Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão Técnico em Eletrônica hoje em dia


Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Olha, ando pesquisando muito sobre a profissão de técnico em eletrônica para os dias atuais, e obtive varias informações, tipo; Que para essa profissão hoje em dia está em extinção.

Fiquei um pouco triste no começo, pensei até em desistir de tentar me motivar e pesquisar mais só para ver se conseguia achar informações que me ajudassem a querer insistir em aprender eletrônica, e consegui aqui mesmo nesse site, vi um fórum em que alguém também estava com a mesma dúvida que eu, e foi bastante explicativo as respostas, dizendo que realmente a eletrônica de hoje não é mais a mesma de 10 ou 20 anos atrás, mais que por outro lado a eletrônica se expandiu muito, e que para quem pretende estudar essa área, tem que seguir as novas tendências do mercado, que é por exemplo; automação, eletrônica embarcada, eletrônicas para informática, telecomunicação, segurança, etc.

Bem fiquei muito feliz agora, em ver que existem muito mais possibilidades, e que ainda vale a pena estudar para ser um profissional nessa área.

Eu sei que deveria ter me dedicado a mais tempo, porque um sonho só se realiza com esforço e dedicação. Mais agora estou disposto, muito mais agora vendo que ainda dá tempo, pois não estou tão velho assim! Mas também nem tão novo.

Eu queria muito ter me dedicado bem antes para ser um técnico em eletrônica, mesmo porque, meu pai era um técnico, e eu sempre procurava ficar perto dele para aprender alguma coisa, até que entendo superficialmente sobre os componentes, mais não ao ponto e consertar coisas, já consegui algumas vezes fazer algumas coisa funcionarem, mais não entendendo a lógica da coisa. E com o passar do tempo fui me envolvendo com outras coisas, cheguei a pensar até que a profissão de técnico em eletrônica não era tão boa assim, pois nunca vi um profissional dessa área ter uma boa vida financeira, e as oficinas de manutenções sempre muito bagunçadas, com muitos aparelhos entulhados e tal, mas hoje também sei que é bom ter bastante sucata para poder fazer um desmanche, e na verdade nunca deixei de gostar, gosto do cheiro de solda derretendo, acho lindo ver um circuito montado com seus componentes coloridos e de vários formatos, não sei se só isso é o  bastante para querer ser um técnico em eletrônica! Mas estou disposto a encarar esse desafio que vem me deixando inquieto.

Um tempo atrás comecei fazer uma faculdade de (TADS) Tecnologia e desenvolvimento de sistemas, não consegui pagar o curso por isso não fui até o final, por ultimo consegui fazer um curso de técnico em informática, com ênfase em programação, sei que isso vai me ajudar na ELETRÔNICA pois, quero mesmo ser um técnico em eletrônica.

Encontrei um curso TÉCNICO EM ELETRÔNICA aqui na minha cidade, mais é   100 % EAD.

Outra coisa que descobri nas minhas pesquisas é que a eletrotécnica é diferente da eletrônica,  e é coisa que muita gente pensa que são a mesma coisa, mas minha pergunta é se eu faço esse curso de TÉCNICO EM ELTRÔNICA EAD?  Ou se eu faço o curso TECNICO EM ELETROTÉCNICA, mesmo porque na minha cidade tem presencial em uma escola bem reconhecida. Penso em fazer este curso só para me ajudar a entender bem afundo sobre eletricidade, lei de Ohm e essas outras  que sei que vou ter que aprender mesmo para me ingressar na ELETRÔNICA, ou também pensei em fazer um curso de ELETRICISTA de 200 horas aqui no Senai, e também pedir o curso de ELETRÔNICA pelo Instituto Universal Brasileiro.

Bem pessoal é isso que gostaria que pudessem me ajudar a tomar uma decisão, e me desculpem por ter estendido tanto no assunto.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde,

 

O curso técnico em eletrônica abrange vários assuntos interessantes, como: eletricidade básica, componentes eletrônicos, telecomunicações, etc... Ele abrange também instalações elétricas.

 

Porém, a diferença entre o técnico em eletrônica e o técnico em eletrotécnica, é que este último pode elaborar e se responsabilizar por projetos de instalações elétricas de baixa tensão, algo que o técnico em eletrônica não pode. Assim, mesmo que o curso de eletrônica contemple as instalações elétricas, a conclusão do curso não dá ao formado o direito de assinar projetos. Aconselho que você verifique no site do CREA-SP todas as atribuições para os dois tipos de profissionais, e verifique em qual você quer se encaixar.

Se quer lidar com telecomunicações, aconselho que após realizar o técnico em eletrônica, faça um técnico em telecomunicações para obter o registro no CREA-SP . Pesquise também as atribuições deste profissional.

 

Nos dois casos, tanto se for cursar técnico em eletrotécnica como técnico em telecomunicações, é válido fazer um curso de técnico em eletrônica antes. Assim, quando for fazer o segundo curso, você poderá eliminar várias matérias e concluir o segundo curso em menos tempo.

 

Basicamente, defina em que área quer atuar: é projetos e manutenções de circuitos? um técnico em eletrônica basta. É instalações elétricas? um curso técnico em eletrotécnica é adequado e depois um curso livre de eletricista (40h com NR-10). Quer atuar com telecom ? Faça um técnico em telecomunicações.

 

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Muito obrigado a.george, pela resposta!

Gostei muito das dicas, e pretendo seguir com a área de projetos e manutenções de circuito.

E pedi o curso do Instituto Universal Brasileiro, só para me ajudar neste começo, pois, conversando com um amigo, me informou que o curso do IUB, é bastantes explicativo, e bem passo a passo mesmo para um iniciante.

E se tiverem mais dicas que possam me ajudar neste inicio, agradeço muito.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...