Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Governador Pensativo

Ryzen R5 1600 ou Core i5 7500?

Recommended Posts

Vou finalmente comprar o meu primeiro computador e queria uma dica.

Estava vendo em fóruns de pessoas pedindo dicas de qual PC iria comprar e tudo mais. Me deparei com alguns dizendo que vale mais a pena pegar um Ryzen do que um i5.

Bom vai 2 configurações e o preço delas ai:

1 - Ryzen R5 1600                                    - 815

2 - Gigabyte AB350 Gaming 3 AM         - 365

3 - Asus GeForce GTX 1070 8gb          - 1550

4 - 8GB 2400 DDR4 Crucial Ballistix     - 300

5 - 1Tb HD Western Digital 5400RPM   - 175 

6 - EVGA ATX 80 Plus White 500w       - 145 

7 - Gabinete que eu ver na hora de 150 - 200 reais  

TOTAL : +-3600

---------------------------------------------------------------------

1 - i5 7500                                               - 650 

2 - Asus Prime B250m-Plus                    - 320
3 - Asus GeForce GTX 1070 8gb           - 1550

4 - 8GB 2400 DDR4 Crucial Ballistix      - 300

5 - 1Tb HD Western Digital 5400RPM    - 175 

6 - EVGA ATX 80 Plus White 500w        - 145

7 - Gabinete Corsair Spec-Alpha            - 250

TOTAL : 3390

Detalhe que esse preço é no Paraguai galera!

Eai? Qual eu pego?

O com i5 esta mais barato e pelo que eu vi em testes de comparação, seu desempenho nos jogos é melhor em um jogo outra hora o desempenho é melhor com o R5. Mas no geral, pelo que eu vi o i5 é melhor em mais jogos. O com o Ryzen passaria um pouco da minha cota de 3500 mas daria para apertar.

A true da true é que o i5 7600k esta 735, ou seja o preço final seria de 3475. Ainda menor do que o Ryzen.

Eu provavelmente não faria oc no processador, ou estudaria bem antes de fazer qualquer coisa ( leigaço ).

Editado por Foxwalt
Melhorar título.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Governador Pensativo O Ryzen 5 1600 é uma escolha muito superior. Combinaria muito bem com a GTX 1070. Contudo, ainda provavelmente perderia por pouco na média de frames para o Core i5 de 7ª Geração. E por que optar pelo Ryzen, se ele fornece uma média de FPS menor? Vamos lá:

1) Os processadores Ryzen, apesar de perderem sim na média (por pouco), mantêm taxas de frames mais estáveis. Isso ocorre porque o Core i5 de 7ª Geração, com apenas 4 núcleos, pode bater 100% de uso em jogos CPU bound e ter drops bem mais significativos, enquanto o Ryzen vai manter uma porcentagem de uso mais baixa e ter fôlego sobrando para evitar quedas em cenas de muita ação/física pesada. A diferença na taxa média você não percebe, enquanto os drops de FPS ficam claros.

2) Por sofrerem menos quedas de FPS e terem disponibilidade de uso livre, os Ryzen são mais viáveis para uso com placas de vídeo de maior desempenho, como a GTX 1070 que você quer comprar.

3) Processadores Ryzen são destravados para overclock. Aumentar o clock deles é muito fácil e pode ser feito mesmo com cooler box, reduzindo ou mesmo eliminando a diferença na média de FPS em que eles perdem para o Intel, que é travado.

4) O Ryzen é muito, mas muito superior ao Core i5 de 7ª Geração em tarefas de múltiplos núcleos (como renderização e streaming). 

5) O Ryzen esquenta menos.

6) O Ryzen gasta menos energia.

7) A AMD anunciou que vai manter suporte à plataforma até 2020. Ou seja, você vai ter amplo caminho de upgrades.

8) A 7ª Geração da Intel já está morta. A 8ª já está aí. Seu único caminho de upgrades seria um Core i7 7700 ou Core i7 7700K, que não tendem a reduzir muito de preço e são péssimas opções de compra frente aos processadores mais modernos (tanto AMD quanto da própria Intel).

9) Menor custo.

