Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i52310 90º+ - Superaquecimento / Gargalo


Posts recomendados

Bom dia pessoal! Meu primeiro tópico tentarei explicar toda minha situação para que vocês possam me ajudar.

Configurações do PC:

 

Intel(R) Core(TM) i5-2310 CPU @ 2.90GHz

Mobo ASRock H61M-HG4

6GB RAM 530Mhz

NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti

 

Seguinte: Esse meu computador é um daqueles comprado em lojas de eletrodomésticos, fiquei com ele alguns anos e há uns 4 meses atrás fiz o seguinte upgrade: coloquei uma placa de video geforce 1050ti coloquei uma fonte de 500w e foi ai que começaram os problemas (ou não) rsrs.

 

Na primeira semana já tinha notado gargalo no GTA V, em outros jogos que não usavam tanto o processador não, mas 5 dias após instalado as novas peças eis que minha placa-mãe antiga queima!!! Era a original que tinha vindo no pc, uma genérica não lembro o nome. Com isso troquei a placa-mãe pela atual da AsRock e ficou tudo certo... Achei que o problema do gargalo poderia ter tido algo haver com a finada placa-mãe, eu realmente sou leigo no assunto, mas não era isso, com a placa nova o gargalo continuava, pedi ajuda a um amigo meu e fizemos alguns testes, descobrimos que o meu processador quando começo a jogar vai a mais de 90º, em uso normal ele fica em torno de 50º, pesquisamos um pouco na internet e vimos que o cooler box intel que é o original que venho na máquina é muito ruim, e realmente o meu ainda se encontra com algumas garras danificadas, removi ele limpei a pasta térmica antiga e tentei prende-lo melhor, nesse teste melhorou, mas só no teste mesmo, alguns dias depois ele já estava como antes.. Com isso tomei a escolha de que deveria trocar o cooler, pesquisei alguns tópicos e as melhores sugestões para esse meu processador em casos de superaquecimento foram os coolermaster t3 e t4, já estou decidido a comprar um deles (a não ser que me ofereçam algo que case melhor comigo aqui rs), mas seguinte vamos as dúvidas que eu tenho agora:

 

Qual o dano que meu processador pode ter sofrido por eu usar ele assim mesmo? Ele gargala mesmo sem estar em jogos, não acontece muito apenas uma vez geralmente no dia, em videos ou no navegador é algo bem rápido.. Eu não jogo jogos que sofrem com o gargalo, mas mesmo assim a temperatura do meu processador quando jogo vai a tais alturas.

 

Tenho um gabinete pequeno, e meu cooler lateral não esta funcionando, logo eu deveria trocá-lo junto, mas não entendendo de ventição para pcs, estou colocando as fotos do meu gabinete em anexo para que vocês possam me ajudar como montar um sistema de ventilação para meu pc.

 

Em jogos em que o processador é muito utilizado como o GTA V o uso da minha GPU fica em media de 50%, talvez isso esteja causando o gargalo? O processador com mal funcionamento e por consequência a placa de video também? Nesse video (https://www.youtube.com/watch?v=S-Hn2ZgxMtQ) o cara usa a mesma placa e o mesmo processador, porém tem 2gb de ram a mais que o meu, o GTA dele roda muito melhor que o meu, sem gargalos, li em alguns lugares que 8GB de RAM para o GTA V fazem a diferença.. será isso? Claro que não posso esquecer que o meu processador está com algum problema, espero que trocar o cooler ajude a resolver algo nesse sentido pelo menos..

 

Com isso entro na parte sobre minhas memórias, pretendo fazer um upgrade em breve, queria fazer um dual channel de alguma memoria boa com dessipador, o ideal seriam 16 gbs, o que acham? Acham que isso também pode me ajudar com esses problemas que descrevi? Bem acho que isso é tudo que consigo me lembrar no momento, toda ajuda vai ser muito bem vinda e o que puderem me dizer para que eu possa aprender também! Obrigado a todos.

 

 

 

 

25465637_568572813491125_1808328334_n.jpg

25465698_568572836824456_1947624934_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O cooler stock da intel é mais do que suficiente para o seu processador. Ele está atingindo essas temperaturas por outros motivos como pasta térmica seca, pasta térmica mal aplicada, cooler mal encaixado, etc.

 

Você mesmo disse que as presilhas estão danificadas, mas como? Elas são essenciais para o bom funcionamento do cooler pois ele precisa aplicar uma certa pressão. Qual pasta térmica você utilizou quando fez a troca de placa-mãe? E quanto você aplicou de pasta?

O processador não sofre nenhum dano pois quando a temperatura sobe demais ele começa a diminuir o próprio desempenho, assim as temperaturas abaixam e ele não "queima". Que deve ser parte do que você está sentindo, o processador esquenta, o clock diminui e os engasgos começam a aparecer. A outra parte eu chuto que seja a memória, 6GB de RAM para GTAV é pouco e quando seu sistema ficar sem RAM disponível ele passa a usar o HD que é muito mais lento, causando mais engasgos, 16GB seria o suficiente para hoje porém verifique se sua placa-mãe suporta 16GB no site do fabricante.

 

Essa ventoinha colocada na parte traseira está funcionando? Essa fonte está superdimensionada para o seu sistema, ele mal deve exigir 150W de carga, o ideal seria uma boa de 400W, fica a dica para a próxima compra.

 

Eu sugiro fazer o seguinte:
1 - Se for as presilhas que foram danificadas, você pode comprar novas no mercadolivre por ~R$15. Faça a troca.

2 - Compre uma pasta térmica de boa qualidade como a DeepCool Z5 que também é baratinha.

3 - Limpe o processador com álcool isopropílico e aplique a pasta térmica da maneira correta que é um grão de ervilha no centro do processador, ao colocar o dissipador em cima ele é espalhado uniformemente cobrindo as falhas.

 

Certifique-se que aquela ventoinha na parte traseira esteja funcionando e jogando o ar quente para fora do gabinete, você precisa criar um fluxo de ar para que o ar quente não seja reutilizado lá dentro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Obrigado pelas respostas!

 

Algumas das presilhas não estão prendendo, logo não estão aplicando a pressão suficiente, quando troquei a pasta térmica coloquei pouco como um grão de ervilha, porém era uma pasta genérica para periféricos eletrônicos, a ventoinha traseira não está funcionando como mencionei no tópico, farei a substituição. Porém em todos tópicos que li falaram que o cooler box da intel sofre sim com o processador e em todos recomendaram sua substituição, ainda mais no caso de superaquecimento.

 

Aguardarei mais respostas para que possa me basear melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@luquinhas No tópico você colocou que o "cooler lateral" que estava estragado e como ele está com a tampa lateral aberta eu imaginei que fosse uma segunda ventoinha. Troque ele também, pela imagem ele parece ser uma ventoinha de 80 mm porém sobra espaço e eu acredito que caiba uma de 120 mm, verifique com uma régua ou no site do fabricante do seu gabinete.

 

Você pode testar se o dissipador realmente está recebendo calor do processador colocando COM MUITO CUIDADO o dedo nele quando a temperatura estiver acusando 90ºC. Se o dissipador não estiver muito quente então saberá que não está ocorrendo uma boa troca de calor com o processador.

 

PS: cooler é o termo utilizado para dissipador + ventoinha. Se for só a ventoinha (ou fan em inglês) é errado falar cooler.

PS²: o caminho que eu estou seguindo é o que vai economizar mais dinheiro para você, eu poderia simplesmente sugerir um watercooler, fazer você torrar sua grana e resolver o problema de uma vez. Se a pasta térmica e ventoinha não resolver, aí podemos ver a troca do cooler do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...