Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Pintar ou Não Pintar?


Heber Gomes

Posts recomendados

Cada um tem um ponto de vista, o meu é que não se deve colocar nada, tinta ou verniz ou seja lá o que for, para mim isso diminue a troca de calor dos componentes com o ar ambiente.

Moro em uma cidade há 2 quadras da praia, não tenho nenhum problema com maresia, nem em outros eletrônicos, mas já vi por exemplo um carro que ficava em um prédio de frente para a praia, tudo no compartimento do motor oxidado; já vi também placa de tv de residência próxima da praia, onde a placa ficava com uma borra melosa semelhante a nicotina em piteira então a maresia realmente detona...não é o meu caso, mas se fosse eu preferia desmontar de quando em quando e limpar com produto específico.

Mas não confunda isso com oxidação, que é outra situação; veja que produto interessante cuja proposta é ser usado com o eletrônico funcionando.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn até uso o corrosion X em tomadas, bocais de lâmpadas, etc. Ele evita problemas de contato, aumentando a vida útil das lâmpadas por exemplo.

 

Não é sempre que uso o verniz, mas como você mesmo citou a maresia gera umidade e em contato com o sal ele oxida e degrada muito. Até para tirar é mais difícil, já que ele gruda nos metais, fazendo a "proteção" fica mais fácil até de limpar. O corrossion X até oferece uma boa proteção, mas para os computadores em minha experiência ele não é tão bom porque como a maioria tem ventiladores, gruda muito pó, uma placa amarela fica preta. (Rs)

 

Quanto ao calor, penso que a diferença de troca seja pequena, já que você está apenas pintando uma superfície. Onde precisa de uma troca maior, existem dissipadores por exemplo. Agora o que dá mais trabalho é trocar os componentes depois do verniz, você tem um trabalho a mais, mas só tive esse trabalho em uma fonte, porque nos casos de TV, computador, etc eles ficaram desatualizados e a manutenção não valia a pena.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou falando isso apenas para participar do tópico porque não gosto quando minha placa-mãe dura muito:mad:, eu faço upgrade em duas circunstâncias, uma quando queima a minha placa, outra quando queima do pc da minha filha, se for o dela, eu passo o meu para ela e compro tudo novinho e mais possante...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2017 às 12:12, Heber Gomes disse:

Ninguém tem um vídeo mostrando ela funcionando depois de pintada  a mais de 1 ano?:(

Acho que não terá nem de um dia ou de um ano, mesmo porque existe vários tipos de tinta como latex, óleo, etc., elas tem compostos químicos que podem estragar a placa de imediato ou com o tempo, a caloria pode gerar novos compostos agressivos ou não, eu acredito que ninguém faz isso porque não tem essa necessidade ou previsão de tal ato.

Estou falando pelo meu ponto de vista, não vi em lugar nenhum para afirmar isso, pelo contrário, procurei no google sobre essa materia e a busca retornou inútil.

Agora que eu penso que pode ser tentado como experimento porque acredito que ninguém ainda fez isso, é colocar verniz isolante de motores e bobinas; após o enrolamento do motor ou da bobina, é impregnado um verniz com propriedades adequadas ao isolamento e também manter a rigidez do bobinado, porém o produto requer secagem em estufa com temperaturas que podem danificar a placa-mãe ou algum componente, a não se que voce queira aplicar e deixar secar na temperatura ambiente, ao ar livre no sol forte...mas é claro que não poderia ser aplicado indiscriminadamente para não travar partes móveis como ventoinha do processador ou pelas que necessitam retiradas como memórias, ou seja, não poderia aplicar nos slots...seria um bom teste para ser feito, creio que seria inédito, mas quem se aventura a ser o autor da experiência de sucesso ou de fracasso????

O produto é aplicado em motores, levado a estufa, depois montado:

rebobinamento%20de%20motores%20eletricos

 

 

Esse é o   produto:  https://www.mgpeletrica.com.br/vernizes/1045-verniz-isolante-7200n-1551l.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...