Então, reforçando o que está há tempos sendo dito na mídia especializada por aí: não compre um Core i5 de 7ª Geração. Quem compra esses processadores não está por dentro do mercado. Se você quer processador Intel, vá logo para a 8ª Geração (as placas-mãe logo devem popularizar e diminuir de custo). Por agora (ou mesmo depois) o Ryzen manda muito bem em custo x benefício.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

No momento é mais negócio comprar o Ryzen porque a Intel já descontinuou a sétima geração, a oitava geração não é compatível com as placas-mãe da sétima além do kit (da oitava) ser muito caro. A AMD prometeu manter o chipset AM4 até 2020.

Se você comprar esse PC Intel hoje estaria preso à sétima geração, se precisasse de um processador melhor só poderia comprar o i7 7700 que é muito caro e esse preço não abaixa com o passar do tempo. O Ryzen 1600 tem mais desempenho que o i5 7500 e em alguns cenários até mais que o i5 7600k. Se você procurar por benchmarks/reviews que mostram apenas a média de FPS os i5 7500/7600 parecem na frente porém eles engasgam uma hora ou outra causando quedas de FPS, enquanto os Ryzen que entregam uma média um pouco menor porém sempre constante, o que é importante na hora de jogar.

Alguns jogos pesados já estão colocando os i5 de 4 núcleos pra trabalhar 100% enquanto um Ryzen 1600 (com seis núcleos e doze threads) ainda consegue levar com folga. Caso precise de um pouco mais de desempenho você pode fazer overclock no Ryzen e ter uma sobrevida também. (Um ryzen 1200 (de R$300) com overclock tem mais desempenho que um i5 7400 (de R$700))

No mais eu recomendo ou ir de r5 1600 ou ver o preço de um kit Core i5 8400 com placa-mãe z370 se cabem no seu bolso.

Esse HD de 1 TB a 5400RPM vai ser bem lento, tente pegar pelo menos um de 7200RPM.

Sugiro pegar pelo menos uma Corsair CX500 no lugar dessa EVGA aí.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, grievous disse:

Sugiro pegar pelo menos uma Corsair CX500 no lugar dessa EVGA aí.

A Corsair CX 500 já seria superior, mas geralmente não é boa compra. Isso porque a CX 550 costuma ser encontrada com preço muito próximo.

A CX 500 faz parte de uma linha já descontinuada no exterior. A CX 550 faz parte da nova linha. E não é pelos supostos 50W extras que ela é superior, mas sim pelo projeto bem melhor.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Pra acrescentar mais ainda no que os colegas acima falaram, tem esse tópico também:

E também reforço a opinião do grievous sobre o HD, vê se tem como encaixar a graninha pra um 7200RPM.

As promoções do Ryzen 7 1700 também o deixaram próximo do preço desse R5 que você está de olho. Não valeria a pena montar o pc por aqui aos pouquinhos ou pelo menos pegar uma e outra peça por boas promoções aqui e o resto lá?

https://www.cissamagazine.com.br/processador-amd-ryzen-7-1700-30ghz-cache-20mb

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Foxwalt @grievous  Entendo. Pelo jeito vou de Ryzen mesmo. Em questão de fps é quase a mesma coisa, não tem o gargalo do processador 100% e a longo prazo um upgrade seria mais barato.

Vou mudar o HD sim e vou ver o que faço em relação a fonte lá, se o preço for similar eu troco.

@Juli C. Essa promoção desse Ryzen esta insana mesmo, o problema é que vou comprar tudo no Paraguai e a vista para sair mais barato :/, vai ver no Paraguai role uma promoção insana assim ou aquele descontinho de 50% huahua.

Obrigado a todos vocês, me ajudaram bastante \0/ .

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Governador Pensativo O Ryzen é bem mais processador. O tempo de vida tende a ser muito maior. Você não vai precisar de upgrades tão cedo. ;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Governador Pensativo

Ryzen 5 1600 por 665,90

https://www.cissamagazine.com.br/processador-amd-ryzen-6-1600-3-2ghz-cache-19mb

O resto, acho que vale comprar além da fronteira..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Foxwalt Bom, espero que não precise mesmo kkkk. A meta é por mais 1 pente de 8gb mas não sei se é necessário, ou um ssd.

adicionado 5 minutos depois

@RS Faria Infelizmente vou deixar essas promoções, kk. Vou para o Paraguai de qualquer jeito em Assunção e compraria na fronteira na volta para Mato Grosso. Eu realmente não to afim de comprar peças separadas, melhor comprar tudo junto a vista e mais com o desconto que derem. 

Fora que eu não precisaria comprar windows, mas não conta pra ninguém kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais