Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Alex03

Processador Ryzen 5 1600x aquecendo demais, qual a causa?

Recommended Posts

Bom dia Amigos do Clube do Hardware.

 

Amigos, estou com um problema em minha máquina. Montei a seguinte máquina para jogo:

Ryzen 5 1600x com Water Cooler Corsair H60

placa-mãe gigabyte AB-350-Gaming

8 gb de ram DDR4 – 2666 Mhz (2 pentes de 4 Gb)

HD 2Tb – seagate barracuda

placa de vídeo GTX 1060 6Gb

Fonte Corsair 650 W

 

Ocorre que o processador algumas vezes está aquecendo demais e a máquina desliga. E o pior, não é executando nenhuma atividade que exija muito desempenho, geralmente logo quando eu ligo o computador. Isso tá ocorrendo de forma intermitente, ou seja, as vezes ocorre este problema e as vezes a máquina funciona o dia inteiro e não desliga, inclusive em uma destas vezes que funcionou o dia inteiro, eu executei um daqueles programas que testa o processador, e ele funcionou normal.

 

Achei inicialmente que fosse fonte, mas troquei por uma outra fonte da Corsair também de 650 w, e o problema persiste.

 

Achei que fosse o water cooler que estava mal instalado, já que deixei com a pasta térmica que vem com ele. Troquei a pasta térmica e reposicionei ele, mas o problema persiste.

 

Instalei a mais nova atualização da bios da placa-mãe, só para descartar eventual problema deste, mas nada resolveu.

 

Inclusive este computador fica em um quarto com ar condicionado, e mesmo após uma noite inteira com o local refrigerado, pela manhã, ao ligar o computador, o problema aparece.

 

Tenho quase certeza que o problema é no processador. Acho que ele tá com defeito.

 

O que vocês acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Alex03 o H60 monta com presilhas no AM4, então a instalação é supersimples. Está certo de que ele está montado corretamente? Qual pasta térmica você está usando? E que temperaturas seriam essas? Checou pelo Ryzen Master?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 24 minutos atrás, Contiusa disse:

    @Alex03 o H60 monta com presilhas no AM4, então a instalação é supersimples. Está certo de que ele está montado corretamente? Qual pasta térmica você está usando? E que temperaturas seriam essas? Checou pelo Ryzen Master?

    Sim, o H60 está bem montado. Quanto a pasta térmica, foi utilizado inicialmente a mesma que vem com o H60, que é de excelente procedência, já a que substituir, coloquei da comum mesmo, considerando as conclusões acerca das diferenças de pasta térmicas daqui do Clube do Hardware 

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/refrigera%C3%A7%C3%A3o/vale-a-pena-pagar-mais-por-uma-pasta-t%C3%A9rmica-cara-r36576/

    A temperatura chega a 93° e logo depois desliga, isso segundo o AIDA64.

     

    Vou checar pelo Ryzen Master.

     

    Muitíssimo obrigado pela ajuda.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×