Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão no Windows 8.1.


Posts recomendados

Eu já havia feito um post sobre problemas no Windows 10 

Porém agora, depois de muita dor de cabeça, consegui instalar um Windows 8.1 na máquina que, no inicio, se mostrou funcionar perfeitamente. Depois de um tempo, quando eu ia desligar apareceu "Atualizar e desligar", eu cliquei e tudo certo, atualizou e eu fui dormir. Quando acordei, percebi uma lentidão já na inicialização. Depois de dar boot e aparecer a logo da Windows, ficou uns 2 minutos uma tela preta e aí apareceu meu perfil e para colocar a senha. Coloquei, e ele ficou carregando por dois minutos e então iniciou. Só que a lentidão piorou. Os atalhos da área de trabalho demoraram muito para aparecer, assim como a barra de baixo do windows demorou, e também apareceu o ícone da loja do windows em baixo. Eu pensei "Ok, faz parte" mas só foi piorando. Um dia antes da atualização eu estava rodando Dying Light em 1600x900 com tudo no médio em 60 FPS, e, depois de atualizar o jogo já abria com 30 fps e agora roda em 45 fps com tudo no baixo. Fui verificar a CPU e estava tendo picos aleatórios de uso, indo de 35 para 80 do nada. Abrir o explorador de arquivos está um saco. Demora de 1 a 2 minutos apenas para abrir, e quando abre, quando tento abrir uma pasta ou algo assim, demora um tempo, aparece que a pasta está vazia, e aí sim mostra meus arquivos. Eu suspeitei que fosse algum malware, então usei o Malwarebytes. Ele detectou 43 malwares, sendo que 42 foram removidos completamente. Eu então usei a restauração para dois dias atrás e tentei remover o malware (gold click e o outro não lembro porque perdi os logs), e, realmente eu estava com o goldclick pois eu vi ele instalado (não faço ideia de como peguei, mas creio que tenha sido ao baixar o photoscape, pois no malwarebytes alertou um trojan no instalador dele), e agora que estou fazendo esse tópico já removi todas as entradas e qualquer indício do goldclick, mas a lentidão continua. Se eu, por exemplo, abro o google chrome, o uso de CPU pula de 35 para 80, e quando o google abre completamente, ela desce para 40. Quando eu abro uma nova guia, a CPU sobe de novo e quando a guia abre completamente a CPU desce. Ao abrir a Steam, explorador de arquivos, painel de controle, a CPU sobe e quando tudo abre ela desce. Alguma ideia do que possa ser? As especificações do computador estão no post que eu mencionei lá em cima. Obrigado desde já.

 

Edit: Acabei de olhar o gerenciador de tarefas e enquanto eu lia esse post eu percebi que o uso de CPU estava entre 6/10%, e quando eu simplesmente rolei os processos no gerenciador, o uso foi para 60%, e assim que eu parei, desceu de novo para 15. Sério, o que tá acontecendo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tem acontecido com com todas as versões do W7 ao W10. Mas tem alguns ajustes que vão melhorar a máquina. Vamos lá:

 

1) Vamos ativar todos os caches do processador. Por padrão, vem apenas o cache L1 ativo e os demais desativados. Esse processo requer o conhecimento prévio do tamanho dos caches. Para isso, baixe o CPU-Z para descobrir. De posse dessa informação, vá em iniciar, digite "regedit" (sem as aspas), em HKEI_LOCAL_MACHINE, em SYSTEM, em CurrentControlSet, em Control, em Session Manager, em clique em cima de Memory Management (em cima, não expanda a seta). Ao lado verá SecondDataLevelCache. A partir deste ponto, você irá habilitar todos os caches do processador. Com o valor obtido pelo CPU-z, dê um duplo clique, marque a opção decimal e transcreva o valor lido na aba cache do CPU-z, OK. Mantendo marcado SecondDataLevelCache, vá em Editar, Localizar, escreve "SecondDataLevelCache" (sem as aspas) e procure por mais caches. Em cada item transcreva exatamente o que indica o CPU-z em cada cache na seqüência. Feito todos os caches, reinicie a máquina.

 

2) Ative todos os cores do processador. Vá em iniciar, digite "msconfig" (sem as aspas), vá em Inicialização de sistema, Avançado, clique na setinha abaixo e selecione o maior número que tiver lá. Em Memória máxima, desmarque a seleção. Vá na aba serviços, marque Ocultar serviços Microsoft e selecione desativar tudo. Vá em inicialização de programas e desabilite todos e habilite somente o que realmente importa, a escolha é sua. Clique em aplicar, OK e reinicia a máquina.

 

3) Clique com botão direito em Meu computador, Propriedades, Configurações avançadas do sistema, Avançado, na aba desempenho clique em configurações, aba Avançado, Memória virtual, Alterar. Desmarque Gerenciar automáticamente e marque Tamanho gerenciado pelo sistema. Aplicar, OK até sair e reinicie a máquina.

Execute estes passos e pote o resultado. Tem mais umas coisinha a fazer mas que não vão influenciar muito em máquina nova. Poste o resultado depois, por favor, caso resolva implementar as dicas.

Memoria virtual.png

Cache.png

Cores.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dom Bonilla Acabei de fazer tudo e estou reiniciando mas tenho uma dúvidazinha. Sobre o primeiro passo, eu só encotrei um SecondLevelDataCache, a localização só me mostra esse. E no cpu id mostra um cache l3 e eu o ativei (8192) como ThirdLevelDataCache. Algum problema com isso? Vou testar a maquina, mas ainda está demorando para iniciar aqui.

adicionado 16 minutos depois

@Dom Bonilla  Sim, até houve uma "mudança" na velocidade, porém o mesmo problema continua. Tirei um print para te mostrar melhor como funciona.

cpu.thumb.png.8b3cdb16f56509ec7bb988515fc62dd0.png  É uma coisa super ocasional

 

5a5b88151959c_cpu2.thumb.png.05fca6b1dd7561333e735cedb23935f8.png

Computador completamente parado, só fiquei olhando

 

5a5b886babc36_cpu3.thumb.png.7cc83cd4eb242d490de000c27720b0b9.png

Mais um print. Tudo isso só ao executar o paint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EdoFoqsi disse:

E no cpu id mostra um cache l3 e eu o ativei (8192) como ThirdLevelDataCache. Algum problema com isso?

Nenhum, desde que todos os caches estejam ativos corretamente.

 

Preste atenção nos processos e nos serviços. Tem alguém consumindo rede e processamento. Algo ou alguém está processando algo e enviando via internet.

Excessos.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra considerar o uso de rede com o Firefox aberto. Eu acho melhor refazer a instalação e não instalar nada a não ser navegador, a princípio. De preferência também desativar as Atualizações Automáticas pelo gpedit.msc e vermos o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walter C. Catelan Eu tenho medo de tentar fazer isso de novo. Ao tentar formatar o que tinha Windows 10 passei um dia inteiro para resolver. Eu formatava e dava erro de instalação, o boot não funcionava (porque o computador não reinicia, eu expliquei no meu outro post sobre o Win 10, então pra formatar eu tive que colocar em outro PC o HD, formatá-lo e então colocar novamente nesse PC aqui, mesmo assim dando uma série de erros que demorei para resolver e finalmente consegui), então não sei. Tem como refazer a instalação sem precisar do CD do Windows? Aqui pelo próprio Win 8 mesmo. E vou tentar desativar as atualizações. Se tiver alguma dica ou algum modo de formatação para ajudar eu aceito. Obrigado.

adicionado 2 minutos depois

@Dom Bonilla Eu acredito que esse consumo possa ser um Malware (aquele que eu peguei) e não tenha sido removido completamente. Devo criar um tópico na área de remoção de malwares? 

Sobre a RAM, ela vive dando 2GB, sempre. Nos detalhes não mostra nada "consumindo demais", por exemplo agora estou com o League of Legends e o Firefox aberto, e a RAM está batendo 2,4GB, mas caso eu feche os dois ela continua nos 2GB.

Ainda pouco liguei o computador e ele demorou 5 minutos para iniciar completamente. Aqueles procedimentos até ajudaram, mas continua a mesma coisa..

adicionado 15 minutos depois

Posso restaurar o Windows usando algumas dessas opções?wu.thumb.png.568d16c6d51a35dcf27d1b221ae2de78.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse consumo de RAM tá bem normal prum computador com 8 GB. O problema é mesmo essa lentidão. Entendo sua preocupação em não reinstalar, pelos problemas que teve. Uma alternativa seria para, eventualmente, corrigir erros do sistema: abrir o programa de instalação dentro do Windows e mandar atualizar. Mas antes eu tentaria confirmar se não tem mesmo um malware, senão não adianta:

- Iniciar o computador sem internet

- Ferramenta de remoção de malware da MS: https://www.microsoft.com/pt-br/download/malicious-software-removal-tool-details.aspx?id=9905

E também desinstalar tudo o que não seja fundamental no momento, principalmente outros anti-vírus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, EdoFoqsi disse:

Devo criar um tópico na área de remoção de malwares? 

Sim.

 

10 horas atrás, EdoFoqsi disse:

Posso restaurar o Windows usando algumas dessas opções?

Se tem malware, eu não faria assim. Eu zeraria o MBR, se não há dados a salvar e faria uma instalação limpa com uma mídia original que pode ser baixada direto da MS. Isso eliminará as pragas do HD.

 

10 horas atrás, EdoFoqsi disse:

então pra formatar eu tive que colocar em outro PC o HD, formatá-lo e então colocar novamente nesse PC aqui,

É aqui que está o grande erro e as causas de teus problemas. Entenda que ao formatar, a primeira coisa que acontece é a gravação na trilha zero dos dados do BIOS da placa-mãe. Quando trocou de placa, trocam essas informações. Daí essa lentidão. Formate na placa que vai usar. Isso terminará a encrenca. Mas limpa a trilha zero para eliminar os conflitos e confira o BIOS para compatibilizar com o W8, 8.1 e/ou 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dom Bonilla 

16 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Eu zeraria o MBR, se não há dados a salvar e faria uma instalação limpa com uma mídia original que pode ser baixada direto da MS. Isso eliminará as pragas do HD.

Zerar o MBR? Não entendi, pode explicar melhor? Eliminará as pragas? Eu fiz o procedimento que o @Walter C. Catelan citou, deixei a noite inteira rodando o software da microsoft e no inicio, ele disse que haviam 3 arquivos infectados, mas isso ainda estava no começo do progresso, então eu fui dormir e deixei lá, e quando acordei ele havia finalizado, cliquei para ver o que era e dizia que a máquina não estava infectada, e não me apresentou nenhum vírus. Ele foi removido? Ou isso foi alguma falha?

 

16 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Quando trocou de placa, trocam essas informações.

O problema é o seguinte: Esse PC aqui não reinicia. Quando tinha um Windows 10 eu colocava para reiniciar, ele desligava, porém as luzes, cooler, mouse continuavam ligados e o computador só ficava numa tela preta. Eu o deixei por 10 minutos assim e nada acontecia. Ao tentar formatar e instalar o Windows, no meio da instalação ele reinicia sozinho, sabe? Mas o PC não reinicia, então eu tenho que desligar ele pelo botão, e quando eu re-ligo a instalação dá problema. Por isso tiramos o HD daqui e instalamos o Windows em outro, porque por aqui não tem como pelo fato de não reiniciar. Alguma solução para isso?

Ah, aqui no Windows 8 o computador reinicia normalmente, acho que pelo fato de o Windows 8 não precisar passar pela tela de BIOS para reiniciar, diferente dos outros Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo de boot para 10 e 8 é o mesmo. Se um não reinicia, é problema de instalação ou, muito provavelmente, driver. Se tinha arquivos infectados e depois não é porque o programa conseguiu limpar. Ficou bom depois disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walter C. Catelan Aqui continua com a mesma lentidão. Depois de fazer aquelas etapas de liberar cache e etc o desempenho melhorou, mas só um pouco, a lentidão continua. Então eu devo tentar reinstalar o Windows 10 por aqui mesmo? Tenho medo de quando estiver concluindo ele tentar reiniciar e não conseguir, e voltar com uma tela de erro pedindo para refazer a instalalção :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para se garantir você pode criar uma imagem do sistema atual, plugando outro HD ou criando uma partição no seu. Durante a instalação mande excluir todas as partições (exceto aquela, lógico) e deixe o programa instalação criar. Se der pau e você quiser pode recuperar a imagem salva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EdoFoqsi disse:

Zerar o MBR? Não entendi, pode explicar melhor?

 

3 horas atrás, EdoFoqsi disse:

Eliminará as pragas?

Não. Vai apagar a trilha zero. A formatação eliminará a contaminação desde que todas as partições sejam apagadas.

 

3 horas atrás, EdoFoqsi disse:

O problema é o seguinte: Esse PC aqui não reinicia. Quando tinha um Windows 10 eu colocava para reiniciar, ele desligava, porém as luzes, cooler, mouse continuavam ligados e o computador só ficava numa tela preta.

Provavelmente é defeito da placa/memória/fonte/etc... tem que investigar.

 

3 horas atrás, EdoFoqsi disse:

Ah, aqui no Windows 8 o computador reinicia normalmente, acho que pelo fato de o Windows 8 não precisar passar pela tela de BIOS para reiniciar, diferente dos outros Windows.

É lenda. Todos os boots são iguais. BIOS quer dizer Basic Input/output System, ou seja, é a habilitação de todo o hardware, parte física da máquina, para depois iniciar o SO propriamente. 

 

3 horas atrás, Walter C. Catelan disse:

Se tinha arquivos infectados e depois não é porque o programa conseguiu limpar.

Sou cético quanto a isso. Não acredito muito nesse tipo de remoção se o software for gratuito. Não existe almoço grátis.

 

2 horas atrás, Walter C. Catelan disse:

Para se garantir você pode criar uma imagem do sistema atual, plugando outro HD ou criando uma partição no seu.

Vai levar a contaminação junto e trazê-la de volta em uma eventual restauração.

 

Resumindo sua ópera, tens conflitos de gerenciamento de boot, defeitos físicos no equipamento, contaminação e conflitos de drivers. Tem chão para andar e começar a resolver os problemas de fato. Numa nova formatação, não traga arquivos de qualquer natureza sem antes ter total certeza de que a contaminação foi removida. Visite a sessão de remoção de vírus se achar que pode esperar. Não acredito que consiga consertar a máquina sem formatar de novo do jeito certo. É minha opinião.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dom Bonilla Eu planejo formatar a máquina hoje com um Windows 7 que tenho aqui. Dois dias atrás meu pai formatou o computador dele usando esse Windows, e aparentou estar tudo certo. Faço com esse Windows 7 que ele utilizou (É um disco com Windows 7) ou baixo uma da MS pelo site do Windows 10?

Antes de formatar eu zero a MBR?

Ah, não tem nenhum Malware, já fiz todos os procedimentos e realmente havia mas já foi removido completamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com as regras, use uma ISO original com sua chave de licença adquirida legalmente. Eu baixaria do site da MS só para garantir, mas se a mídia estiver em bom estado, pode usar. Sim, zere a MBR antes. Ao iniciar a formação, a trilha zero estará vazia, isso tira a probabilidade de conflitos no gerenciamento de boot. Não esqueça de rever as configurações do BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora está tudo certo com o sistema. Sim, é original. Até agora ocorreram duas telas azuis, mas essas eu sei como resolver. Não zerei a MBR porque achei trabalhoso :P 

O problema de reinicialização parece ter sido resolvido, pois ao reiniciar o pc para concluir a verificação do MBAM aqui, ele reiniciou normalmente.

Agradeço pela ajuda pessoal. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...