Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do Ryzen 5 1600 em stress?


Posts recomendados

Eu não tenho ideia se isso faz algum sentido, mas quando fui aplicar a Z5, a pasta que saiu pareceu um pouco mais "aguada" do que o final da pasta na aplicação, e também parecia mais escura do que a pasta realmente é.

 

Não sei se deu pra entender, no começo da aplicação tinha uma cor, no final tinha outra (isso no mesmo pingo pequeno na hora da aplicação). 

 

 

EDIT: Agora fiquei numa dúvida. O Ryzen Master ta mostrando minha tensão a 1.2375, porém no HWMonitor em CPU VCore mostra que chegou a bater 1.406 e isso não foi nem em stress test (eu não sei se isso é a tensão do CPU ficou na parte da placa-mãe).

 

HWMonitor

 

5a35cc1cb17a6_Semttulo.thumb.png.1a8bdeaf4c7f5a0c6d908d2379ca55f6.png

 

Ryzen master

 

5a35cc1e2e7eb_Semttulo2.png.b82f5bdae801b28f7b85ec7b00bf29b5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CarlMartins ela está muito velha? Estava guardada em lugar muito quente, que bate sol? Você pode espremer a pasta até ela sair com uma cor uniforme. Aí você limpa bem a pasta que estava aplicada dos dois lados (dissipador / processador), dá uma encerada final com filtro de café de papel (deixa menos fibras) e reaplica a pasta com uma porção de cor, viscosidade uniforme.

 

Mas se ela pegou sol, melhor comprar outra. Ela pode ter sorado, aí eu não sei como isso pode afetar a transferência térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tomou sol não, deixo guardada dentro do guarda roupa. E não está velha, comprei ela semana passada, só se foi fabricada a muito tempo e vendida agora. Vou ver se amanha eu compro alcool isopropilico e faço uma boa limpeza no processador, hoje tive que fazer a seco.

 

EDIT: rodei o stress do AIDA 64 com somente a caixa CPU Stress marcada e a temperatura estabilizou em 63C°, já com a opção FPU marcada a temperatura decolou pros 70C° rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui na BIOS e restaurei os padrões de fábrica, uma coisa que percebi logo de cara é que no Ryzen Master, antes a tensão e a velocidade do CPU não mudavam, e agora está o tempo todo variando (conforme eu utilizo).

 

Boas notícias!

 

Depois que alterei a BIOS para as configurações padrão o processador não passa de 63C° em stress (rodei por 10 minutos, antes se eu rodasse por 10 minutos chegaria na casa dos 80C°, preferi nem arriscar), então aparentemente o problema era alguma configuração da BIOS (estranho pois eu não havia configurado nada). 

 

Só fiquei na dúvida quanto a tensão: é normal ela ir alternando sem parar conforme o processador está em uso? Outra coisa que percebi é que o HWMonitor apontou que o processador bateu os 3.7GHz, se a temperatura está boa não teria problema não é?

 

5a36733318624_Semttulo2.thumb.png.856583e1df76cfb67c5238e224f4c956.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Creio eu que está normal e é apenas culpa do  vcore/curva de fan. 

@CarlMartins o wrath spire é bom mas não faz mágica, ele dissipa apenas 95W de TDP. O que eu  vejo é que você está tendo pico de tensão em 1,4v o HWmonitor mostra isso, te sugiro fazer um OC para 3,8GHz e afinar essas tensões, aqui o meu R7 1700 pega tranquilamente 3,8GHz com 1,32v, se eu desativar dois núcleos consigo tensão um pouco mais baixa ainda, ou seja, você vai rodar com um clock maior e com tensões menores. Aí setando bem em 3,8GHz, faça o teste de temperatura se ainda atingir os 80, desce para os 3,7 que aí consegue tensões na casa de 1,25v e fica tranquilo 

adicionado 0 minutos depois
9 minutos atrás, CarlMartins disse:

Só fiquei na dúvida quanto a tensão: é normal ela ir alternando sem parar conforme o processador está em uso? Outra coisa que percebi é que o HWMonitor apontou que o processador bateu os 3.7GHz, se a temperatura está boa não teria problema não é?

Sim é, o objetivo do plano balanceado junto com o processador em stock é isso, ele reduz clock e vcore quando não precisa aí poupa alguns W em energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu percebi que o que faz as voltagens se adaptarem ao meu uso é o "EPU power saving mode" que é configurado pela BIOS, porém o mesmo aconselha desligar quando for fazer overclock, mas nesse caso os clocks ficariam travados em 3,8GHz (ou até onde eu conseguisse subir). Teria algum problema deixar ligado para overclock básico? Sem isso o CPU fica com as  temperaturas nas alturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Contiusa Creio eu que está normal e é apenas culpa do  vcore/curva de fan. 

 

Concordo, é que ele tinha dito que o vocre ficava em 1.24V no stress test do CPU-Z, aí eu fiquei coçando a cabeça :P Agora que ele está dizendo que o vcore varia / print mostrando vcore a 1.40V... Aí não tem Wraith que segure. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CarlMartins Melhor OC é pela bios, eu apenas uso o Ryzen master para monitorar, tentei usar para refinar Oc mas ele se tornou meio confuso kkk. Assim, para refinar oc eu uso o da minha mobo, o MSI comand center em conjunto com o CPU-Z para monitorar se houve a mudança ao aplicar nova tensão e clock e pronto, vou para o teste. Depois de refinar no OS configura na bios e deixa. Aqui meu R7 está 3,9GHz com 1,36v estável 100% em jogos.

adicionado 2 minutos depois

@CarlMartins As temps ficam altas por conta dos 1,4v não é essa função, se você cetar e cravar o vcore baixo, aí não vai ter super aquecimento. E na boa, travando em 3,7GHz já ta ótimo, eu só uso em 3,9 pois uso um bom air cooler, mas diferença mesmo não tem entre 3,7GHz ou 3,9GHz.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode me ajudar em como configurar essa parte do Vcore? Não entendi necas de pitibirobas, da forma que está (a 3,7GHz) eu to pegando 55C° só de estar no chrome. Pesquisei vídeos mas mesmo assim fiquei perdido, estou com medo de acabar subindo as voltagens mais ainda e colocando o bichinho a 90C°.

 

atm67Jm.thumb.png.86296f9881a81fcc2bc14cec9e01089e.png

 

HWMonitor

 

5a36d5f91060b_Semttulo3.thumb.png.6d9867460064300af4c4d454917b2906.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Os Ryzen foram feitos para trabalhar ate 95 graus, pode consultar na pagina do fabricante, 80 graus em stress esta normal, tenta colocar algumas fans no gabinete, e bom ele trabalhar mais frio, mas como eu disse 80 em stress esta normal

 

General Specifications

Plataforma

Boxed Processor

Família de produto

AMD Ryzen™ Processors

Linha de produto

AMD Ryzen™ 5 Desktop Processors

Nº de núcleos de CPU

6

Nº de threads

12

Clock de Max Boost

Até 3.6GHz

Clock básico

3.2GHz

Cachê L1 total

576KB

Cachê L2 total

3MB

Cachê L3 total

16MB

TDP / TDP Padrão

65W

Processor Technology for CPU Cores

14nm

Desbloqueado

Sim

CPU Socket

AM4

Solução térmica (PIB)

Wraith Spire (No LED)

Solução térmica (MPK)

Wraith Spire

Temps máx

95°C

Data de lançamento

4/11/2017

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...