Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• diego_moicano

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
MrVictor

Vírus do Windows ataca Ubuntu, e vice versa?

Recommended Posts

Boas pessoal, é o seguinte: Tenho uma máquina com Windows 10 e Ubuntu em dual boot.

Queria saber se o Windows for infectado por um vírus, este vírus pode atacar/trabalhar quando eu estiver usando o Ubuntu?

E se o Ubuntu for infectado, o vírus pode atacar/trabalhar quando eu estiver usando o Windows?

Dei uma pesquisada na internet, mas a única coisa que consigo encontrar é "porque linux não pega virus"  rs.

Grato desde já! Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, MrVictor disse:

Boas pessoal, é o seguinte: Tenho uma máquina com Windows 10 e Ubuntu em dual boot.

Queria saber se o Windows for infectado por um vírus, este vírus pode atacar/trabalhar quando eu estiver usando o Ubuntu?

E se o Ubuntu for infectado, o vírus pode atacar/trabalhar quando eu estiver usando o Windows?

Dei uma pesquisada na internet, mas a única coisa que consigo encontrar é "porque linux não pega virus"  rs.

Grato desde já! Abraços.

Impossível.

São sistemas completamente diferentes, o que pode acontecer é você conseguir por um azar do destino ter o PC infectado por "Virus X123" feito para Windows, e o cara que criou o virus de mesmo nome também criou um para Linux de mesma nomenclatura. Agora o vírus que infectou o Windows atrapalhar o Linux e vice-versa sem chance.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível sim criar um vírus assim, desde que você tenha acesso total à partição do Windows enquanto está no Linux. Tipo, eu posso criar um vírus que ao infectar o Linux, inclui também um binário pra Windows e o poe no startup do Windows.

Então, tecnicamente é possível sim. Entretanto, a complexidade de se fazer isso é bem alta e pode variar de caso pra caso, não faria sentido alguém perder tempo pra tentar criar uma solução decente que cubra quase todos os casos. É algo que requer conhecimento, tempo e muita paciência. Eu diria que não vale o esforço e provavelmente não há nenhum vírus desses em circulação atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

@MrVictor

Boa noite!

Nenhum malware vai "trabalhar" enquanto o sistema estiver desligado. Então se estiver no Windows, nada acontece no seu Linux e vice-versa.
Quanto às vias de infecção, apesar de improvável, é possível ser contaminado por malwares que atacam ambos os sistemas.  
Existem malwares que podem atacar diferentes plataformas. Veja:  https://codigofonte.uol.com.br/noticias/cavalo-de-troia-multiplataforma-ataca-windows-mac-e-linux

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

@Breaker posso ter entendido errado o que você disse, mas pelo que entendi você está dizendo que não tem como ser afetado no Windows enquanto está no Linux e vice-versa. Se for isso, está errado.

Eu posso sim estar rodando Linux e baixar algum programa que "instala" um vírus no Windows, e vice-versa. Tudo o que eu preciso é ter acesso sem restrições à partição do Windows. Se essa condição for estabelecida, só tenho que mover um binário (compilado pra windows) pra partição dele e por um atalho na pasta de Start Up do Windows apontando pra esse binário. Assim, quando ele iniciar o Windows vai rodar o vírus junto.

https://security.stackexchange.com/questions/126948/dualbooting-windows-and-ubuntu-can-i-get-windows-viruses-malware-while-running

Com certeza é algo que não compensa perder tempo fazendo. Mas é possível.

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, RafaelCLP disse:

posso ter entendido errado o que você disse, mas pelo que entendi você está dizendo que não tem como ser afetado no Windows enquanto está no Linux e vice-versa

@RafaelCLP

Então, como você já tinha explicado que isso era possível, eu não comentei. O que falei foi outra coisa, que enquanto se está em um sistema operacional, o outro está parado e dessa forma não tem como um malware "trabalhar" no outro sistema. Contaminar é possível, mas se o outro sistema não for iniciado, não vai acontecer nada.

