Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest vicenteelias

[Resolvido] 486 pra gente quebrar a cabeça!

Recommended Posts

Guest vicenteelias

<font color='#000080'>Pessoal o problema é o seguinte: recebi um 486 que não estava mais iniciando o SO. Ele dizia que disco de sistema inválido. Entrei no Setup e ele reconheceu legal o HD, aí bootei pelo disquete e transferi o sistema com o comando Sys c: e reeniciei e nada. Mas eu via que o SO estava ok. Então passei uma ferramenta de diagnóstico de disco e vi que ele estava com Bads, apenas 05 no final do HD que é um CONNER( já ouviram falar he he?), de 01 Gb, então exclui 100MB e reinstalei o SO pelo meu pc pois o 486 não tem CD, mas quando coloquei o HD de volta no 486 continuou dando a mesnagem: disco de sistema inválido. O que vocês acham? Ah ele tem aquelas placas controladoras para os drives, e no Setup ele reconhece o HD.

Vou ficar no aguardo galera!

Um abraço a todos! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000080'>O BIOS está configurado para dar boot pela unidade C:? Ou outra coisa similar, já que a controladora é externa?

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Verifica os Cabos Flats podem estar com mau contato e até mesmo a placa.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest vicenteelias
  • Autor do tópico
  • <font color='#000080'>Erimouse no setup eu tenho duas opções: A;C e C;A e eu selecionei a C;A. A bios dela é meio antiga que abre com uma ampulheta e você pode trabalhar com mouse, mas verifiquei se estava para bootar pelo C: e está!

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Experimente eliminar a partição do hd e particionar novamente.

Eu estava com um problema igual esses dias e isso resolveu.

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest vicenteelias
  • Autor do tópico
  • <font color='#000080'>Mas Coelho ele tá beleza em meu PC, rodou e tudo. E não roda depois que o coloco de volta ao Gabinete antigo em que ele trabalhava. Era pra ele bootar normal! Será a controladora danificada? Ou os flats? E como eliminar a partição sem perder nada? Ou terei que perder?

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#008080'>Tô com uma bomba dessas também e estava com o mesmo problema, a solução foi trocar a controladora.

Já para particionar o hd sem perder seus dados use o partition magic que se não me engano pode faazer isso.

Inté +.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>de uma olhada no setup e olhe se as portas IDE onboard estão desabilitadas, pois está ligada na placa externa!

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Já trocou os flats? Troca pra ver e tenta usar outro hd também. Se iniciar é teu Hd.

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest vicenteelias
  • Autor do tópico
  • <font color='#000080'>Baga e Noporeão, pra melhorar pra gente vou acrescentar que esta relíquia estava parado nas férias toda e quando eles foram ligar não dava boot. È meio difícil também hoje encontrar uma controladora destas ou não? Baga no caso eu desabilito esta opção é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>Lembrei!

Já tive um caso parecido, instalava o SO, mas ele não dava boot por uma razão bem simples e idota.

Eu estava trabalhando as partições com o DM e esqueci de habilitar um detalhe, mas isso pode ser feto pelo fdisk sem perder dados.

Entre o fdisk e escolha a opção 4 para ver os volumes do disco. Veja se a partição primária está com um A na frente. Isso quer dizer que a partição está ativada, isto é, apta a dar boot. Essa mesma opção é escolhida (ou não, como foi o meu problema heheh) no DM, por outro caminho, mas faz a mesma coisa. Cheque isso.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Cara já passei por uma dessas e fiquei doido mesmo e se eu disser você não vão acreditar! Modo LBA não estava Habilitado. Tinha uma opção no setup e eu habilitei tanto o LBA como o 32 Bit ou algo assim e aí funcionou beleza. E até hoje o pc funciona beleza!

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>cara procura q deve ter alguma forma de você mudar a configuração do hd pois ele ta pra master e so ele no barramento ..... tem q ficar com master com slave ....

já da bateria façca o seguite .....

deixe um ferro de solda esquentar bem ... ai DELIGUE ELE DA TOMADA e retire a bateria da sua placa ...

ai ponha um desses suportes pra pilha e ponha uma durace q você não vai mais ter treta com isso ..

falou

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por vicenteelias@11 Fev. 2003,20:14

<font color='#000000'>Baga e Noporeão, pra melhorar pra gente vou acrescentar que esta relíquia estava parado nas férias toda e quando eles foram ligar não dava boot. È meio difícil também hoje encontrar uma controladora destas ou não? Baga no caso eu desabilito esta opção é isso?

