Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema conta giros - conversor de pulsos


L.C.S

Posts recomendados

Boa noite, amigos !

 

Estou procurando um esquema eletrônico de um conversor de pulsos/sinais para conseguir instalar um conta giros em um carro de bobina dupla.

Vejo esses conversores à venda, porém gostaria de fazer um, acredito que possa usar algum transistor, diodo ou mosfet.

Não encontrei em lugar algum a maneira de como fazer essa peça para que o conta giros faça a leitura dos dois "meio sinais" que saem da bobina.

 

Se puderem ajudar, ficarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz muitos carros nos dias de hoje usam bobina dupla, a diferença é que elas vem no mesmo encapulsamemto. 

Outros usam 3 ou 4 sendo uma para cada cilindro. 

O objetivo Disso é eliminar o distribuidor mecânico, já que tudo é eletrônico fica muito mais fácil acionar as bobinas uma de cada vez com transistores. 

adicionado 4 minutos depois

Quanto ao dispositivo do amigo @L.C.S eu fiquei sem entender uma coisa: se a cada vez que uma bobina é acionada o motor da meia volta, porque precisa somar o sinal das duas? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @Mestre88 exatamente como você colocou, a cada meia volta 1 sinal, com isso o conta-giros chega apenas à metade. Ex: ao invés de chegar à 10000RPM ele marca 5000RPM no conta giros. Não sei se estou certo, mas entendi que a melhor maneira era conseguir juntar estes 2 "meio pulsos" em um pulso inteiro para que o conta giros realize a leitura de maneira correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Colocarei um dos lados da bobina em um lado do diodo, o outro lado da bobina em um lado do outro diodo e juntarei os dois cabos das saídas destes 2 diodos, formando apenas 1 cabo para ligar no conta-giros ?

 

Qual diodo seria mais aconselhável usar ?

 

Caso não funcione, apenas devo inverter os lados dos diodos para realizar novamente o teste ?

 

*Alguns conversores que encontrei na internet possuem apenas 3 fios (2 fios para bobina e um para a saída do conta-giros), como ficaria o exemplo da @Isadora Ferraz porém, outros são com 5 fios, estes três e mais 2 para alimentação (+ e -).

Teria outra lógica para chegar neste funcionamento ?

 

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

É tipo isso sim amigo. Por favor que este "lado da bobina" não seja o de alta tensão ok?

1n4007 pode dar certo

 

14 horas atrás, L.C.S disse:

3 fios (2 fios para bobina e um para a saída do conta-giros)

Algo como cada um dos 2 fios são no anodo do diodo e a saída seria os catodos comuns.

 

14 horas atrás, L.C.S disse:

Caso não funcione, apenas devo inverter os lados dos diodos para realizar novamente o teste ?

sim mas neste caso o resistor vai pro 12V

 

De novo.. nada de a.t. ... Acima de 12V já começo a tomar choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

É tipo isso sim amigo. Por favor que este "lado da bobina" não seja o de alta tensão ok?

1n4007 pode dar certo

 

Algo como cada um dos 2 fios são no anodo do diodo e a saída seria os catodos comuns.

 

sim mas neste caso o resistor vai pro 12V

 

De novo.. nada de a.t. ... Acima de 12V já começo a tomar choque.

O que seria o "Y" no diagrama ?

 

Entendo que os dois cabos da bobina seriam o "A" e "B", colocaria dois diodos 1n4007 na sequencia de cada um destes cabos, nas saídas dos diodos colocara um resistor, qual resistor devo colocar ?

 

Entendo que o numero "2" do diagrama seria a entrada do conta-giros.

 

Correto ?

 

Encontrei este esquema, porém nele não vai resistor.

 

Obrigado !

Contagiros.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coincidentemente neguinho já inventou isso então. Ou acho que me copiaram e voltaram no tempo com o capacitor de fluxo do desenho! Af... fraquinnha...

 

Coincidentemente

Contagiros.jpgo Y seria o ponto "Y" horizontal da sua imagem. Sua entrada do contagiros

2 (do outro post lá em cima!) = terra ou chassi ou gnd ou massa ou negativo da bat .. tantos nomes...

 

Provavelmente seu contagiro já tem resistor interno.

 

É.. parece que não é a.t. mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 11/01/2018 às 09:53, L.C.S disse:

Fiz o teste com os diodos 1n4007, tentei com os dois lados (catodo e anodo) e o conta-giros não fez a leitura dos sinais. Ficou parado.

 

Achei esse modelo também, porém não sei se faz algum sentido. Alguém pode me explicar ?

 

Obrigado !

Diagrama.PNG

 

 

 

fiz esse esquema e tava usando um conta giro monster 1,3,4,6 cilindros e meu uno e bobina dupla funcionou muito bem mais depois de 2 anos tive um problema no conversor e a bobina começo a falha ai so desativei o conversor e o carro voltou a funcionar tudo certo mais vou ter que troca o conversor

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 14/03/2018 às 08:52, Isadora Ferraz disse:

@L.C.S sim faz sentido. Só não sei porque não usaram 100K e 150nF. Pode usar.

@Diogo SD que chato isso hein? Um probleminha sempre dá mesmo. Mas ele é bem simples. Se quiser/puder/conseguir, verifique e troque peça

Gostaria de saber se esse esquema Eletrico daria certo usando resistor 100k e capacitor 150 NF em uno duas bobinas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Luís Fernando Corona disse:

esse esquema Eletrico daria certo usando resistor 100k e capacitor 150 NF

 

Em 14/03/2018 às 08:52, Isadora Ferraz disse:

não sei porque não usaram 100K e 150nF

Na década passada dava certo. Nesta também deve dar ...😁

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 02/01/2020 às 06:40, Isadora Ferraz disse:

 

Na década passada dava certo. Nesta também deve dar ...😁

Fiz o  conversor de pulsos mas usei resistor de 81k e deu certo mas não sei  se vai durar muito tempo pois não sei se foi correto pois só achei esse resistor 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Luís Fernando Corona disse:

Fiz o  conversor de pulsos mas usei resistor de 81k e deu certo mas não sei  se vai durar muito tempo pois não sei se foi correto pois só achei esse resistor 

Qualquer resistor acima de 47k e abaixo de 100k funciona. 

O mesmo vale para o capacitor, qualquer valor entre 100 e 220nF também dá certo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...