia passar em um algodão, passar no processador para limpar e depois precisa secar ou então é só colocar uma gotinha de pasta térmica e montar normalmente?

 

Meu gabinete é um K280, irei deixar abaixo uma foto dele, maninho

gabinete_gamer_cooler_master_atx_midtowe

 

 

 

Irei encomendar essa pasta térmica o quanto antes, meu amigo!

----------------

Irei disponibilizar uma nova imagem de como fica a temperatura do meu processador com algumas coisas aberta alem do jogo que eu jogo:

 

temperatura.png.73ae4b342ee6c9593884a22dd9809f08.png

processos.thumb.png.87142c268cf04f2170f0172da12a76eb.png

 

 

--------------

 

Levando em consideração que só fica assim quando fica com "bastante" coisa aberta, realmente precisaria de um WC ou seria bom primeiramente eu testar trocar a pasta térmica, olhar as presilhas do box pra depois então add um WC? O que você me indicaria, irmão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem alguma coisa errada, por enquanto vamos só trocar a pasta e colocar uma ventoinha.  É como eu disse, esse processador é de baixo desempenho, não era para gerar tanto calor assim, algo está errado. Ou é pasta térmica seca, cooler mal encaixado, gabinete sem ventilação, etc.

 

Além de trocar a pasta térmica compre uma ventoinha de 120mm como essa da DeepCool e coloque na parte de trás do gabinete como exaustor (jogando o ar de dentro do gabinete para fora). O gabinete fica com a lateral quente? Você também pode testar se o dissipador está esquentando ou não, quando a temperatura acusar + de 80ºC, COM MUITO CUIDADO, trisque o dedo no dissipador de calor do processador, se ele não estiver quente então não está ocorrendo transferência de calor do processador para ele, se ele estiver quente de não ter como manter o dedo então é a circulação de ar que está ruim.

 

Comprar um watercooler (ou qualquer cooler grande) para um i3 seria como comprar pneus de corrida para por em um gol 1.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Amigo, acabei de desligar o computador e abri-lo para ver como está a pasta térmica, e acredito que já achei o problema. A pasta térmica está seca, muito seca. E o dissipador está MUITO QUENTE! Fora que a lateral do gabinete também está fervendo de quente.

 

E pelo que estava vendo, meu gabinete dá para instalar mais 2 coolers. Um atrás e na lateral que está esquentando. Ai poderia ser os dois como exaustor?

 

Ainda essa semana farei meu pedido na Kabum da pasta térmica e da fan que você me mandou os links.

Assim que chegar irei instalar e falarei os resultados. Muito obrigado, meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@IgorAlexandre De acordo com a CoolerMaster (fabricante do seu gabinete) cabem 3 ventoinhas de 120mm, uma na frente, uma atrás e uma na tampa lateral.

 

Você tem que colocar as ventoinhas de forma que criem um fluxo de ar dentro do gabinete, seguindo a seguinte orientação (não é o seu gabinete, é só um exemplo):

upload_2016-1-18_13-56-17-png.71169

 

No seu caso seria uma na frente jogando ar para dentro, um na tampa lateral jogando ar para dentro e a de trás jogando o ar para fora. Vamos ver se assim resolve seu problema de superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Bom dia mano!

 

Então, efetuei a compra dos dois coolers e da pasta térmica, agora só esperar chegar (com a entrega ninja da kabum é provável que chegue amanhã). Só que fiquei me perguntando, será que daria para liga-los direto na placa-mãe? Ou teria que comprar algum adaptador molex para conectar na fonte?

 

Outra dúvida.. Ao invés de passar o álcool isopropílico, não teria alguma outra coisa que eu possa passar? Porque se eu for comprar pela internet (mercado livre) vai chegar só semana que vem..

 

Ah, e sobre os coolers, no meu gabinete na parte da frente onde fica os dois HD, tem um cooler (puxando o ar pra dentro, provavelmente para esfriar o HD), ai eu colocaria um atrás como exaustor e um na lateral jogando o ar para dentro também?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@IgorAlexandre O álcool isopropílico você encontra em lojas de informática, material elétrico e pode até pedir para fazerem em farmácias de manipulação, ele é o limpador mais utilizado por conter pouca água, elimina os resíduos e evapora facilmente. Não conheço outra coisa que você pode usar pois toda vida usei ele.

 

Quanto às ventoinhas você está certo, uma atrás como exaustor e uma na lateral jogando ar dentro. Muitas placas-mãe possuem conectores de 3 ou 4 pinos que essas ventoinhas usam mas dando uma olhada rápida no manual da sua placa-mãe e ela conta com apenas 1.

 

fan.jpg

 

A outra ventoinha você liga na fonte mesmo por um cabo molex, acho que essas ventoinhas vem com os 2 conectores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

 

Irmão, os cooler e pasta térmica acabou de chegar. Instalei tudo em coisa de 5 minutinhos, liguei o computador, abri muitas coisas e já vi uma diferença absurdamente GRANDE! Irei deixar as fotos abaixo de como está atualmente.

 

 

Computador OCIOSO:

3KTPaHZ.png

 

 

E agora vou disponibilizar a imagem de quantas coisas contém aberto e em quantos graus meu computador está operando.

Gerenciador:

vpeMSxu.png

 

 

Temperatura:

gJINkb2.png

 

 

-------------------

 

De quase 100 graus operando com menos coisas aberto, para várias coisas abertas e rodando em 60-55 graus, a diferença foi incrivelmente e exacerbadamente grande. Tá ai o resultado.

Irmão, muito obrigado, de coração! E perdoe-me pelo incomodo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...