Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabeamento horizontal empresarial como passar telefonia em fibra


Posts recomendados

Boa tarde,
Estou fazendo um projeto de cabeamento para uma empresa como objetivo de nota do PFC do meu curso.
No entanto tenho uma dúvida, a empresa é muito grande e queria usar fibra no cabeamento de backbone ou seja puxar fibra da sala de telecomunicações até os armários de telecomunicações espalhados pela empresa, isso diminuiria drasticamente o número de cabos. Tenho dúvidas apenas sobre a telefonia que é em uma central semi digital, é possível passar na fibra ou não? Segundo relatos só é possível passar na fibra VoIP isso está certo ou tem meios de passar telefonia semi digital ou digital no caso da mudança da central, e o que seria preciso para passar essa telefonia na fibra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fibra será usada para transporte do TCP/IP. Nesse caso a telefonia tem que ser VoIP. Essa é a tendência atual, substituição da telefonia legada por VoIP.

 

Até é possível usar uma ou mais unidades remotas de um PABX digital e interligá-las usando fibra, mas esta solução possivelmente terá um custo mais elevado que o VoIP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender da quantidade de ramais e troncos necessários. Preços de telefones VoIP consegue facilmente na internet, mas a central VoIP vai ter que contactar uma empresa: Intelbras, Cisco, Damovo, NEC, Alcatel. E também existem soluções open source, como Asterisk e Elastix. Veja aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...