Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS em jogos no meu notebook


Posts recomendados

Seguinte, tenho um notebook da marca acer, desde uns tempos atrás eu noto uma queda de fps nos games, jogos como: CS, Fortnite, LOL, Paladins estou jogando eles com fps a 60 e do nada ele dropa pra 8, 10, 15 e dps volta ao normal, o que os senhores acham q pode ser? as quedas duram uns 1/2 segundos e dps voltam ao normal, poderiam me ajudar?

Já fiz a limpeza, adicionei pasta termica então podem descartar o problema ser super aquecimento.

Configs do Notebook:

RAM: 8GB
Processador: Intel Core i5-4200U
Chip Integrado: Intel HD Graphics 4400
Windows: 7 ultimate

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sempre usou o windows 7?na minha opnião  isso seria aquecimento(que é normal em notebooks). Uma recomendação é sempre desativar(em maquinas mais fracas ou que estejam com framedrops e afins) o painel da steam, origins dentro do jogo.

EU rodaria um teste de disco, porque dependendo do problema(setor lento por exemplo) pode gerar em travamentos do genero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro - Intel HD graphics não é lá a melhor GPU do mercado.

Segundo - O notebook é um computador compacto e em jogos ele geralmente esquenta muito e muito calor reduz as frequencias do processador.

Terceiro - A GPU integrada consome sua memória RAM para mostrar vídeo na tela, ela depende da RAM nesse caso memórias RAM com frequencia mais alta podem acarretar em um ganho de FPS, até porque você não possui placa de video dedicada.

Quarto - Os processadores mobile(processadores notebook) eles tem um perfil de consumo de energia mais baixo com clocks mais baixos e geralmente dual cores. E é comum você encontrar jogos hoje em dia exigindo pelo menos 3,2Ghz de clock do processador.

 

Você pode tentar melhorar comprando uma mesinha com cooler pra notebook, essas mesas tem 2 ou 3 coolers que jogam ar frio no notebook o tempo todo, isso pode melhorar o problema de aquecimento e assim o processador pode trabalhar melhor, só porque você adicionou pasta térmica não significa que seu processador não vá esquentar.

Tente fazer uma limpeza no sistema, jogar arquivos que você não usa fora, faça uma desfragmentação do sistema.

Desabilite processos que ficam no plano de fundo consumindo memória e processamento.

Quando você fez a limpeza lembrou de passar uma borracha branca nos contatos das memórias ram? Isso ajuda a tirar a sujeira que atrapalha a condução elétrica e muitas vezes melhora o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, EricLS disse:

Primeiro - Intel HD graphics não é lá a melhor GPU do mercado.

Segundo - O notebook é um computador compacto e em jogos ele geralmente esquenta muito e muito calor reduz as frequencias do processador.

Terceiro - A GPU integrada consome sua memória RAM para mostrar vídeo na tela, ela depende da RAM nesse caso memórias RAM com frequencia mais alta podem acarretar em um ganho de FPS, até porque você não possui placa de video dedicada.

Quarto - Os processadores mobile(processadores notebook) eles tem um perfil de consumo de energia mais baixo com clocks mais baixos e geralmente dual cores. E é comum você encontrar jogos hoje em dia exigindo pelo menos 3,2Ghz de clock do processador.

 

Você pode tentar melhorar comprando uma mesinha com cooler pra notebook, essas mesas tem 2 ou 3 coolers que jogam ar frio no notebook o tempo todo, isso pode melhorar o problema de aquecimento e assim o processador pode trabalhar melhor, só porque você adicionou pasta térmica não significa que seu processador não vá esquentar.

Tente fazer uma limpeza no sistema, jogar arquivos que você não usa fora, faça uma desfragmentação do sistema.

Desabilite processos que ficam no plano de fundo consumindo memória e processamento.

Quando você fez a limpeza lembrou de passar uma borracha branca nos contatos das memórias ram? Isso ajuda a tirar a sujeira que atrapalha a condução elétrica e muitas vezes melhora o desempenho.

Não acredito que o hardware seja o problema, principalmente no LOL E CS... Segue foto de um notebook i3 3110M, 4GB RAM + intel 4000, rodando em resolução nativa....

 

 

5a2689aebd68e_HP-001.thumb.jpg.930973c86104160753efc960b6362acf.jpg

 

Qual a temperatura da suas peças jogando?