<font color='#000080'>é o "onboard pci ide"!

pois se estiver habilitada a onboard a maquina vai tentar achar nas próprias ide, não na placa off!

não se esqueça também do "onboard fdc" que é a do disquete (caso esteja também instalado na placa off)

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por BAGA+14 Fev. 2003,00:41-->
    <font color='#000000'>vicenteelias@11 Fev. 2003,20:14

Baga e Noporeão, pra melhorar pra gente vou acrescentar que esta relíquia estava parado nas férias toda e quando eles foram ligar não dava boot. È meio difícil também hoje encontrar uma controladora destas ou não? Baga no caso eu desabilito esta opção é isso?

é o "onboard pci ide"!

pois se estiver habilitada a onboard a maquina vai tentar achar nas próprias ide, não na placa off!

não se esqueça também do "onboard fdc" que é a do disquete (caso esteja também instalado na placa off)

<font color='#000000'>c ele ta falando q a controladora é externa n deve ter controladora na placa-mãe, então n vai ter esta opção na bios, eu tenho um 486 aqui e n tem controladora on board, tenho q usa uma outra q ta ali ISA, so c tinha e esta queimou né

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#008080'>Resolvi meu problemas com uma das duas soluções: 1º apareceia a mensagem: Disco de sistem inválido erro de ES, a solução foi conferir se os cabos flats estavam ligados corretamente na controladora e simplesmente pedir para dar boot pelo disquete. Acho que apareceu esse erro justamente por não apresentar nenhum SO instalado. 2º Parece que esses 486 tem uma grande dificuldade de reconhecer HD maiores de 580 MB (se não me engano). Meu HD é de 4.2 da seagate e ele só reconhecia 2.80 tem uns tais de drivermanagion (acho que é assim que escreve...) que ajudam bastante(não testei ainda por falta de tempo) que são bem melhores que procurar bios novas para esses fósseis.

Tente descobrir a marca de seu  HD e vá no site do fabricante atrás desse programa.

OBS: se for fazer particionamento pelo fdisk desative o suporte a grandes unidades, principalmente se você instalar o win95.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Fauser, esta dica do do Suporte de pilhas é bem legal pra acabar com os problemas de difícil acesso as pilhas! Mas podesse  substituir ela sem problemas por uma duracell? A duracell é de 1,5 Volts.  :)  :)

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#0000FF'>Putz, apesar de eu achar isso difícil, quase que impossível, se você atualizasse a bios seria uma boa, mas para atualizar bios de micros antigos, se eu não me engano tinha que trocar o chip da bios não é? Mas tente achar numa loja de relíquias???

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
  • Autor do tópico
  • <font color='#0000FF'>Tenho uma bomba dessa aqui um DX 2, he,he não detectao hd de jeito nenhum, já testei o hd na minha máquina e está perfeito também já troquei a bateria do 486, só falta a placa controladora, os contatos estão todos apagados, mas ainda não encontrei um lugar onde achar isso pra trocar.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#008080'>Poxa gente, todo mundo reclamando que é difícil achar controladoras hoje em dia e eu aqui em casa com duas...

Acabei de instalar o Win95 nele é tá beleza agora só tenho uma dúvida parecida com a do Titanium, será que o cd-rom vai funcionar direito no mesmo cabo do Hd??? Minha controladora tem espaço pra colocar duas ide será que vai funcionar se colocar o cd-rom em uma e o hd em outra?

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#0000FF'>acho q vai funcionar sim, somente drives de cd muito antigos, eram ligados na placa de som...

acima de 2x (se não me engano...) o negocio é nas IDE...

falou!

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Se você for usar pilhas para salvar o setup use 2 para dar 3 volts, aí você pode colocá-las num suporte próprio (você pode até arranjar um em algum radinho velho)

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Eu uso em pcs velhos, Bauer, aquelas comuns do tipo moeda e funciona uma beleza! Não perde o Setup de jeito nenhum. Só tive trabalho pra arrancar a velha e soldar a nova.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Estou c/ uma DX4, e estava c/ o mesmo problema. Era o vírus "bleah.b", o qual removi colocando o HD em outra máquina no lugar do CD.

Só que peguei essa carroça, e levei para casa, o teclado não funciona. Alguem sabe o que pode ser??? :cool:</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais