Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 1700 "travado" em 3,2Ghz


ThiagoCsc

Posts recomendados

Boa tarde, vi um tópico quase igual a esse aqui no fórum mas ainda sim não conseguir tirar minha duvida.
Tenho um ryzen 7 1700 junto com uma placa-mãe gigabyte AB350 Gaming 3, fonte evga 600W, meu processador fica trabalhando em 3,2Ghz e raramente da picos de 3,7 mesmo usando programas para estressar o processador ele não sobe, mesmo estando frio, tenho a versão da BIOS F10 a mais recente, W10 tudo em dia com as att e mesmo assim ele não vai para frente, não estou achando que está devagar o processador, mas acho que ele pode ir um pouco além entende?
A impressão que dá é que parece que a placa-mãe limita ele, não sei muito bem o que está acontecendo e não conseguir achar tópicos pela internet que ajudasse em algo.
Se alguém ai tiver um palpite ou uma dica do que fazer agradeço muito desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No Cinebench era para subir os clocks.

Gabinete bem refrigerado? Qual temperatura máxima que teu processador chegou? Se a temperatura estiver alta ele não entra no modo boost.

Sua placa-mãe aguenta este processador, ainda mais sem overclock, VRM razoável e com dissipador de calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

No Cinebench era para subir os clocks.

Gabinete bem refrigerado? Qual temperatura máxima que teu processador chegou? Se a temperatura estiver alta ele não entra no modo boost.

Sua placa-mãe aguenta este processador, ainda mais sem overclock, VRM razoável e com dissipador de calor.

Tenho curva de fan dele personalizada para deixar ele o mais frio possível, uso a gabinete aberto e ainda tenho coolers para jogar ar frio para dentro e jogar o ar quente para fora.
Usando o CPU-Z para estressar todos os núcleos ele fica na casa dos 55°C e cravado em 3,2 não sei que raios acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser alguma configuração errônea no BIOS. Deixou o Windows no modo desempenho?

Outra coisa, o clock do 1700 é de 3GHz, 3.7GHz é o modo boost em dois núcleos senão me engano. Ele não pega 3.7GHz em todos os cores, se você quer isso vai ter que fazer overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

Leu meu edit lá em cima?

Agora eu li, então eu já até tentei mexer na BIOS, mas todos clocks de todos os núcleos ficam em 3,2
Tem uma configuração na BIOS que desativando ela o processador fica cravado em 3,0 GHz e mesmo fazendo os testes ele não passa de 3,0Ghz também, fica cravado.....
Ativa crava em 3,2
Desativa crava em 3,0 =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não deixe o windows em alto desempenho, deixe ele no plano balanceado da AMD.

https://community.amd.com/community/gaming/blog/2017/04/06/amd-ryzen-community-update-3

 

Sobre o clock do seu processador, está normal. O turbo core de 3.7 é para apenas dois núcleos e 3.2 para todos os núcleos.

https://www.reddit.com/r/Amd/comments/5z60lw/how_does_turbo_boost_work_on_ryzen/

 

Sobre a BIOS, se pra você está bom, ok, mas não recomendo o uso da versão F10 pois foram encontrados alguns bugs e não tenho certeza se já consertaram, penúltima mensagem dessa página.

http://forum.gigabyte.us/thread/1542/original-am4-beta-bios-thread?page=77

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deixe o windows em alto desempenho, deixe ele no plano balanceado da AMD.

https://community.amd.com/community/gaming/blog/2017/04/06/amd-ryzen-community-update-3
 

@Zucchini

Cara que legal, eu não sabia desse plano de gerenciamento de energia para o Ryzen, já instalei ele aqui na minha maquina mas notei uma diferença, antes todos os núcleos ficavam em 3,2Ghz e nenhum núcleo dava esse pico para 3,7 era tudo cravado em 3,2 mas agora com esse plano de energia a quedas de clock q não haviam antes. (coloquei uma foto para mostrar melhor) antes de mudar o plano de energia aquela linha sempre se mantinha em na faixa dos 3,2 não havendo alteração.
Agora ele só abaixa e volta para 3,2 continua não indo para 3,7 =/
Ps. meu windows é o 10 64-bits apesar do cinebench falar o contrario...
 

Sobre a BIOS, se pra você está bom, ok, mas não recomendo o uso da versão F10 pois foram encontrados alguns bugs e não tenho certeza se já consertaram, penúltima mensagem dessa página.

http://forum.gigabyte.us/thread/1542/original-am4-beta-bios-thread?page=77

 

Em relação a BIOS foi uma tentativa para ver se mudava alguma coisa em relação ao processador estava usando a F8 pouco tempo atrás.

 

Diferença..PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perceba, o clock normal do processador é 3.0, o turbo boost dele funciona da seguinte forma. Se for executada alguma aplicação que demanda desempenho de todos os núcleos (o cinebench por exemplo) o turbo manda todos os oito núcleos para 3.2. Se for executada alguma aplicação que demanda desempenho de apenas um ou dois núcleos o turbo manda um ou dois núcleos para 3.7 e os demais permanecem a 3.0.

 

Até agora não vi nada de errado acontecendo ai...

 

Se quiser altera as preferencias do cinebench para apenas 2 threads e veja se o clock em um ou dois núcleos sobem para 3.7. Eu também tenho um R7 1700 mas ele está overclockado com o turbo, obviamente, desativado e estou com preguiça de mexer na BIOS desfazer o OC pra poder testar isso e depois ter que fazer de novo...

sfgsdf.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Zucchini disse:

Perceba, o clock normal do processador é 3.0, o turbo boost dele funciona da seguinte forma. Se for executada alguma aplicação que demanda desempenho de todos os núcleos (o cinebench por exemplo) o turbo manda todos os oito núcleos para 3.2. Se for executada alguma aplicação que demanda desempenho de apenas um ou dois núcleos o turbo manda um ou dois núcleos para 3.7 e os demais permanecem a 3.0.

 

Até agora não vi nada de errado acontecendo ai...

 

Se quiser altera as preferencias do cinebench para apenas 2 threads e veja se o clock em um ou dois núcleos sobem para 3.7. Eu também tenho um R7 1700 mas ele está overclockado com o turbo, obviamente, desativado e estou com preguiça de mexer na BIOS desfazer o OC pra poder testar isso e depois ter que fazer de novo...

sfgsdf.PNG



Entendi, eu fiz o teste aqui, mudei para 1 núcleo e depois para 2, mas mesmo realizando esses teste ele continua cravado sem dar alteração.
Pode ser a placa-mãe não pode?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Zucchini disse:

Qual programa você usou pra monitorar, pode enviar um print? Faz o teste com o HWiNFO64 monitorando os clocks.

 

Outra coisa, você ta rodando o teste com OpenGL ou CPU??? Você sabe que OpenGL ele usa a placa de video e CPU que é o processador né?

 Sobre o OpenGL e CPU eu sei sim, pelo menos isso kkk
Estou enviando os prints, rodei o cine e fiz os prints
 

2.PNG

3.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Acho q o amigo estar esquentando a cabeça a toa hein. O turbo é de 3,2GHz mesmo, esses 3,7 so em situaçoes especificas. Acho sacanagem esse marketing da intel e amd em divulgar o clock turbo de apenas um core, pois, raramente o cara vai ver isso na pratica. Por isso nunca considero essa informaçao, pra mim o q vale é o turbo em todos os cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...