Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Gustabolo

Curiosidade

Recommended Posts

<font color='#000080'>aí galera, todo mundo sabe que a grande dificuldade da AMD em produzir seus processadores top de linha está sendo a extrema temperatura em que eles trabalham. Aí me perguntaram um dia qual esquentava mais, o athlon xp 2800+ ou o pentium 4 3,06ghz HT e eu não sabia. O Athlon Xp continua sendo o mais eskentado ou por causa do HT o pentium 4 está eskentando mais ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Gustavo, essa questão da temperatura é confusa.

O P4 3.06 GHz consome muito mais energia que o Athlon. A AMD divulga o consumo tipico e o consumo máximo. Já a Intel inventou um tal de Thermal Design Power. Nos primeiros P4 vi testes que a potência que a Intel indica era de 75% da potência máxima. Então o querido Willamette 2Ghz que a Intel dizia consumir 75W, consumia 100W no máximo.

Já esses Nortwood não sei se continua esse mesmo fator (0.75).

Mas imaginando que a Intel diz que o 3.06GHz dissipa 82 Watts, pode crer que no mínimo são uns 100Watts reais.

Acho que o fator principal é que o P4 tem que trabalhar abaixo de 69ºC. Rodando algo pesado com toda essa potência fica difícil manter abaixo de 69ºC. O cooler Box dele é muito bom, de cobre inclusive por causa disso.

Agora o que é esquentar?

Se esquentar é a temperatura sem fazer nada, para um usuário comum, o P4 irá esquentar menos (leia os tópicos sobre halt disconnect).

Já em uso pesado ele vai esquentar pra caramba. Pior, vai trabalhar perto da sua temperatura limite de operação (não vai queimar, mas não é bom).

Athlon 2800+ a temperatura de trabalho é até 85ºC. Isso está associado com o processo de fabricação, e pode ficar tranquilo.

Edit: Esqueci de dizer outro detalhe. O diodo térmico que mostra a temperatura do processador na bios e em outros programas fica numa parte mais fria do processador. O P4 tem um outro diodo térmico que fica numa região mais quente e é o responsável pelo sistema de proteção térmica, que diminui a velocidade do processador para fazer ele esfriar. Assim o usuário além de não ver a temperatura que o processador chega, ele não sabe quando ocorre a redução na velocidade (a não ser com testes de desempenho).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • <font color='#000080'>aí sledge, mais então a temperatura limite de trabalho do p4 3,06ghz ht é só 69 graus ? E você falou q a temp q a bios lê é a de um diodo q fica em uma parte mais fria do processador.É só o p4 q tem o outro diodo q fica em uma parte mais quente do processador ? Ou os athlons também tem ?

    valeu pela atenção sledge !

    falou

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado Originalmente por Gustabolo@09 Fev. 2003,14:59

    <font color='#000000'>aí sledge, mais então a temperatura limite de trabalho do p4 3,06ghz ht é só 69 graus ? E você falou q a temp q a bios lê é a de um diodo q fica em uma parte mais fria do processador.É só o p4 q tem o outro diodo q fica em uma parte mais quente do processador ? Ou os athlons também tem ?

    valeu pela atenção sledge !

    falou

    <font color='#000000'>Só o P4. Um é o mesmo que o P3 e Athlon tem, que fica na parte não tão quente.

    O que fica na parte quente fica monitorando a temperatura on-line (menos de 1 µs, se não me engano). Ele fica perto das partes quentes para não deixar que elas passem de determinada temperatura. Caso atinja essa temperatura, ele faz o processador alternar entre trabalho e descanso (fica 2 µs trabalhando, ai fica 2 µs economizando energia). E ele vai reduzindo o trabalho quanto mais precisar.

    Por isso que no teste que tira o cooler, fica lento pra caramba. Ele praticamente nem trabalha mais, mas não é o suficiente para evitar que continue aquecendo. E só vai desligar quando atingir 130ºC, quando aquele sensor do tipo P4 irá desligar a alimentação de energia.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×