Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo projeto de som caseiro


Visitante

Posts recomendados

Boa noite amigos!

 

Estou fazendo um orçamento para um sistema de som caseiro e preciso do conhecimento pra saber o que fazer!

 

Quero de qualquer maneira comprar os falantes separadamente e fazer as caixas de madeira com curvim, ou até mesmo dependendo do que aprender por aqui fazer somente uma caixa e colocar todos os falantes nela.

 

Começando pela potência, estava orçando uma de 400RMS e outra de 800RMS.

 

Sobre as caixas, a princípio gostaria de fazer duas iguais, em dois canais, como se fosse um system de fábrica, estilo 3-way, com um subwoofer, um driver e um tweeter. Pesquisando aqui no fórum vi sugestões para separar os woofers, por exemplo deixando um subwoofer potente isolado e o restante em outro canal, mas se for possível prefiro manter a ideia original.

 

A minha dúvida de duplo sentido é a seguinte: se eu comprar uma potência com 200RMS por canal, como eu devo fazer a divisão de potência? Vi um rapaz conectando tudo junto apenas com um divisor de frequência... supondo que o subwoofer tenha 100RMS, o driver 50 e o tweeter 50, totalizando os 200W por canal, o sistema funciona sozinho, cada woofer se alimentando da sua potência padrão? A outra dúvida é a seguinte: nesse sistema de som com canais de 200RMS, como funciona a divisão de potência para se obter um som harmônico? Dessa potência de 200W, quantos W devem ser graves, médios e agudos? Qual é o cálculo que pode-se fazer? Por exemplo para cada 10W de som grave, quantos W de som agudo e médio é necessário para manter a harmonia sonora?

 

A princípio, essas são minhas dúvidas principais, após deixar essas situações bem claras pretendo pedir opiniões sobre o que comprar para montar esse projeto... obrigado a todos que puderem me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andril Boa noite

 

Esse tipo de sistema é indicado para quem possui um conhecimento básico em eletrônica, e para quem já possui algo em casa para reaproveitar.

Por exemplo um cd player do carro, ou um amplificador e uma caixa, mas nada impeça que você comece do zero.

E o principal de tudo ter vontade para construir o sistema.

Não podemos nos esquecer do ferramental, no minimo uma serra tico tico, furadeira, chave philips e fenda.

Não sei o que você procura, se é algo mais voltado para qualidade de som com boa potencia, mais força nos graves que se escute de longe ou um som que toque muito alto com muita voz e batidão.

Se você procura som de qualidade e que toque bem, um sub de 10" em uma caixa dutada, duas caixas cada um com triaxial de 6" e um amplificador de 400WRMS  (4 canais toca tudo de boa) é mais do que suficiente.

Agora se você procura graves que toque forte, uma caixa com dois subs de 10" ou 12" em uma caixa dutada, duas caixas com um 6x9 em cada caixa vai fazer um estrago grande.

E para alimentar um amplificador de 800WRMS (4 canais toca tudo de boa).

Agora se você curte um som que toque muito para fora e fale alto, uma caixa com dois woofers de 10" ou 12", um par de driver de corneta, e um par de super tweeters.

Para alimentar existem fonte de 40 amperes ( para a primeira opção da e sobra), fonte de 60 e 80 amperes (mais indicado para segunda e terceira opção).

Pode ser alimentado com fonte de PC só que a chances de ter ruido é um pouco maior.

E o gerador de sinal, um cd player com entrada auxiliar.

E que passei foi tudo usando amplificadores automotivos, agora caso queira pode usar amplificadores residenciais só que o valor é mais alto.

 

Att Edvaldo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, boa noite amigo, obrigado pela resposta.

 

Então, eu procuro mesmo por um som de qualidade, mas eu gostei da ideia dos subs de 12'' com corneta e tweeter, porque já tive um som parecido mas era som automotivo.

 

As caixas eu vou encomendar depois que comprar os falantes, vou procurar alguma empresa que faça um trabalho de qualidade com material de qualidade ...

 

Nesse caso, cada caixa ficaria com um sub de 12'', uma corneta e um tweeter, é isso mesmo? Esse tipo de sistema mantém um bom equilíbrio entre frequências e uma boa qualidade? Vou investir em uma potência mesmo, nessa situação em uma de 800 RMS, estava vendo uma da Mark Audio, se você conhecer a marca e puder me dar algumas dicas ...

 

Assim seriam 2 canais, cada um com 400 RMS, nesses 400W, o que eu posso comprar pra cada caixa? Eu tinha uns drivers da Roadstar de 120RMS que eu achava o máximo! Tocavam muito ... vou procurar um par desses, assim a corneta já vai consumir 120W dos 400 ... ai penso em pegar algum sub de 200RMS, e um tweeter de 80RMS ... um conjunto desses ficaria com qualidade?

 

A outra questão é que essas potências normais tem sempre 4 ohms, como eu ligaria 1 sub + 1 driver + 1 tweeter mantendo a impedância? Eu já vi muito esses divisores de frequência, capacitores e enfim, mas eu não consigo acreditar que eles fazem um bom trabalho ... então, é possível ligar 3 itens na mesma saída e mantendo a qualidade de todos?

 

Obrigado e até mais!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...