Como está o consumo de recursos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski O problema é a GPU Intel graphics que está gargalando com o processador e as temperaturas tem uma grande influencia sobre isso também, então se o problema é temperatura o problema é hardware, se a GPU tá gargalando o problema é hardware. 

 

@Pedro Loyola

O seu problema tá no hardware O Intel HD Graphics tá gargalando com o processador, como eu disse esse intel HD graphics não é uma das melhores GPUs pra rodar games ela é muito fraca. Ela tem pouca performance pra muito processador. Até as APUs da AMD são melhores que os Intel HD Graphics, não é toa que a Intel fez parceria com a AMD pra fazer um processador mais potente junto a tecnologia da Intel Core com as APUs AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, EricLS disse:

@Matheus Andrei Jankovski O problema é a GPU Intel graphics que está gargalando com o processador e as temperaturas tem uma grande influencia sobre isso também, então se o problema é temperatura o problema é hardware, se a GPU tá gargalando o problema é hardware. 

 

@Pedro Loyola

O seu problema tá no hardware O Intel HD Graphics tá gargalando com o processador, como eu disse esse intel HD graphics não é uma das melhores GPUs pra rodar games ela é muito fraca. Ela tem pouca performance pra muito processador. Até as APUs da AMD são melhores que os Intel HD Graphics, não é toa que a Intel fez parceria com a AMD pra fazer um processador mais potente junto a tecnologia da Intel Core com as APUs AMD.

Mas seguinte, na foto que os FPS está alto acima dos 80, é um notebook inferior ao do nosso colega que está com problema, ele é de terceira geração com uma intel 4000. Evidentemente que a GPU está sofrendo gargalo, minha duvida é a seguinte, porque um i3 de sexta geração está rodando com a metade do desempenho, sendo que em testes de comparação da intel a 520 se sai muito melhor. O notebook do nosso colega deveria estar rodando melhor que o meu antigo. Estou comparando os dois notebooks.... o do nosso colega é de quarta, logo deveria em tese deveria ser um pouco melhor....

 

Vamos aguardar os testes por parte dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera desculpe a demora para responder, a situação é q n é super aquecimento, os componentes mal batem 70º C, eu tenho essa ventoinha em baixo do pc e quando ligo ela, parece q a coisa piora.

No lol acontece raramente, tem dias que acontecem tem dias que não, mas no CS acontecia direto mas a situação é q n é travamento, é queda de FPS eu to la de boa com meus 120 e do nada vai pra 30 (POR ALGUNS SEGUNDOS) e dps volta ao normal, já desativei o painel da steam lá, e eu usava o Win 10 e mudei para o 7 ocorre o mesmo problema em todos os SO...

Um amigo meu tem um notebook igual o meu só q com i3 e ele joga a fps menores q o meu mas n acontece isso entende? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo, perfeitamente, eu estou na luta a uns 3 meses.. uma coisa que resolve bastante em alguns casos e remover o driver MEI do computador.... Intel Management Engine Interface.

 

Já chegou a monitorar o uso de CPU e GPU?

 

Seu sistema utiliza qual solução antivírus? Ele está bem otimizado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Compreendo, perfeitamente, eu estou na luta a uns 3 meses.. uma coisa que resolve bastante em alguns casos e remover o driver MEI do computador.... Intel Management Engine Interface.

 

Já chegou a monitorar o uso de CPU e GPU?

 

Seu sistema utiliza qual solução antivírus? Ele está bem otimizado ?

já cheguei sim, amigo fica tudo nos conformes unica coisa q n dá pra ver q as vezes fica 100% é o HD, eu não uso anti-virus, acho meio desnecessário, e também não pode ser virus porque como já disse formatei inumeras vezes

 

Como eu posso desinstalar esse MEI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, caso voce ache que é o HD que está causando esses problemas de desempenho, baixe o HD tune e verifique se existe algum problema relacionado a saúde do mesmo.. caso esteja tudo dentro dos conformes, instalar um bom desfragmentador e passe em seu disco, caso esteja utilizando windows 10, nos momentos de hd 100% vá no gerenciador de tarefas e veja se consegue verificar qual o serviço que está demandando tantos recursos...  Rode o teste de Unigine Heaven - Heaven benchmark e coloque aqui os resultados.

adicionado 0 minutos depois
12 horas atrás, Pedro Loyola disse:

já cheguei sim, amigo fica tudo nos conformes unica coisa q n dá pra ver q as vezes fica 100% é o HD, eu não uso anti-virus, acho meio desnecessário, e também não pode ser virus porque como já disse formatei inumeras vezes

 

Como eu posso desinstalar esse MEI?

