Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Problema com Interrupção externa no PIC18F4550


Posts recomendados

Boa tarde, estou utilizando as três interrupções externas de um pic 18F4550 em um projeto e estou tendo problemas com a INT2.

 

Percebi que o PIC estava detectando interrupções externas sem que as mesmas existissem. Com o osciloscópio percebi que no pino RB2 (o mesmo da INT2) estava apresentando um sinal com forma de onda alternada de baixa amplitude, uns 500 mV. A partir daí passei a acreditar que este sinal "saindo" deste pino estava causando a detecção de borda indevida. 

 

Como estou utilizando um kit didático de uma empresa que usa um bootloader para fazer a gravação via USB, pensei que o bootloader poderia estar causando o problema. Então comprei um pickit 3 para fazer a gravação e o problema persistiu.

 

*** Aproveitando a oportunidade, não tenho muita experiencia com gravadoras, mas sei que o processo de gravação é bem crítico e também tive problemas com isso. Quando gravo um programa simples, como piscar um led, funciona perfeitamente, mas quando gravo meu programa, que é bem mais complexo, muitas vezes o microcontrolador não funciona, e em outras funciona até eu ligar a parte analógica do circuito, ai ele trava ou funciona de forma estranha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

permita-me uma visão mais 'dura' da coisa...

3 horas atrás, Mateus Andrade Ferreira disse:

pino RB2 (o mesmo da INT2) estava apresentando um sinal com forma de onda alternada de baixa amplitude, uns 500 mV. A partir daí passei a acreditar que este sinal "saindo" deste pino estava causando a detecção de borda indevida. 

A partir disso me fez supor que o pino está flutuando. Por gentileza coloque pullup externo ou habilite o interno se houver

 

3 horas atrás, Mateus Andrade Ferreira disse:

quando gravo meu programa, que é bem mais complexo, muitas vezes o microcontrolador não funciona,

Aí são muitos 'depende'. Um deles é a de novo parte 'dura' da coisa: o hw. Ruídos, esquecimento de pullup/down, proteçao do reset, e afins. No sw ... moleza ... questão de análise conjugada com o hw. Também a procedência do mc entra em questão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2018 às 16:49, Mateus Andrade Ferreira disse:

... mas sei que o processo de gravação é bem crítico e também tive problemas com isso. 

 

E é crítico mesmo, eu também tive muitos problemas com um gravador pickit 2 clone que eu mesmo montei. Eu pensava que se gravasse e não acusasse nenhum erro, estava tudo certo, engano meu. Projetos maiores que usavam ADC e várias IOs digitais funcionavam de forma muito estranha, totalmente instável.

Comprei um programador universal TL-866 e então os problemas estranhos acabaram.

Antes de eu comprar esse programador, o gravador que eu usei e me fez descobrir que era a gravação o meu problema, foi um serial tipo JDM, gravei com ele num PC com serial e os programas funcionavam normalmente. 

Seria algo a se tentar.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...