Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Android SDK Criação de jogo para Android


Posts recomendados

Boa noite!

Sou nova aqui então peço desculpas se estiver fazendo algo errado.

 

Bom, eu gostaria de uma ajuda sobre a criação de um jogo que estou desenvolvendo para Android. Não tenho conhecimento nenhum em programação, apenas estou buscando o que gosto de fazer e me interessei por desenho. Conheci um jogo de estilo otome na Google Play e me interessei muitíssimo pelo designer e simplicidade, logo me veio a ideia de criar um. Claro que sei que não é simples, até porque tem todo um estudo por trás, mas vendo vários sites que disponibilizam a criação de um jogo para android pensei que poderia criar um para ver como me saio, mas infelizmente nenhum dos que eu tentei tem o estilo de jogo que eu procuro.

 

O jogo em questão é de história, onde o jogador pode fazer certas escolhas que podem mudar o final. Eu trouxe o exemplo do jogo que me interessou e fiz um rascunho de como seria a interface do meu jogo, que é algo bem simples (todos os desenhos seriam criados por mim e não teria nenhuma animação).

 

 

Exemplos

 

Exemplo_Jogo1.thumb.jpg.6ec6f441a43104c4280b80e9f88fe0d9.jpg

 

Exemplo_Jogo2.thumb.jpg.4c2067223d119194afc0f0d742d713be.jpg

 

 


 

Rascunhos

 

 

5a57f1e73126c_RascunhoJogo1.thumb.jpg.418af64580b7aa53c6307570c44e3dc7.jpg

5a57f20304d6a_RascunhoJogo2.thumb.jpg.a67bc227e45cb9b8fc839a75bd611ab5.jpg

-

 

Gostaria de conselhos sobre qual a dificuldade da criação de um jogo desse estilo. Se existe algum lugar que eu possa criar ele ou se eu tiver que contratar alguém qual seria a média que eu gastaria.

 

Desde já agradeço a quem puder ajudar de alguma forma.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou um expert na área, mas existem 2 alternativas (além de contratar alguém para fazer seu jogo):

 

Você pode aprender a programar e utilizar o Android Studio para fazer seu jogo (acredito que pra você seja menos viável)

 

Você pode aprender a usar o Construct 2. Nunca usei a ferramenta, mas várias pessoas que não sabem programar (inclusive artistas e game designers) já criaram muitos jogos com ela. Essa opção é a mais viável para você, creio eu.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Natalia_Kohler disse:

@Gibas Vou tentar o Construct 2, acredito que eu tenha mais sucesso aprendendo a mexer nele. Qualquer coisa eu atualizo aqui para informar se obtive sucesso. Muito obrigada pela ajuda!

De nada. Se tudo der certo, estarei ansioso para testar esse seu jogo! Rs

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Natalia_Kohler

Sigo, a mesma recomendação.  O Construct 2 é uma IDE de desenvolvimento de jogos que é orientada a eventos. Ou seja, você não programa uma linha de código sequer. Mas ainda assim, você vai precisar de alguns conhecimentos básicos de programação como  saber o que é uma variável, constantes e definir ações. Nada muito difícil. :) 

 

Só preciso informar, que o Construct 2 é gratuito para criação de jogos educativos e pessoais. Se sua intenção é criar um jogo para distribuir na rede e colocar no Google play, você precisa de uma licença comercial além de ter uma licença da google play. Fora isso... o programa é bem bom.

 

 

Outra alternativa é usar o Unity 3D( o motor gráfico serve também para novels , jogos 2D, 3D e FPS) só que esse é um pouco mais difícil e precisa saber ou javascript ou C#. Este, também precisa da licença comercial.

 

Agora, se você não quiser pagar uma licença comercial, você pode usar o Android Studio ou outra IDE de desenvolvimento para android( eclipse por exemplo), mas exige o conhecimento de programação, tanto em Java, quanto em SDK android.

 

Se você quiser criar uma novel específica, existe um motor gráfico para isso... Um exemplo de novel que digo é o Tricolour Lovestory da steam:http://store.steampowered.com/app/668630/Tricolour_Lovestory/

 

 

PS: tanto o UNITY 3D, quanto o Construct 2, podem exportar seus jogos para diversas plataformas.. como Linux, windows, Android e IOS(iphone)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Obrigada pelas dicas.

 

No caso eu teria que tentar no Construct 2 mesmo, pois não tenho conhecimento algum, porém gostaria de um dia disponibilizar na Google Story. Eu sei que preciso pagar a conta da Google, mas não entendi sobre a licença do Construct, no caso da versão gratuita eu só poderia colocar o jogo para baixar por link?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Natalia_Kohler

1 minuto atrás, Natalia_Kohler disse:

mas não entendi sobre a licença do Construct, no caso da versão gratuita eu só poderia colocar o jogo para baixar por link?

A ide "gratuita" só permite que você disponibilize seus jogos de forma pessoal. OU seja, por em um link ou manda por e-mail... e etc.

Até onde sabia, tanto o construct 2 e o Unity3d precisam "comprar" uma licença única de desenvolvedor se quiser exportar por exemplo para diversas plataformas.  O gratuito se não me engano exporta somente em HTML5.

 

Pior de tudo, é que o construct 2 Bussines que é a versão comercial, onde você faz os jogos para anuncar na google play ou apple store ( de forma paga)  é bem caro..

 

Veja:  http://store.steampowered.com/app/227240/Construct_2/?l=portuguese

 

Se for fazer bastantes jogos para vender, pode ser conveniente pagar esse absurdo todo, se seus jogos forem bons, você terá um retorno.

 

Quanto a publicação na google play, você precisa da conta de desenvolvedor e pagar uma taxa de 25 dólares uma única vez. Aí você pode publicar qtos jogos quiser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Natalia_Kohler Sem problemas,  você pode ainda usar a versão gratuita para se familiarizar com a IDE.  Faça um joguinho de teste.  Depois que aprender a usar o programa, aí você pensa se vale a pena investir  300 reais na versão "personal"  ou mais de mil na versão comercial.

 

Particularmente, se o jogo me trouxesse retorno, não exitaria em comprar a versão comercial.

 

De qualquer forma, ficamos no aguardo, eu gosto de jogos estilo novel anime. :thumbsup:

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marchand Filho

 

Oi! O programa é o TyranoBuilder. Ele está sendo excelente até agora, porém tem umas complicações pra exportar. Se for tentar já recomento alguns tutoriais que possa precisar:

 

TyranoBuilder (é pago, mas é barato):

http://store.steampowered.com/app/345370/TyranoBuilder_Visual_Novel_Studio/

 

Android Studio e configurar o Java HOME(vai precisar baixar para transformar em apk):

https://www.youtube.com/watch?v=QFuT2ybmMG8

 

Aqui é o tutorial do próprio TyranoBuilder para transformar o arquivo em apk(tem tanto android quanto ios):

http://tyranobuilder.com/exporting-for-android-devices/

 

Caso o seu Android Studio der algum problema de Java:

https://www.youtube.com/watch?v=dsrlrRaxCjk

 

E por último, o meu deu problema no reprodutor, tentei alguns tutoriais e nenhum concertou, o que eu fiz foi conectar meu celular no computador e reproduzir por ele, deu certo. Qualquer coisa pode perguntar, estou aprendendo ainda também. :)

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Atualização 2: Sigo com a recomendação do programa TyranoBuilder. Já finalizei o prólogo da história do meu jogo, com as devidas opções e os 4 finais, até agora está indo tudo muito bem e este programa facilita demais pra quem não entende nada!

 

*Detalhe, o programa serve apenas para jogos estilo Novel, mas pode ser tanto com fotos (como no meu exemplo deste post), quanto para somente texto. :tw_blush:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...