Tente remove-lo pelo gerenciador de dispositivos... não esqueça de monitorar com MSI, seria de fundamental importância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski eu lembro que quando eu tinha bateria, eu usava meu carregador quando acontecia esse drop o meu carregador meio q saia e voltava dnv é como se eu tivesse tirado ele e botado dnv, aí ele meio q entrava no modo de economia de energia(trazendo o drop) e dps voltava.

Já fiz a saúde e está tudo de boa com HD. :/

22 horas atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Bom dia, caso voce ache que é o HD que está causando esses problemas de desempenho, baixe o HD tune e verifique se existe algum problema relacionado a saúde do mesmo.. caso esteja tudo dentro dos conformes, instalar um bom desfragmentador e passe em seu disco, caso esteja utilizando windows 10, nos momentos de hd 100% vá no gerenciador de tarefas e veja se consegue verificar qual o serviço que está demandando tantos recursos...  Rode o teste de Unigine Heaven - Heaven benchmark e coloque aqui os resultados.

adicionado 0 minutos depois

Tente remove-lo pelo gerenciador de dispositivos... não esqueça de monitorar com MSI, seria de fundamental importância.

 

1.png

2.png

3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Loyola Formatação limpa é basicamente apagar todos os dados e partições do HD e deixar o HD como ele vem de fábrica, então você instala o sistema operacional limpo criando novas partições, ao contrário do outro modo que simplesmente instala o windows sobrepondo o antigo e mantendo todos os seus dados, aplicativos, arquivos e configurações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aposto fortemente que é o driver MEI.  No windows 10 e 8 acontece esse queda de FPS ?

 

Esse driver MEI geralmente eu removo, instalando outro em cima, mas como voce está usando windows 7, daria para fazer isso, pelo painel de controle.... porém teste sem ele, caso não de certo, procure encontrar um driver MEI no site oficial do fabricante, caso contrário não vale a pena usar o windows 7. Qual o sistema operacional recomendado para seu notebook ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, EricLS disse:

@Pedro Loyola

E desfragmentação de disco, já tentou, provavelmente o disco tá super fragmentado, o que atrapalha muito na hora buscar arquivos ocasionando quedas de desempenho. Seria uma boa tentativa talvez instalar o windows 8 ou o 10 no lugar do 7 pelo pra ver se acontece o mesmo.

Pode ser sim. Porém é difícil de acontecer, devido ao fato do windows desfragmentar automaticamente a toda semana em um dia especifico, se o serviço está travado é totalmente possível.

 

Caso seja instalado o windows 8 ou 10 para testes, deveria ser instalado apenas o driver de vídeo, a steam e os dois complementos DX e C++; Após isso execute o jogo e teste. Observe o fps através do comando cl_showfps 1.

 

Caso os travamentos parem, pode ter certeza que o MEI está ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Pode ser sim. Porém é difícil de acontecer, devido ao fato do windows desfragmentar automaticamente a toda semana em um dia especifico, se o serviço está travado é totalmente possível.

 

O Windows desfragmenta sozinho, mas acredito que pra isso acontecer o usuário tem que programar manualmente, além do mais o PC tem que ficar em desuso durante a fragmentação por bastante tempo porque geralmente dura horas ou senão atrapalha a organização dos arquivos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.a00d9e5330a8989b27a060e785536728.pngEle desfragmenta de maneira automática, porém é a cada mês, eu estava enganado quanto a frequência.

 

Mudando um pouco de assunto: Diferença. Olhe esse tópico para ver se consegue compreender a tal diferença entre as fotos dos notes que postei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2017 às 16:37, Matheus Andrei Jankovski disse:

Pode ser sim. Porém é difícil de acontecer, devido ao fato do windows desfragmentar automaticamente a toda semana em um dia especifico, se o serviço está travado é totalmente possível.

 

Caso seja instalado o windows 8 ou 10 para testes, deveria ser instalado apenas o driver de vídeo, a steam e os dois complementos DX e C++; Após isso execute o jogo e teste. Observe o fps através do comando cl_showfps 1.

 

Caso os travamentos parem, pode ter certeza que o MEI está ok.

Bom dia/tarde/noite desativei e nada mudou...

adicionado 18 minutos depois

 

O drop de FPS é identico a esse aí amigo identico mesmo, mas a solução não é essa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...