Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Irlana Veloso

Luminária Led Cree para aquário

Recommended Posts

Olá Queridos(as),

Estou começando aprender a montar a luminária usando o led cree.
Gostaria tirar dúvidas com vocês.
1) É possível conectar o led cree diretamente fonte de alimentação sem usar o resistor? Como posso calcular a quantidade de led para fonte de alimentação aguentar ? Exemplo, se for 50 led cree de 3W ou seja 150 W, usando fonte de alimentação de 120W/12V / 10A, pode ? Porque ?
2) Driver Led não precisar usar o led, correto ?
3) Como faço para saber a quantidade máxima do led cree que o driver led aguentar?
4) Qual fio mais adequado para conectar as led cree? 0,5 mm² ou 0,75mm²?
5) É necessário usar dissipador de calor ? Onde posso comprar o mais barato, mais leve e bonitinho ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Vai arriar a fonte, vai forçar a barra, não inventa moda.

2) Drive led é a fonte mais adequada para o led. Sem os leds é uma inutilidade.

3) Nos fale de quantos volts e da corrente desse seu led. Fica mais fácil para responder.

4) Depende do item 3.

5) Sem dissipador torra. Antes de iniciar o projeto, tem ideia do que representa 150W de iluminação por led? Isso vai gerar aproximadamente 15000 lumens, é muita luz, chega a ser um pouco mais forte que as luminárias de posto de gasolina. Dissipador não é barato, mas reduz bastante o custo se adicionar ventilação forçada. Por ser impossível disfarçar o dissipador em grandes potências (são naturalmente grandes), a solução é torná-lo parte do visual.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

1) Vai arriar a fonte, vai forçar a barra, não inventa moda.

2) Drive led é a fonte mais adequada para o led. Sem os leds é uma inutilidade.

3) Nos fale de quantos volts e da corrente desse seu led. Fica mais fácil para responder.

4) Depende do item 3.

5) Sem dissipador torra. Antes de iniciar o projeto, tem ideia do que representa 150W de iluminação por led? Isso vai gerar aproximadamente 15000 lumens, é muita luz, chega a ser um pouco mais forte que as luminárias de posto de gasolina. Dissipador não é barato, mas reduz bastante o custo se adicionar ventilação forçada. Por ser impossível disfarçar o dissipador em grandes potências (são naturalmente grandes), a solução é torná-lo parte do visual.

Querido Sérgio, muito obrigada pela atenção e pela respostas. Tenho mais uns dúvidas.
    1) Então tem usar o resistor, de qualquer jeito ? E quando for usar o resistor, qual fórmula usar para projeto todo ? Pode me falar uma exemplo, para eu compreender melhor...
    2) Entendi, outra coisa..Driver Led não precisa o resistor ?
    3) Tenho driver led PRI: 85~265Vac; SEC: 600mA; Max: 36Vdc. Então para usar esse driver, posso colocar quantas led de 3 W? E qual fio usaria ? 0,5mm² ou 0,75mm² ou 1 mm?
    5) Entendi, tem outra opção de material para substituir o dissipador ? Outra dúvida, como escolher o tipo de dissipador ? Como saber o tipo de dissipador adequado para fazer o projeto de luminária ?
    6) É necessário aplicar um cooler/ ventilação, mesmo tenha dissipador ? Como saber a quantidade de cooler que tem colocar ?

Compartilhar este post

Link para o post
    23 minutos atrás, Irlana Veloso disse:

2) Entendi, outra coisa..Driver Led não precisa o resistor ?
    3) Tenho driver led PRI: 85~265Vac; SEC: 600mA; Max: 36Vdc. Então para usar esse driver, posso colocar quantas led de 3 W?

2) não precisa.

3) para responder essa pergunta, preciso que me responda esta:

7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais