Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD .M2 Sata queimado ao instalar em um Asus Vivobook X510UR


Adriano Dib
Ir à solução Resolvido por Adriano Dib,

Posts recomendados

Pessoal

 

Comprei um Notebook Asus Vivobook X510UR com configuração bacana, i7 2.7 Ghz sétima geração, 8 Gb Ram DDR4, Geforce 930MX 2 Gb DDR5, porém na versão brasileira, a Asus fez o favor de remover o SSD que vinha de fábrica e deixou apenas um HDD de 1Tb, que deixou a máquina com um gargalo enorme.

 

A Asus simplesmente não informa nada quando é questionada sobre o suporte ao SSD .M2. Mas pensando aqui comigo, já que o notebook que tem SSD .M2 no exterior, vem para o Brasil sem o SSD, então obviamente ele tem que ter o slot para o SSD, a não ser que tenham trocado a placa-mãe só por conta disso (seria muita sacanagem).

 

Dito e feito, abri o note para ter certeza e encontrei o slot para SSD lá. Comprei um SSD Crucial de 275 Gb MX300 Sata .M2 2280SS. Segurei com as duas mão no chassi do meu gabinete do PC para eliminar a estática, desliguei o note, abri a parte debaixo, introduzi a plaquinha do SSD lá com o maior cuidado, fechei a tampa sem os parafusos (testar primeiro antes de parafusar) e liguei a máquina.

 

Pressionei F2 e entrei na BIOS, o SSD não foi reconhecido.

Desliguei a máquina, abri a tampa e subiu o cheiro de queimado. A plaquinha do SSD fritou!

 

Antes de comprar este SSD eu pesquisei na gringa e vi que o padrão dele é exatamente o tipo que encaixa no slot. Vou colocar as fotos e o gráfico explicativo para vocês verem.

 

UPDATE 1: Descobri que este Slot é SSD .M2 PCIe NVMe Ready, ou seja, é híbrido. O que isso quer dizer? Que o Slot aceita um SSD .M Sata, porém para que ele também aceite um SSD .M2 PCIe, a Asus foi obrigada a deixar um limitador só do lado direito, pois se colocassem um limitador de cada lado, a memória PCIe não entraria, já que ela tem uma ranhura somente do lado direito. Efeito colateral: Você pode instalar uma memória SSD Sata de qualquer lado, o que pode ocasionar a queima caso seja do lado errado. No meu caso, em todos os tutoriais que eu vi na internet para outros modelos, mostrava o cara introduzindo a memória com os componentes (etiqueta branca) pra cima. Eu fui lá e espetei ela desse jeito e entrou. Contei os pinos e OK. Mas agora eu acho que eu deveria ter instalado ela com a etiqueta pra baixo e com a parte lisa pra cima. Para evitar esse problema, recomendo comprar um SSD .M2 PCI express que encaixa perfeitamente. 

 

UPDATE 2: Descobri após vários testes que este notebook só aceita o SSD .M2 padrão SATA III e não o PCIe como havia sido informado inicialmente. Cuidado ao instalar, pois a etiqueta branca da memória deve ficar virada para baixo e a parte lisa da memória para cima. A instalação ao contrário ocasiona a queima do componente!

 

IMG_20180103_191844098_LI.jpg

IMG_20180103_191937872.jpg

IMG_20180103_192933757_LI.jpg

IMG_20180103_194109612_LI.jpg

IMG_20180103_200342687.jpg

slot ssd m2.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a divisão da Asus que fabrica e vende notebooks não parece ser a mesma que faz as excelentes placas-mãe. As motherboards da Asus tem um manual bem detalhado enquanto o manual do notebook não fala nada sobre upgrades de hardware. Este problema me faz pensar que este Slot possivelmente se trata de um SSD M.2 PCIe NVMe, ou seja, é um PCI express e não um SATA. O engano ocorreu porque o slot aceita ambas as memórias sem distinção, porém a corrente das mesmas é bem diferente. Enquanto a SSD .M2 Sata é 3.3V 1.7 Ampere, a SSD .M2 NVMe é 3.3V 2.3 Amperes. O barramento PCI Express transfere muito mais dados, portanto tem muito mais energia rolando ali. Quando coloquei um Sata ali, ele fritou os capacitores da memória. A culpa disso é da ASUS que não fornece informações sobre os slots, nem através do SAC da empresa.

Crucial SSD .M2 SATA.PNG

Samsung SSD .M2 NVMe.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem certeza que não instalou a placa invertida? Pesquisei na net e os únicos casos que achei foi de instalar esse modelo especifico de modo invertido.

 

https://forums.lenovo.com/t5/ThinkPad-P-and-W-Series-Mobile/Installed-new-M-2-SSD-in-my-P50-Drive-burned-up-damaged-laptop/td-p/3538901

 

ou

 

 

Inclusive no site da Kingston não fala nada de queimar o modulo de você instalar o SATA em um PCIE ou vice versa, apenas diz que pode não ser reconhecido.

 

Citação

O que aconteceria se eu conectasse uma unidade SSD M.2 PCIe a uma porta M.2 somente para SATA ou vice-versa?

 

Se o sistema host não suporta o protocolo PCIe, a unidade SSD M.2 PCIe provavelmente não será reconhecida pela BIOS e portanto seria incompatível com o sistema.De forma similar, com uma unidade SSD M.2 SATA instalada em um soquete que suporta somente unidades SSD M.2 PCIe, a unidade SSD M.2 SATA não poderia ser utilizada.

 

https://www.kingston.com/br/ssd/system-builder/m2_faq

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Adriano? Chego descobrir o motivo? Comprei mesmo vivo book que você, chegou faz dois dias e estou decepcionado com ele, é extremamente lento... Liguei para suporte da Asus que me aconselhou trocar ele na loja que comprei (submarino) pois disse que esse problema de lentidão é devido ao HD dele ter defeito após eu descrever que é extremamente lento, nunca vi notebook tão lento de um ano para cá. Pensei em por ssd M2. Então me deparei com seu relato... Conseguiu descobrir se de fato pode ser posto placa m2? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, lucas_gerhardt disse:

Tudo bem Adriano? Chego descobrir o motivo? Comprei mesmo vivo book que você, chegou faz dois dias e estou decepcionado com ele, é extremamente lento... Liguei para suporte da Asus que me aconselhou trocar ele na loja que comprei (submarino) pois disse que esse problema de lentidão é devido ao HD dele ter defeito após eu descrever que é extremamente lento, nunca vi notebook tão lento de um ano para cá. Pensei em por ssd M2. Então me deparei com seu relato... Conseguiu descobrir se de fato pode ser posto placa m2? 

 

Não adianta muito devolver, o próximo vai vir do mesmo jeito. A lentidão só para se você remover o antivírus que vem e esperando o Windows baixar e instalar todas as atualizações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, FireMax_ disse:

Eu li este link ai que voce colou faz tempo. O problema não é que eu instalei invertido e sim que o SLOT É INVERTIDO. E está acontecendo muito em vários modelos de notebooks e marcas. Estão colocando o slot de uma forma que você tem que colocar a memória com a etiqueta voltada para baixo, que é o contrário do que a maioria das marcas de notebook faziam, que é com a etiqueta (ou componentes se preferir) pra cima. A falta de um limitador que impeça que você coloque a memória de qualquer lado é uma falha. Porém a Asus colocou um slot Hibrido, para aceitar um PCI express, portanto eles não poderiam colocar mesmo um limitador. Faltou um simples ADESIVO na placa ou uma nota no manual explicando isso. Pra mim isso é negligência. Monto PCs faz mais de 20 anos e nunca queimei nada, mas nos PCs você tem um manual de placa-mãe decente né... inclusive da Asus!

 

 

Você tem certeza que não instalou a placa invertida? Pesquisei na net e os únicos casos que achei foi de instalar esse modelo especifico de modo invertido.

 

https://forums.lenovo.com/t5/ThinkPad-P-and-W-Series-Mobile/Installed-new-M-2-SSD-in-my-P50-Drive-burned-up-damaged-laptop/td-p/3538901

 

ou

 

 

Inclusive no site da Kingston não fala nada de queimar o modulo de você instalar o SATA em um PCIE ou vice versa, apenas diz que pode não ser reconhecido.

 

 

https://www.kingston.com/br/ssd/system-builder/m2_faq

 

adicionado 2 minutos depois
18 minutos atrás, FireMax_ disse:

 

Não adianta muito devolver, o próximo vai vir do mesmo jeito. A lentidão só para se você remover o antivírus que vem e esperando o Windows baixar e instalar todas as atualizações.

 

@FireMax_ voce está correto! O Antivirus ferra tudo e tem que esperar as atualizações mesmo. Demora alguns dias pra estabilizar

adicionado 8 minutos depois
36 minutos atrás, lucas_gerhardt disse:

Tudo bem Adriano? Chego descobrir o motivo? Comprei mesmo vivo book que você, chegou faz dois dias e estou decepcionado com ele, é extremamente lento... Liguei para suporte da Asus que me aconselhou trocar ele na loja que comprei (submarino) pois disse que esse problema de lentidão é devido ao HD dele ter defeito após eu descrever que é extremamente lento, nunca vi notebook tão lento de um ano para cá. Pensei em por ssd M2. Então me deparei com seu relato... Conseguiu descobrir se de fato pode ser posto placa m2? 

 

@lucas_gerhardt Meus conselhos são:

 

01) Procure alguns vídeos no youtube explicando como resolver o problema de uso de 100% do HD e faça os precedimentos. O primeiro deles é remover o acesso remoto.

 

02) Desabilite / desinstale o antivírus.

 

03) Espere que o Windows faça TODAS as atualizações. Vai demorar, são muitas. Tenha paciência.

 

04) Se tiver grana, invista em um SSD .M2 PCI Express (não vai comprar o SATA que é mais lento e foi esse que queimou comigo)

 

05) Se não tiver grana e continuar lento, formate o HD e faça uma instalação LIMPA do Windows 10 PRO. E não esqueça de entrar no site da ASUS e baixar os drivers corretos do Note (VGA, som, rede, etc). Não use os drivers genéricos do Windows. Baixe também o software da Asus que gerencia a bateria. Ele otimiza a bateria em 30% !

 

Não devolva o Note, o desempenho dele vai melhorar! 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Adriano Dib disse:

 

adicionado 2 minutos depois

 

@FireMax_ voce está correto! O Antivirus ferra tudo e tem que esperar as atualizações mesmo. Demora alguns dias pra estabilizar

 

Infelizmente pra evitar esse tipo do problema é necessário contar os pinos da M key e da B key na placa-mãe pra não instalar invertido. Bola da fora da Asus e de quem inventou esse padrão que poderia ser montado invertido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, FireMax_ disse:

 

Infelizmente pra evitar esse tipo do problema é necessário contar os pinos da M key e da B key na placa-mãe pra não instalar invertido. Bola da fora da Asus e de quem inventou esse padrão que poderia ser montado invertido.

 

Eu contei os pinos. A pinagem batia cetinho. Coloquei os cinco pinos da memória alinhado aos cinco pinos do Slot. Mas sabe porque não adiantou? Aquele slot é hibrido. Ele aceita as memórias PCI Express que tem a ranhura do lado direito. O que eu devia ter feito (mas fica difícil de adivinhar né) era ter colocado a memória pra baixo. A memória se você olhar nas fotos tem duas ranhuras, do lado direito e esquerdo. Eu coloquei os cinco pinos do lado de cinco pinos, mas tinha que ser do outro lado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Adriano Dib disse:

 

adicionado 2 minutos depois

 

@FireMax_ voce está correto! O Antivirus ferra tudo e tem que esperar as atualizações mesmo. Demora alguns dias pra estabilizar

adicionado 8 minutos depois

 

@lucas_gerhardt Meus conselhos são:

 

01) Procure alguns vídeos no youtube explicando como resolver o problema de uso de 100% do HD e faça os precedimentos. O primeiro deles é remover o acesso remoto.

 

02) Desabilite / desinstale o antivírus.

 

03) Espere que o Windows faça TODAS as atualizações. Vai demorar, são muitas. Tenha paciência.

 

04) Se tiver grana, invista em um SSD .M2 PCI Express (não vai comprar o SATA que é mais lento e foi esse que queimou comigo)

 

05) Se não tiver grana e continuar lento, formate o HD e faça uma instalação LIMPA do Windows 10 PRO. E não esqueça de entrar no site da ASUS e baixar os drivers corretos do Note (VGA, som, rede, etc). Não use os drivers genéricos do Windows. Baixe também o software da Asus que gerencia a bateria. Ele otimiza a bateria em 30% !

 

Não devolva o Note, o desempenho dele vai melhorar! 

 

 

 

 

Muito obrigado pela dicas! Vou fazer isso então. Tem alguma indicação do ssd m2 barato? Neste caso teria que instalar Windows nele certo? Tive antes deste vivobook um Dell inspiron 14z que tinha ssd de 32gb. Mas ele n estava com sistema operacional, e sim ficava com uma opção de acelerar notebook, raid alguma cosia. Sou leigo mas muito obrigado pela dica mais uma vez. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lucas_gerhardt disse:

Muito obrigado pela dicas! Vou fazer isso então. Tem alguma indicação do ssd m2 barato? Neste caso teria que instalar Windows nele certo? Tive antes deste vivobook um Dell inspiron 14z que tinha ssd de 32gb. Mas ele n estava com sistema operacional, e sim ficava com uma opção de acelerar notebook, raid alguma cosia. Sou leigo mas muito obrigado pela dica mais uma vez. 

 

Então, economize e compre uma memória SSD .M2 de 120 Gb Pci Express. Fique de olho no Mercado Livre, tem bons preços lá e da pra parcelar. Todo SSD vem com um software para você clonar o HD. Pode ir usando esse HDD ai mesmo, quando você comprar o SSD, você clona tudo que tem nele para o SSD. Só não vá encher o HDD de  1TB e depois querer clonar tudo em um SSD de 120Gb. A maioria dos programas tem opção de escolher o que você quer clonar e o que você quer deixar no HDD (arquivos, filmes, musicas, etc.). Não desanime do Note. O meu está bem mais rápido. E não desabilite o Windows Update. Espere ele atualizar tudo. De vez em quando, pressione o CTRL+SHIFT+ESC e observe o desempenho do disco. Ele vai ficar 100% várias vezes até atualizar tudo. Desligue a desgraça do Antivirus. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, lucas_gerhardt disse:

Acabei de desinstalar já antivírus. Está reiniciando aqui. Vou pesquisar ssd m2 pcie então e vou tentar clonar Windows se precisar eu formato. Mas você me ajudou muito pois estava quase devolvendo ele e seria dor de cabeça até devolver e comprar outro. 

Também tenho um Vivobook X510UR, quase devolvia, mas realmente é o bendito McAfee (antivirus), e umas atualizações do Windows. Agora está bem melhor. Além disso, tem esse tutorial aqui . Espero ter ajudado!:thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, CarlinhosQueda disse:

Também tenho um Vivobook X510UR, quase devolvia, mas realmente é o bendito McAfee (antivirus), e umas atualizações do Windows. Agora está bem melhor. Além disso, tem esse tutorial aqui . Espero ter ajudado!:thumbsup:

Tirei já antivírus e atualizou tudo. Melhorou bastante bah, dicas muito boas aqui... E eu quase devolvi ele. Vou assistir vídeo então e vou atrás de uma ssd m2 pcie para por, infelizmente segundo a Asus perde garantia se abrir ele... Mas acho que vou arriscar. Valeu galera. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Adriano Dib disse:

Eu contei os pinos. A pinagem batia cetinho. Coloquei os cinco pinos da memória alinhado aos cinco pinos do Slot. Mas sabe porque não adiantou? Aquele slot é hibrido. Ele aceita as memórias PCI Express que tem a ranhura do lado direito. O que eu devia ter feito (mas fica difícil de adivinhar né) era ter colocado a memória pra baixo. A memória se você olhar nas fotos tem duas ranhuras, do lado direito e esquerdo. Eu coloquei os cinco pinos do lado de cinco pinos, mas tinha que ser do outro lado. 

 

Desculpe mas pelas fotos parece que você contou errado, esse SLOT da placa tem uma B Key com 6 pinos como dava pra ver na sua quinta foto e você invertou a placa tentando colocar a M Key com 5 pinos (quarta foto). Sendo um SLOT B Key ele pode aceitar SATA ou PCIE 2X, agora resta saber se a UEFI da placa suporta o M.2 PCIE.

 

Foto1.png.2caac7bf0f277f463ab24a8e86a9cfe1.png

 

Foto2.png.fa0a351bf67d44fad259e6e1e49cad6d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, FireMax_ disse:

 

Comprei um KingDian 240GB m2 sata na China, deve chegar só mês que vem 

estou de olho nesse modelo tb e o crucial na kabum , mas agora fiquei com medo de queimar tb óó . esse SSD .M2 PCI Express seria aquele modelo que pessoal tava comprando no outro forum da promoção - 

SSD SAMSUNG 960 EVO 250GB PCIe NVMe Gen 3.0 x4 - Modelo MZ-V6E250BW ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, skull10001 disse:

estou de olho nesse modelo tb e o crucial na kabum , mas agora fiquei com medo de queimar tb óó . esse SSD .M2 PCI Express seria aquele modelo que pessoal tava comprando no outro forum da promoção - 

SSD SAMSUNG 960 EVO 250GB PCIe NVMe Gen 3.0 x4 - Modelo MZ-V6E250BW ?

 

Pela foto postada pelo Adriano do 960 Evo da pra ver que ele tem um conector M key de 5 pinos, ele nem entra no encaixe da Asus que só permite B key (6 pinos, lado contrário) que é Sata ou PCIE 2x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

@FireMax_ entendi..eu não entendo nd de ssd, acho que é melhor então permanecer no sata mesmo por via das dúvidas então..valeu

 

@FireMax_ vou te citar para pedir ajuda , desculpe o incomodo. achei o modelo no site da loja no aliex aí ja compensa pegar é esse mesmo? porque tem 2 parecidos to com receio de comprar errado..obrigado

 

@lucas_gerhardt  não já acabou, era na amazon br,marktplace por lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, skull10001 disse:
  Mostrar conteúdo oculto

 

@FireMax_ entendi..eu não entendo nd de ssd, acho que é melhor então permanecer no sata mesmo por via das dúvidas então..valeu

 

@FireMax_ vou te citar para pedir ajuda , desculpe o incomodo. achei o modelo no site da loja no aliex aí ja compensa pegar é esse mesmo? porque tem 2 parecidos to com receio de comprar errado..obrigado

 

@lucas_gerhardt  não já acabou, era na amazon br,marktplace por lá. 

 

Sim, este modelo mas comprado de outro vendedor. Mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, FireMax_ disse:

 

Desculpe mas pelas fotos parece que você contou errado, esse SLOT da placa tem uma B Key com 6 pinos como dava pra ver na sua quinta foto e você invertou a placa tentando colocar a M Key com 5 pinos (quarta foto). Sendo um SLOT B Key ele pode aceitar SATA ou PCIE 2X, agora resta saber se a UEFI da placa suporta o M.2 PCIE.

 

 

 

 

 

Então Fire, acho que eu não estou sabendo me expressar. O que eu quero dizer é que para fazer isso que você falou, eu teria que ter colocado com a etiqueta branca para baixo, o que é o oposto de todos os tutoriais que eu vi de encaixar uma memória  B e M em um Slot. Se eu tivesse colocado de ponta cabeça, ela tinha dado certo, baseado no seu comentário! Obrigado, você tem razão. A propósito, o notebook está mais do que pronto para o PCIE, já que o conector dele é exatamente o padrão e eu vi em sites gringos de reviews, desmontarem ele e dizerem que ele é PCIE ready. Tb não faria sentido um Note lançado em 2017 ter um slot para SATA e que não aceita PCIE. Abs

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, skull10001 disse:

@FireMax_ você chegou a instalar algum ssd m.2 no seu ?  @Adriano Dib você instalou um ssd pci express nele? estou esperando pra comprar um... valeu

 

Skull eu comprei o PCIe para ele mas vai chegar só dia 12. Quase o mesmo preço que eu paguei no SSD M2 Sata e a velocidade é o Triplo. A memória é da Western Digital (que comprou a Samdisk). O link é esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-955188892-hd-ssd-m2-wd-black-256gb-8-gbs-pcie-nvme-alta-performace-_JM

 

 

adicionado 3 minutos depois

@snowBR Sim, é sim! Certeza absoluta

adicionado 4 minutos depois

@skull10001 Cara, se você puder compra esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-955188892-hd-ssd-m2-wd-black-256gb-8-gbs-pcie-nvme-alta-performace-_JM

 

Foge de SSD Sata que está ultrapassado e é lento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, snowBR disse:

Galera fiz a instalação do ssd porém o notebook não reconhece e ele não está queimado. 

 

Qual você instalou o intel PCIe 4x? Ele não vai funcionar, a placa deve aceitar apenas modelos padrão Sata.

 

Edit: Agora que eu vi que esse modelo é com M key de 5 pinos, cuidado você deve ter instalado virado ao contrario conectando a M key de 5 pinos no lugar da B key de 6 pinos. 

 

Essa placa-mãe não aceita PCIE 4x (M key de 5 pinos), apenas padrão Sata com B key de 6 pinos.

 

Pessoal, mais cuidado ao instalar uma peça sem ler o manual dela. No meu primeiro post tem um link pro site da Kingston que explica os modelos de SSD m2 e das placas compatíveis. Na wikipedia também tem um artigo, vamos ler pra não ter peças queimadas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...