Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amortecer efeito "curto" de capacitor em fonte AT


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, boa tarde.

 

Tenho uma fonte ATX parada, e terei de usar algo em torno de 20k microfarad para filtrar transientes que a tal fonte produz em um radio de carro. Claro que o rádio é pioneer, então ele tem um bom controle de ruídos, mas eu estou prevendo essa hipótese. 

 

Será um paliativo até que eu consiga algumas fontes de 14V/2A que colocarei em paralelo, junto a uma bateria de moto, ou de gel (ainda não sei) que manterá a memória do dito rádio.

 

Contudo, me preocupa que, provavelmente, os capacitores estarão vazios ao ligar a fonte, dando efeito curto. Um led em paralelo (podendo ser de alto brilho) antes dos capacitores seria suficiente para a fonte não desarmar-se automaticamente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você queria evitar o pico ao ligar a fonte é isso? Tipo que acontece nas fontes de Notebook que parece que vai explodir a tomada ao ligar ele:lol:.

 

isso pode ser resolvido usando um circuito NTC que limita a corrente na hora do surto/pico.

 

Aqui explica mais sobre isso(coloquei um na minha fonte e parou aquela faísca que sai ao ligar.)

http://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/9730-limitacao-de-corrente-com-ntc-col127

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma fonte chaveada dando uns 14V 3A chaveado  e capacitores muito grande serve colocar um para não sair queimando coisas, capacitores grandes tem baixa impedância e expõem até os diodos da ponte-retificadora a uma corrente excessiva quando a fonte é ligada. vale a pena colocar um no circuito é baratinho e da para achar em fonte atx velha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, ilkyest disse:

@felipe236  não entendi. Colocar capacitor grande ou um led?

Para limitar corrente de pico? Nenhum dos dois serve, use um NTC

 

Aqui explica, como calcular e aplicar um no seu circuito.

http://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/9730-limitacao-de-corrente-com-ntc-col127

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...