Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Ozama Bin Laden

Ddr333 perdendo pra ddr266

Recommended Posts

<font color='#000000'>Eu fiz o teste do Sandra e os resultados foram os seguintes:

DDR266 ajustes 2-3-3-6 = 1856Mb/s

DDR266 ajustes 2-2-2-5 = 1957Mb/s

DDR333 ajustes 2-3-3-6 = 1925Mb/s

Estou usando 2 pentes de 128Mb da samsung. Testei a taxa de transferência deles juntos e separados, e ainda assim o resultado foi praticamente igual. A minha pergunta é: o problema é esse chipset KT333 que é tão ruim com DDR333??? Ou então o que pode ser???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Que tal testar com o SuperPi?

Isso que você fez não é bem teste de desempenho de memória. É um teste de aproveitamento da largura de banda. Como em 333MHz você está com latência mais alta, é normal que não tenha o mesmo aproveitamento da largura de banda. Mas também não quer dizer que tem pior desempenho. O Sandra usa um código muito específico e não pode ser usado como teste de desempenho de memória.

Teste lá com o SuperPi e com o CPUMark99 e diga os resultados pra gente ver.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Eu testei com o super pi e deu 1m14s. Pelo que eu vi lá no tópico do super pi tá mais ou menos dentro do esperado. O que você acha sledge?

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#008080'>Creio eu que não tem como um pente de memória 266 ser melhor que um pente de 333..

Tente refazer com um outro programa.

Eu nunca gostei deste programa Sandra, tenho lá minhas duvidas..

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest cerebro
    Postado Originalmente por anfcobra@09 Fev. 2003,22:26

<font color='#000000'>Creio eu que não tem como um pente de memória 266 ser melhor que um pente de 333..

Tente refazer com um outro programa.

Eu nunca gostei deste programa Sandra, tenho lá minhas duvidas..

<font color='#000080'>também acho... se não, ninguém comprava os de 333 e os mesmos nem existiriam mais...

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Ozama Bin Laden@08 Fev. 2003,16:01

<font color='#000000'>Eu testei com o super pi e deu 1m14s. Pelo que eu vi lá no tópico do super pi tá mais ou menos dentro do esperado. O que você acha sledge?

<font color='#000000'>Disse pra você rodar o SuperPi nas duas configurações (em 266 e 333MHz). Ai sim você terá algor real pra dizer o que é melhor.

Pessoal que está dizendo que não tem jeito de uma DDR333 ser pior que uma DDR266, não é bem assim.

Não é só o clock que importa na memória. Ainda mais com o FSB rodando fora de sincronia.

São muitos fatores que definem o desempenho de uma memória e é muitas vezes melhor uma DDR266 rodando com ajustes agressivos, do que uma DDR333 lixona, rodando a meia bomba.

E depende muito do chipset também.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por sledgehammer@10 Fev. 2003,01:45

<font color='#000000'>Disse pra você rodar o SuperPi nas duas configurações (em 266 e 333MHz). Ai sim você terá algor real pra dizer o que é melhor.

<font color='#000000'>Bem, eu não sei como muda de 333 para 266 na minha bios. E eu também não rodei o super pi quando eu estava com minha outra memória (266). Se alguem souber.... valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Ozama Bin Laden+10 Fev. 2003,19:03-->
    <font color='#000000'>sledgehammer@10 Fev. 2003,01:45

Disse pra você rodar o SuperPi nas duas configurações (em 266 e 333MHz). Ai sim você terá algor real pra dizer o que é melhor.

Bem, eu não sei como muda de 333 para 266 na minha bios. E eu também não rodei o super pi quando eu estava com minha outra memória (266). Se alguem souber.... valeu!

<font color='#000000'>Deve ser na BIOS (ajustes avançados), e dá uma olhada onde tem Memory Frequency (deve estar me Auto se você não mexeu em nada).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Sledge, tai:

1:16min com a memo rodando a 266Mhz

1:14min rodando a 333Mhz

Eu fiz também o teste do linpack q eu vi em um outro tópico, mas sao muitos valores. você quer q eu ponha tudo aqui?

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>

Postado Originalmente por Ozama Bin Laden@07 Fev. 2003,22:27

daí pessoal, desculpe a minha pergunta, mas, o que significa essa sequência de números:  

ex.: 2-3-3-6

Um Abraço ???

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Ozama Bin Laden@11 Fev. 2003,22:00

<font color='#000000'>Sledge, tai:

1:16min com a memo rodando a 266Mhz

1:14min rodando a 333Mhz

Eu fiz também o teste do linpack q eu vi em um outro tópico, mas sao muitos valores. você quer q eu ponha tudo aqui?

<font color='#000000'>Ozama, me mande as tabelas em uma MP. Depois faço o gráfico e posto aqui.

Pelo Superpi você já viu que em 333MHz ela é mais rápida.

Como vivo dizendo, o Sandra é uma fonte de ignorância (apesar disso eu uso ele :o). Se você não souber o que ele está fazendo, você tira diversas conclusões erradas.

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por ¬ø¦« Guardian »¦ø¬+11 Fev. 2003,22:55-->
    <font color='#000000'>Ozama Bin Laden@07 Fev. 2003,22:27

daí pessoal, desculpe a minha pergunta, mas, o que significa essa sequência de números:  

ex.: 2-3-3-6

Um Abraço ???

<font color='#000000'>Isso são os tempos de sincronização que você ajusta na BIOS.

Tem o CAS latency, Trp, Tras e Trcp e além dessas tem um outro ajuste importante que ele não disse se usou, que é o SDRAM Command Rate, mas acho que o chipset SIS não possibilita essa ajuste (não tenho certeza).

Dependendo da board você tem mais ou menos ajustes possíveis de você fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#810541'>bom, pelo preço das pc2700, acham q vale a pena comprar?...

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>O resultado do linpack no micro do Osama foi esse daqui: http://www.cleberlr.hpg.com.br/linpack-osama.gif

Explicando rapidamente, o programa faz operações com matrizes de tamanhos diversos. Conforme o tamanho da matriz, o desempenho irá depender do desempenho do cache L1, do cache L2 (no caso do Athlon, como o cache é independente, dependerá da soma dos caches), ou da memória.

No caso do processador dele, a partir de 320kB, a matrix passa a estrapolar o tamanho do cache e fica limitado ao desempenho da memória (isso é gradual, pois o processador ainda encontra informação contida no cache).

Pode-se ver que não existe diferença de desempenho antes dos 320kB, pois o cache roda na velocidade do processador (que era exatamente a mesma). A diferença existe quando a memória passa a limitar o desempenho. Pode-se ver que a memória rodando a 333MHz possibilitou um desempenho melhor, de 6%. Pequeno, mas útil (lembrem que ele rodou com latências maiores quando em 333MHz, com tempos de sincronização iguais a diferença seria maior).

Qualquer hora rodo no KT333 para ver se possibilita ganhos maiores.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Testei no meu micro. O ganho também não é grande com memória a 166MHz e FSB 133MHz.

Rodei também com FSB em 166MHz em sincronismo com a memória. Melhora mais um pouco.

Para comparar, também com ele com clock mais alto. Percebe-se que não é completamente limitado pela memória, mesmo com quase 2MB.

Aqui o gráfico: http://www.cleberlr.hpg.com.br/linpack.gif

Osama, o seu é um 1800+? Depois rodo nessa velocidade e comparo com o seu.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por sledgehammer@15 Fev. 2003,02:36

<font color='#000000'>Osama, o seu é um 1800+? Depois rodo nessa velocidade e comparo com o seu.

<font color='#000000'>O meu é um Athlon XP 1800+ mesmo. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais