Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair CX 500 queimou e saiu muita fumaça


Posts recomendados

Olá pessoal, a mais ou menos um ano e meio montei essa máquina:

- fonte: Corsair CX500

- placa-mãe: ecs elitegroup / h61h2-m2 (v1.0)

- processador: CORE i5 3470

- 8GB de RAM DDR3

- placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 750 Overclock Edition

- HD comum de apenas 500GB

Eu usava a um tempo atrás um estabilizador no computador pois pensava que ajudava a previnir problemas com a eletricidade, mas ele era herdado do meu computador antigo que tinha uns 7 anos já de uso. Então ele começou a ficar ruim, pois ele ficava apitando sem parar. E aposentei ele e usei apenas o computador direto ligado na tomada. Meu computador não apresentava problema nenhum significativo, apenas um, as portas USB traseiras simplesmente deixaram de funcionar do dia pra noite a muito tempo atrás. Não me importei em ver o que era, pois não as usava mesmo. De vez enquanto (muitas vezes) ao ligar o PC as entradas USB da frente não detectavam o teclado, então eu tinha que tirar e por de novo ele na entrada aí eu conseguia ligar o PC. Mais raro de acontecer mas acontecia de as vezes ligado o mouse ficar falhando, isso acontecia tanto com mouse novo quanto com antigo ambos funcionando bem e novos. E nunca me importei com essas "pequenas" falhas.

 

Ontem, simplesmente fui ligar a máquina como sempre faço e começou sair muita fumaça da cor branca/cinza da parte traseira do PC e um cheiro muito forte de queimado, desliguei direto da tomada o PC e depois fui abrir e ver o que houve. A fonte está com cheiro de queimado e um líquido preto escorreu de dentro para fora, um capacitor também está estufado, nas outras peças não sinto cheiro de queimado. Tenho uma outra fonte, uma xing líng que se diz fonte real de 500w, marca HOOPSON. Meu cabo de energia estava um pouco com mal contato mas ele nunca dava problemas porque nunca tocava nele para fazer alteração da posição. Meu sobrinho antes de ontem esbarrou no computador e empurrou mais contra parede, o que pode ter mudado a orientação do cabo de energia. Será que este problema foi causado pelo cabo de energia ou a placa-mãe que causou isso? Vale a pena eu testar a outra fonte para ver se a máquina tá inteira? Ou melhor não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

Meu sobrinho antes de ontem esbarrou no computador e empurrou mais contra parede, o que pode ter mudado a orientação do cabo de energia. Será que este problema foi causado pelo cabo de energia ou a placa-mãe que causou isso?

Dificilmente. Pode, sim, ter forçado para dentro a tomada, e amassado algum componente, mas raríssimo de acontecer. Nunca ví aliás

 

Citação

Vale a pena eu testar a outra fonte para ver se a máquina tá inteira? Ou melhor não?

Por tua conta e risco, mas não force. Eu faria diferente. Apelaria para um dockstation e ligaria os hds em algum notebook... depois, sim, eu ligaria só a mobo, processador, e placa de vídeo on board.

 

Não forçaria essa fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua fonte tem atrás aquela chavinha de 110/220 V e a tensão ai for de 220 V, o tal sobrinho pode ter mudado a chave para 110 V...se a tensão de servivo na sua cidade é 110 V então foi outra coisa, mas a tomada não em nada a ver com isso porque se ele ao forçar a tomada tivesse fechado algum curto, daria um estouro na hora de ligar e não aconteceria nada com os componentes porque a corrente nem passou da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, misterjohn disse:

daria um estouro na hora de ligar e não aconteceria nada com os componentes porque a corrente nem passou da tomada.

Foi nisso que pensei

 

Citação
2 minutos atrás, misterjohn disse:

Se sua fonte tem atrás aquela chavinha de 110/220 V e a tensão ai for de 220 V, o tal sobrinho pode ter mudado a chave para 110 V

 

Pensei nisso... mas... eu acho que a fonte não ficaria ligada. Do contrário, não sei se o windows "subiria"... Aliás, não lembro da CX ter chave 220/110.  Mas capacitor estufado e vazar liquido tem cara de algum problema como forçar/curto na fonte, mas o circuito dela deveria desarmar, isso que estou estranhando.

 

De todo caso... seria melhor olhar detalhadamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ilkyest disse:

Dificilmente. Pode, sim, ter forçado para dentro a tomada, e amassado algum componente, mas raríssimo de acontecer. Nunca ví aliás

 

Por tua conta e risco, mas não force. Eu faria diferente. Apelaria para um dockstation e ligaria os hds em algum notebook... depois, sim, eu ligaria só a mobo, processador, e placa de vídeo on board.

 

Não forçaria essa fonte

Vou ver se faço isso de testar apenas a placa-mãe, um pente de memória e processador.

8 minutos atrás, misterjohn disse:

Se sua fonte tem atrás aquela chavinha de 110/220 V e a tensão ai for de 220 V, o tal sobrinho pode ter mudado a chave para 110 V...se a tensão de servivo na sua cidade é 110 V então foi outra coisa, mas a tomada não em nada a ver com isso porque se ele ao forçar a tomada tivesse fechado algum curto, daria um estouro na hora de ligar e não aconteceria nada com os componentes porque a corrente nem passou da tomada.

Essa fonte da Corsair ela não tem essa opção de mudar a tesão, é bivolt.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, William Alves Vieira disse:

Essa fonte da Corsair ela não tem essa opção de mudar a tensão, é bivolt.

Não é bivolt, é Full Range. ;)

 

Sua fonte foi torturada por anos pela bomba do estabilizador... É um milagre que tenha durado tanto. Estabilizadores jamais devem ser usados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...