Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é overclock?


Posts recomendados

É aumentar a velocidade ou frequência de algo além do padrão de fabrica pré estabelecido. A vantagem é melhora no desempenho, o risco é de danificar ou diminuir a vida util do componente em questão. Ryzen é um processador já praticamente pronto pra receber OC, no caso, preparado, então vale a pena, o desempenho dele se alonga bastante com o OC, vale lembrar que precisa de uma placa-mãe com chipset B350 pra permissão do OC em Ryzen, e dependendo do OC é bom adotar uma refrigeração extra, air coolers mais fortes ou WC.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que o amigo @MarceloSouzaB1 já cita, o Overclock feito em qualquer peça além de poder danificar e diminuir a vida útil do mesmo, também faz com que o equipamento exija mais energia, ou seja, se o processador tem tdp de 95W, com overclock ele poderia ir para 98W de tdp que seria o consumo extra, mas isso é só exemplo.

 

Claro que para se fazer overclock é preciso entender do assunto, mara não fazer esteira e danificar algo.

 

Vamos a um exemplo de overclock em processador:

 

Eu tenho um pc com processador intel pentium g620 de 2.60Ghz da 2ª Geração(tá antigo eu sei).

 

Se eu tiver uma placa que suporte overclock, posso fazer esse meu processador subir de 2.60Ghz para 3.00Ghz, assim ele iria trabalhar acima do valor de fábrica.

 

Também poderia fazer ele esquentar mais que ai seria recomendado um cooler melhor ou um Water Cooler para resfriar, além disso ele também pode pedir mais energia e dependendo do hardware presente na máquina, eu iria precisar de uma fonte mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...