Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Flavia Dutra

Boletim 1.666 – 19/12/2017

Recommended Posts

Boletim 1.666 – 19/12/2017
Boletim 1.666 – 19/12/2017
Editado por Flavia Dutra
Enviado para
Proibido Copiar ou Republicar


Índice

 

1. Live com Gabriel Torres nesta quarta 20/12/2017

2. Chegou: curso online de redes TCP/IP, com Gabriel Torres

3. FCC aprova o fim da neutralidade da rede nos Estados Unidos

4. Estudo revela aumento da velocidade da internet móvel mundial em 30,1%

5. Pesquisa indica que 71% dos jovens em todo o mundo usam a internet

6. Cerca de 45 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas mundialmente no último ano  

7. Microsoft registra patente de um tablet dobrável com duas telas

 

1. Live com Gabriel Torres nesta quarta 20/12/2017

 

Em uma parceria entre Gabriel Torres (Clube do Hardware), Ronivon Santos (canal Sertec Manutenção) e Paulo Luigi (canal Luigitec), estaremos fazendo uma "live" nesta quarta-feira (20/12/2017) com o tema "Dicas valiosas sobre o mercado de trabalho em 2018". Se você trabalha ou pretende trabalhar no mercado de redes, informática e hardware, não deixe de participar. Será uma oportunidade única!

 

Quando: Dia 20/12/2017 às 20h (horário de Brasília)

 

Onde: Canal Sertec Manutenção no YouTube

 

Link direto para a live: https://youtu.be/ea7sGx_xNn0

 

Nota: caso você não possa participar, após a live o vídeo ficará disponível.

 

[Informe publicitário, texto de responsabilidade do anunciante]

 

2. Chegou: curso online de redes TCP/IP, com Gabriel Torres

Aprenda em profundidade o funcionamento de redes TCP/IP com um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, Gabriel Torres, autor de 24 livros sobre tecnologia. Neste curso você aprenderá, em profundidade, sobre endereços IPv4 e IPv6, portas, tradução de endereços, protocolos de rede (IP e ICMP), protocolos de transporte (TCP e UDP), protocolos de aplicação (HTTP, DNS, FTP, email, etc.), protocolos de roteamento (RIP, OSPF e BGP), segurança e muito mais! Perfeito para estudantes, pessoas que querem trabalhar na área e também para profissionais que já trabalham com redes, mas que carecem de um embasamento teórico mais sólido para continuar seus estudos em cursos de nível avançado.

 

Usuários do Clube do Hardware têm um desconto exclusivo, pagando R$ 150 em vez de R$ 300. Para isso, basta usar o cupom "CLUBEDOHARDWARE". Confira e esperamos tê-lo como aluno!

O link abaixo já traz o cupom aplicado:https://www.udemy.com/redes-tcpip/?couponCode=CLUBEDOHARDWARE&persist_locale&locale=pt_BR

 

[Informe publicitário, texto de responsabilidade do anunciante]

 

3. FCC aprova o fim da neutralidade da rede nos Estados Unidos

 

O FCC (Federal Communications Commission), órgão norte-americano equivalente a Anatel, aprovou medida para remover a regulamentação da neutralidade da rede nos Estados Unidos. Dos cinco conselheiros da instituição, três votaram a favor da derrubada da neutralidade da internet.

 

Caso seja aprovada também pelo congresso norte-americano, as operadoras poderão limitar o tráfego de quaisquer sites ou serviços em suas redes, com a finalidade de obter benefícios financeiros.

 

Além disso, existe a possibilidade de empresas como Netflix, Google, Facebook, entre outras pagarem grandes taxas para as operadoras permitirem que seu tráfego flua normalmente na internet, acarretando em aumento de custos dos serviços para o consumidor.  

 

Atualmente, as bancadas governistas e de oposição nos EUA são favoráveis à manutenção da neutralidade da rede no país. E pesquisas indicam que 83% dos consumidores norte-americanos preferem que as regras de neutralidade não mudem.  

 

No Brasil, apesar de o Marco Civil da Internet prever a neutralidade da rede, as operadoras estão pressionando o governo e a Anatel para flexibilizar as normas e até mesmo eliminá-las de vez.

 

A neutralidade da rede proíbe as companhias de telecomunicações de discriminar serviços online ou sites, escolhendo uns em detrimento de outros, com o objetivo de permitir que a internet fique livre de interesses comerciais dessas operadoras.  

 

4. Estudo revela aumento da velocidade da internet móvel mundial em 30,1%


Pesquisa realizada pela Speedtest, que mede a rapidez da conexão de internet em todo o mundo, mostra que a velocidade da internet móvel aumentou 30,1% mundialmente em 2017, atingindo em média 20,28 Mbps, e a conexão fixa cresceu 31,6%, alcançando 40,11 Mbps.

 

O estudo aponta que as velocidades de upload também aumentaram 38,9% na rede móvel e 25,9% na fixa, com taxas de 8,65 Mbps e 19,96 Mbps, respectivamente.  

 

O país que apresentou maior melhoria na velocidade de download móvel foi o Laos, que alcançou 13,66 Mbps em novembro deste ano, seguido pelo Vietnam, com 19,54 Mbps, e por Trinidad e Tobago, com 11,68 Mbps. Já em relação à internet fixa, apresentaram maiores avanços o departamento ultramarino francês Reunião, com 62,64 Mbps, a Guatemala, com 12,04 Mbps, e Gana, com 18,96 Mbps.   

 

Ainda conforme a avaliação da empresa, a velocidade média móvel no Brasil atingiu 16,25 Mbps, um crescimento de 27,6% em comparação ao ano de 2016, deixando o país na 71ª posição no ranking mundial. E a internet fixa chegou a 17,8 Mbps, um aumento de 18,5% em relação ao ano passado, número que nos coloca no 79ª lugar.

 

A avaliação foi realizada entre novembro de 2016 e novembro de 2017 em países com, no mínimo, 670 resultados móveis e 3.333 de conexão fixa no aplicativo Speedtest.

 

5. Pesquisa indica que 71% dos jovens em todo o mundo usam a internet

 

Relatório da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apontou que um terço dos usuários da internet em todo o mundo é composto por crianças e jovens de até 24 anos.

 

Segundo o relatório, 71% dos jovens estão online, em comparação com 48% da população total; na África, três a cada cinco jovens estão desconectados, quando a Europa esse número é de um em cada 25; cerca de 56% dos sites estão no idioma inglês e, por isso, muitas crianças e jovens não conseguem entender o conteúdo ou alguma informação culturalmente relevante; e nove entre 10 endereços de abusos sexuais infantis identificados estão hospedados no Canadá, nos Estados Unidos, na França, na Holanda e na Rússia.

 

Em comunicado, representantes da fundação disseram que "a internet foi projetada para adultos, mas é cada vez mais usada por crianças e jovens - e a tecnologia digital afeta cada vez mais suas vidas e seus futuros. Assim, as políticas, práticas e produtos digitais devem refletir melhor as necessidades, as perspectivas e as vozes das crianças."
 

6. Cerca de 45 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas mundialmente no último ano

 

De acordo com relatório da União Internacional de Telecomunicações das Nações Unidas, aproximadamente 45 milhões de toneladas de dispositivos eletrônicos foram descartados em 2016, sem contabilizar os aparelhos jogados no lixo comum.

 

Desse total, apenas 20%, cerca de 9 milhões de toneladas, são recicladas em todo o mundo. Entre os países que mais participam da reciclagem estão a Suíça, a Suécia e a Noruega, que reaproveitam 70% do lixo eletrônico. A Europa e a Rússia reciclam 35% dos dispositivos, enquanto os Estados Unidos, apenas 3,5%.

 

A ONU prevê que a quantidade de lixo eletrônico deve aumentar cerca de 4% a cada ano, visto que atualmente cerca de 50% da população mundial está online.

 

Entretanto, apesar do desperdício, o relatório afirma que diversos países já estão implementando regras de gerenciamento de resíduos eletrônicos. No momento, dois terços da população mundial vivem em países com incentivos à eliminação correta e reciclagem do lixo eletrônico.

 

7. Microsoft registra patente de um tablet dobrável com duas telas

 

A Microsoft registrou no USPTO (United States Patent and Trademark Office), através dos engenheiros do Surface, a patente de um “dispositivo com dobradiça”.

 

Conforme o documento da patente, o dispositivo parece ter duas telas e seções separadas dobráveis.

 

Além disso, o documento mostra o dispositivo sendo usado totalmente aberto e posicionado em uma superfície plana, como um tablet; como um notebook, com teclado e touchpad virtual na tela inferior; e no modo tenda, como um notebook híbrido.

 

Rumores indicam que a Microsoft estaria desenvolvendo também um aplicativo de anotações para esse dispositivo, que teria um tamanho reduzido para caber no bolso.  

 

Não há informações sobre quando a ideia da patente será implementada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×