Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Core i5 4690K Haswell ainda vale a pena, combinado com GTX 1080?


Posts recomendados

  • Coordenador

@Eliton Pedrotti Ainda é um bom processador. Já tem placa-mãe para ele? Algum outro componente?


Se vale a pena ou não depende do preço. E em qual resolução pretende jogar? Em Full HD ele iria gargalar a GTX 1080 mesmo com overclock, mas ainda daria ótimo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo por um monitor pra jogar em Full HD, porém mais pra frente, eu nao tinha, comprei um kit placa-mãe e memoria por um preço de barbada, aí queria por esse i5

adicionado 2 minutos depois

@Foxwalt Pelo que vi tu tambem tem um PC parecido, e aí vale a pena? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Eliton Pedrotti Se importaria de definir esse preço? Mesmo que já tenha feito negócio.

 

Em Full HD a GTX 1080 já pode ter algum sentido, mas mesmo assim continua sendo muita placa para pouca resolução.

 

Você encontrou um processador desses usado já? Por quanto?

 

2 minutos atrás, Eliton Pedrotti disse:

Pelo que vi tu tambem tem um PC parecido, e aí vale a pena?

O Core i5 4670K que eu tenho ainda me deixa muito feliz e, sim, apesar da idade ele ainda é bom processador. Não pretendo trocá-lo por enquanto. Contudo, você precisa tomar muito cuidado com o valor que pretende pagar.

 

Tenha em mente também que minha placa de vídeo é muito, mas muito inferior à que você quer comprar (e o processador sobra muito). Pretendo também fazer um upgrade nela, e buscar algo do nível da Radeon RX 580 ou superior (queria algo entre ela e a Radeon Vega 56, ou quem sabe a Vega mesmo, mas os preços não estão ajudando).

 

O Core i5 4690K já limita a GTX 1070 em Full HD e irá também limitar a GTX 1080 em jogos CPU bound. Apesar da perda de performance pode compensar, mas depende muito do valor do processador.

 

Como você quer ficar só no Full HD, eu recomendaria no máximo o nível da GTX 1070 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Eliton Pedrotti Esse é quase o preço de um Ryzen 7 1700 novo, que é anos-luz superior (além de moderno e novinho). Para que o Core i5 4690K compensasse, teria que custar menos da metade desse valor.

 

Compensa vender os itens que você comprou e pegar um kit Ryzen.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Eliton Pedrotti Sim, memória e placa-mãe novas. E o conjunto novo poderia sair mais barato se você conseguir vender o antigo pelo mesmo preço que comprou. Não foi bom negócio. Você pagou o valor de um kit novo e poderoso em um kit antigo e inferior.

 

Essa época agora é péssima para comprar memória ram... Mas, daria para fazer, com pouca diferença desses R$1.500,00 (os componentes que vou listar servem apenas como exemplo, se for para comprar tem que pesquisar direito):

 

1) Placa-mãe MSI AM4 B350M Gaming Pro DDR4 por R$ 439,90: aqui.

2) 8GB DDR4 HyperX Fury 2.400 MHz (o preço das memórias está péssimo devido à uma crise global) por R$ 500,00: aqui.

3) Processador AMD Ryzen 5 1600 por R$ 665,90 (esse sim com preço bom): aqui.

 

O valor total deu R$ 1.605,80. Isso porque coloquei componentes aí muito melhores que os que você pretendia comprar. Ah, e já com overclock liberado, pode sair fazendo mesmo com o (ótimo) cooler box que acompanha. Com o Ryzen 5 1400 e uma placa-mãe mais simples, fica abaixo do total que você iria pagar no kit antigo (e usado!).

 

O Core i5 4690K ainda é bom processador, mas jamais a ponto de custar (ainda por cima usado) mais que um processador atual (e novo) muito melhor que ele. Você pagou caro no kit (placa-mãe + memórias) e seria loucura (muita mesmo) pagar esse valor no Core i5 4690K. Eu adoro meu Core i5 4670K, mas só compraria ele atualmente se fosse muito barato.

 

Você procurou um Core i7 4770K ou Core i7 4790K?

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Eliton Pedrotti Comparado ao Ryzen 5 1400, o Core i7 4770K (ou 4790K) é sim mais rápido.

 

Comparado ao Ryzen 5 1600, o Core i7 é pouco melhor em single core e bem inferior em multi core.

 

Se você encontrar um Core i7 desses antigos por um preço muito bom, talvez dê para contornar a situação. Contudo, vai ser difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigo, pelo tempo nem sei se você já tomou alguma atitude comprando algum processador, até porque encontrei sua dúvida por acaso (estava fazendo outra pesquisa) e como vi que se enquadrou comigo tratei de passar meu ponto para você sobre um produto que tenho e minha experiência, mas mesmo assim, vamos lá: eu tenho um i5 4690k com uma Gtx 980 à 3 anos. Na época que comprei, tanto o processador como a placa de vídeo eram os últimos modelos lançados, ou seja, o melhor processador e a melhor placa de vídeo. Não existe gargalo! O que existe é que com um processador melhor, você tira melhor performance (frames) da placa de vídeo. Outra coisa, a essa altura, eu conselho a você pegar um i5 8600k, pois se trata de um modelo novo com nova arquitetura e FINALMENTE, HEXA-CORE!! Isso já é um grande diferencial para uma placa de vídeo de alto desempenho como a sua. Na época que comprei a minha Gtx 980 foi uma combinação perfeita com o i5 4690k! Mas agora falando sobre atualizações, vá de i5 8600k, processador na mesma faixa que o i5 4690k (mais antigo, mais caro) e que irá tirar melhor aproveito de sua placa! O meu i5 nunca sofreu overclocker, é um ótimo processador ainda, com super desempenho e com muito fôlego ainda! O resultado está aí, eu com 3 anos já com ele... "Agora cá pra nós", realmente um desperdício você usar uma 1080 pra jogar em HD (nem pelo menos FULLHD), só aí você está perdendo desempenho de bobeira pra essa placa, então a preocupação em qual "processador escolher" seria o mínimo dos seus problemas. Pegue um i5 8600k, já que você não irá sentir no bolso e tenha um hardware atualizado e melhor em relação ao i5 de sua dúvida, sem contar que irá ajudar ainda mais a sua 1080. Para nós gamers, super indicado um i5 "k" paga games. Já foi comprovado que a diferença de um i5 para um i7 em relação a jogos, que é insignificante para os valores entre si. Vá de i5 8600k e seja feliz! Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa tarde galera vou explicar meu caso (espero ajudar)! E tirar algumas duvidas

Tenho um i5 4690k, montei em 2014, inicialmente jogava com uma r9 270x, depois fiz um baita upgrade para uma 980ti, jogava em full hd sempre a mais de 120hz e tinha um monitor da benq 144hz, depois vendi o monitor e peguei um phillips 4k 60hz, aí comecei a jogar em 1440p(2.5k) jogava de boa a 60hz, ai veio a infelicidade, depois de um tempo em 2017 minha placa de vídeo queimou então não tinha muito dinheiro então comprei uma gtx 1060 3gb (sei que é mais fraca) mas jogo hoje em dia ful hd ultra 60 frames de boa (alguns jogos tenho que colocar no alto). 

Como a minha antiga 980ti era versão superclocked era um pouquinho melhor que uma gtx 1070, digo pra você full hd dá sim um gargalo, hoje em dia continuo amando este processador após 4 anos de uso está se saindo muito bem. Pra você não ter gargalo e querer jogar a 60/80 frames no máximo l, somente em resoluções acima de 2560/1440px. 

Em meu pensamento como meu kit (h97, i5 4690k, gtx 1060 3gb) eu iria só atualizar a placa de vídeo, caso eu consiga juntar uma grana nesse fim de 2018 e inicio de 2019, compraria uma gtx 1070ti pra jogar todos os jogos em 2.5k alto/ultra. Aí sim caso uma 1080 baixe o valor aí seria minha escolha. 

Lembrando que não vale a pena sair de um

i5 4690k para um i5 7400. 

Vale a pena somente para esses processadores abaixo (na mesma faixa de valor) 

Ryzen 5 2600

Core i5 8400

 

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...