Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luminária Led Cree para aquário


Irlana Veloso

Posts recomendados

Olá Queridos(as),

Estou começando aprender a montar a luminária usando o led cree.
Gostaria tirar dúvidas com vocês.
1) É possível conectar o led cree diretamente fonte de alimentação sem usar o resistor? Como posso calcular a quantidade de led para fonte de alimentação aguentar ? Exemplo, se for 50 led cree de 3W ou seja 150 W, usando fonte de alimentação de 120W/12V / 10A, pode ? Porque ?
2) Driver Led não precisar usar o led, correto ?
3) Como faço para saber a quantidade máxima do led cree que o driver led aguentar?
4) Qual fio mais adequado para conectar as led cree? 0,5 mm² ou 0,75mm²?
5) É necessário usar dissipador de calor ? Onde posso comprar o mais barato, mais leve e bonitinho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Vai arriar a fonte, vai forçar a barra, não inventa moda.

2) Drive led é a fonte mais adequada para o led. Sem os leds é uma inutilidade.

3) Nos fale de quantos volts e da corrente desse seu led. Fica mais fácil para responder.

4) Depende do item 3.

5) Sem dissipador torra. Antes de iniciar o projeto, tem ideia do que representa 150W de iluminação por led? Isso vai gerar aproximadamente 15000 lumens, é muita luz, chega a ser um pouco mais forte que as luminárias de posto de gasolina. Dissipador não é barato, mas reduz bastante o custo se adicionar ventilação forçada. Por ser impossível disfarçar o dissipador em grandes potências (são naturalmente grandes), a solução é torná-lo parte do visual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

1) Vai arriar a fonte, vai forçar a barra, não inventa moda.

2) Drive led é a fonte mais adequada para o led. Sem os leds é uma inutilidade.

3) Nos fale de quantos volts e da corrente desse seu led. Fica mais fácil para responder.

4) Depende do item 3.

5) Sem dissipador torra. Antes de iniciar o projeto, tem ideia do que representa 150W de iluminação por led? Isso vai gerar aproximadamente 15000 lumens, é muita luz, chega a ser um pouco mais forte que as luminárias de posto de gasolina. Dissipador não é barato, mas reduz bastante o custo se adicionar ventilação forçada. Por ser impossível disfarçar o dissipador em grandes potências (são naturalmente grandes), a solução é torná-lo parte do visual.

Querido Sérgio, muito obrigada pela atenção e pela respostas. Tenho mais uns dúvidas.
1) Então tem usar o resistor, de qualquer jeito ? E quando for usar o resistor, qual fórmula usar para projeto todo ? Pode me falar uma exemplo, para eu compreender melhor...
2) Entendi, outra coisa..Driver Led não precisa o resistor ?
3) Tenho driver led PRI: 85~265Vac; SEC: 600mA; Max: 36Vdc. Então para usar esse driver, posso colocar quantas led de 3 W? E qual fio usaria ? 0,5mm² ou 0,75mm² ou 1 mm?
5) Entendi, tem outra opção de material para substituir o dissipador ? Outra dúvida, como escolher o tipo de dissipador ? Como saber o tipo de dissipador adequado para fazer o projeto de luminária ?
6) É necessário aplicar um cooler/ ventilação, mesmo tenha dissipador ? Como saber a quantidade de cooler que tem colocar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Irlana Veloso disse:

2) Entendi, outra coisa..Driver Led não precisa o resistor ?
3) Tenho driver led PRI: 85~265Vac; SEC: 600mA; Max: 36Vdc. Então para usar esse driver, posso colocar quantas led de 3 W?

2) não precisa.

3) para responder essa pergunta, preciso que me responda esta:

7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

3) Nos fale de quantos volts e da corrente desse seu led. Fica mais fácil para responder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...