Att,

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Senhores, minha dúvida já foi sanada com as respostas de todos. Na verdade, o que eu quero, é deixar um sistema secundário só pra fazer acesso em sites de bancos, pagar contas, etc. Dessa maneira, seria seguro, certo? Aliás, mais seguro do que usar só um sistema pra tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
    8 minutos atrás, MrVictor disse:

Senhores, minha dúvida já foi sanada com as respostas de todos. Na verdade, o que eu quero, é deixar um sistema secundário só pra fazer acesso em sites de bancos, pagar contas, etc. Dessa maneira, seria seguro, certo? Aliás, mais seguro do que usar só um sistema pra tudo.

Seria seguro sim. Mas se esse sistema secundário for o Ubuntu, eu acho que seria mais fácil simplesmente criar uma máquina virtual.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 21 horas atrás, RafaelCLP disse:

Seria seguro sim. Mas se esse sistema secundário for o Ubuntu, eu acho que seria mais fácil simplesmente criar uma máquina virtual.

mas se eu criar uma máquina virtual, não correria o risco, digamos, de um tipo de keyloger pegar td o q estou digitando? mesmo sendo uma vm, estou com o sistema principal ligado e usando ele pra mexer na vm? Ou não tem nd a ver?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    2 minutos atrás, MrVictor disse:

mas se eu criar uma máquina virtual, não correria o risco, digamos, de um tipo de keyloger pegar td o q estou digitando? mesmo sendo uma vm, estou com o sistema principal ligado e usando ele pra mexer na vm? Ou não tem nd a ver?

Excelente ponto. Acredito que o keylogger pegaria sim o que você digita na VM. Se está preocupado com keylogger, a solução de dual boot é melhor mesmo. Os bancos que eu uso não me pedem pra digitar a senha, e sim clicar nos botões com os números, então acho que fica um pouco mais seguro.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Pois é, eu uso também esse sistema que você clica nos números. Isso é exatamente pra evitar os keylogers? acho que sim né?

Obrigado a todos! Se quiserem, podem fechar o tópico.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
    5 minutos atrás, MrVictor disse:

Pois é, eu uso também esse sistema que você clica nos números. Isso é exatamente pra evitar os keylogers? acho que sim né?

Obrigado a todos! Se quiserem, podem fechar o tópico.

Abraços!

É sim, keyloggers salvam o que você pressiona no teclado. Lembro que beem antigamente, uma vez fizeram um malware que quando você clicava com o mouse ele tirava uma screenshot e cortavam um quadrado de certo tamanho em volta do ponteiro, servindo como algo tipo "clicklogger". Mas nunca mais ouvi falar de algo do tipo, e deve ser meio complicado sair olhando pra milhares de imagens de várias pessoas infectadas até achar algo interessante, então creio que não seja tão comum.

Detalhe que um keylogger salva o título da janela que você está digitando, e isso ajuda muito a saber em que parte do texto procurar por algo, mas com VM ele só vai saber que foi digitado algo dentro da VM sem saber onde exatamente, já dificultando bastante.

Editado por RafaelCLP

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, RafaelCLP disse:

um malware que quando você clicava com o mouse ele tirava uma screenshot e cortavam um quadrado de certo tamanho em volta do ponteiro, servindo como algo tipo "clicklogger"

Realmente deve ser raro, mas é bastante conhecido. É o screenlogger. 

A cartilha do CERT fala dele: https://cartilha.cert.br/glossario/#s e https://cartilha.cert.br/malware/

Att,

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, o que vou fazer é o seguinte: Estou criando uma vm, e já deixo os links dos bancos salvos nos favoritos. Isso já evita de ter que digitar o endereço do banco. E pra acessar, é sempre com clicks nos botões de senha. Dessa forma, acho difícil dar "bode" por conta de um keyloger. E manterei um antivirus na vm também. É que na minha máquina, eu nem uso antivirus, mas baixo imagem nela periodicamente pra "manter a segurança" rs. Mas pra evitar qualquer coisa, vou de VM pra acessar os bancos.

valeu pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais