Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mega Drive VA0 P/B em tv de tubo e colorido em LCD


Posts recomendados

Ola pessoal.

Faz uns cinco meses que comprei por meio do Ebay um genuíno Mega Drive japonês fabricado em 1988 direto do Japão. Um daqueles que vem com uma plaquinha adicional para reparar um bug descoberto perto da data de lançamento no Japão.

 

Estava funcionando perfeitamente ate que recentemente logo que eu o ligava a TV de tubo Philips que uso a TV não detectava automaticamente a região do sinal de video, NTSC ou PAL.

Foi quando forcei a TV para funcionar sempre em NTSC. Desta forma quando eu ligava o Mega Drive nos primeiros minutos as cores ficavam instáveis, variando entre colorido e preto e branco e depois estabilizava o colorido. No entanto desde hoje a imagem permanece o tempo todo preto e branco. Testei o Mega Drive em outra TV de tubo Sony e apresentou o mesmo problema. Testei este Mega Drive em duas tvs LCD, uma LG e outra Samsung e a imagem desde o primeiro segundo aparece colorida. Em todos os casos usei o mesmo cabo RCA.

 

Pensei na possibilidade de problemas no cristal ou em capacitores ou no cxa1145.

 

Se fosse o cristal oscilador o mega estaria apresentando um mal funcionamento geral não é?

Já limpei toda a placa e por varias vezes procurei por trilhas rompidas/oxidadas e por capacitores estufados. Não encontrei nada.

Penso que a abordagem mais simples seria começar trocando os capacitores envolvidos mas quero entender mais sobre o assunto por que não quero submeter um aparelho de 30 anos a procedimentos desnecessários.

Como as tvs de tubo não conseguem detectar o sinal das cores e a tvs modernas de lcd conseguem creio que seja algum problema na geração da forma de onda do sinal de video.

Penso que esta forma de onda seja gerada no cx1145, mas este depende do sinal que chega até ele. É isso mesmo?

 

Qual é a opinião de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Entre nas configurações do console e verifique se o sistema de cor esta realmente em NTSC, pois o sistema PAL dele não é o PAL-M nosso aqui do Brasil, é o sistema PAL europeu (PAL-N ou PAL-G), deixe ele configurado para NTSC que mesmo os TVs de tubo que tenham esse sistema vão funcionar colorido normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou trocar os capacitores.

Hoje comprei todos os capacitores necessários. São 36 capacitores ao todo.

No entanto na cidade que moro, Campinas-SP, encontrei apenas capacitores "made in china".

Quando cheguei em casa entrei na net e pelo o que eu li não da pra confiar nestes caps.

Não tenho coragem de colocá-los neste Mega Drive. Pode ser que vazem e o acido corroa trilhas importantes.

Alguém recomenda alguma loja online nacional boa pra comprar caps?

Digo nacional pra chegar rápido, pois existe lojas muito boas no exterior mas ultimamente esta demorando muito pra chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Opa! Beleza?

 

Rapaz, estou atrás de um aparelho com uma VA0 também, com essa plaquinha adicional. Deve ser o Mega Drive mais raro que existe, creio. Quanto você pagou nesse aparelho? Recentemente consegui um Mega Drive Tec Toy Modelo 1, VA3, também uma jóia rara. Tava bem maltratado e sujo por dentro. Tratei logo de resolver a situação.

 

20180414_113625.thumb.jpg.389df5cafee6b1a3be40b6861b2e93b4.jpg

 

O Antes...

 

20180414_212024.thumb.jpg.36270b7920a9b598533450b13d139341.jpg

... e o depois.

 

 

Agora tenho esse e também um Sega Genesis Modelo 2. Gostaria de ter conhecimentos suficientes para poder fazer um recap nos dois aparelhos. Teve sorte com o seu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...