Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Inicio da utilização de arduino


Posts recomendados

Bom, sou novo aqui no fórum, e gostaria de saber, com a experiencia de vocês, algumas coisas.

Estou querendo iniciar na programação de arduino e gostaria de saber quais passos seguir para começar a trabalhar.

Tenho os seguintes conhecimentos:

 

-Eletrônica básica ( leis de kirchhoff, lei de ohms, por exemplo)

-programação c++(intermediário)

 

O principal ponto deste post é entender os conteúdos teóricos necessários para entender, analisar e criar os circuitos eletrônicos com a integração do Arduíno, gostaria de dominar a teoria para assim partir a pratica. Finalizando, quais os próximos passos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2018 às 12:37, ricardokok disse:

Tenho os seguintes conhecimentos:

 

-Eletrônica básica ( leis de kirchhoff, lei de ohms, por exemplo)

-programação c++(intermediário)

 

O principal ponto deste post é entender os conteúdos teóricos necessários para entender, analisar e criar os circuitos eletrônicos com a integração do Arduíno, gostaria de dominar a teoria para assim partir a pratica. Finalizando, quais os próximos passos ?

 

Eu penso da seguinte maneira : aprender olhando os projetos feitos pelos outros é um excelente aprendizado !

 

Existem muitos livros contendo projetos práticos com Arduíno, muitos deles você encontra até em PDF na Internet, e existem muitos fóruns com excelentes montagens. Claro que a grande maioria dos projetos encontrados estão em Inglês, mas tem muita coisa boa também em vários sites brasileiros.

 

Agora, com os seus conhecimentos atuais, ainda não dá para tentar compreender circuitos mais complexos, que utilizem CI's , transistores e sensores. Então, ler a documentação dos componentes, tentar entender o funcionamento do programa, vai te dar um conhecimento prático enorme, que vai te facilitar muito no futuro com os estudos teóricos.

 

Lembro aqui que um Arduíno nada mais é do que um microcontrolador Atmega328 ou semelhante, então pode aprender muito mais olhando o datasheet do Atmega328, vendo todos os blocos que compõem esse microcontrolador.

 

E isto é apenas o começo, pois logo você perceberá que a linguagem do Arduíno tem algumas limitações, as quais podem te obrigar no futuro a programar em linguagens mais completas como o C  ( ou o Basic + Assembly que é o que eu faço kkk ) .

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...