Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de uma rede com 18 maquinas


rnogueira

Posts recomendados

Estouquerendo  fazer uma rede com 18 maquina e um servidor isolado, gostaria de saber o material exigido, configuração ideal para o servidor, sistema operacional adequado etc...algum material que possa me orientar a fazer estrutura dessa rede e como proceder as instalações e configurações???

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema do servidor vai do que voce tem mais facilidade para administrar Win2000 ou Linux, minha preferência é linux.

Uma switch de 24 portas já compra uma com numero de portas grandes prefendo expansao. voce tambem tem que ir providenciando um firewall.

A rede sera toda em um andar? É uma rede para empresa? Fica mais fácil voce explicar tudo que voce deseja e também o espaço disponivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você irá usar um servidor dedicado então...certo?

nesse caso eu aconselharia o uso do linux como SO do servidor... porém se você não esta familiarizado com ele, use o w2k server com AD (active directory)... assim você cria um dominio onde todos terão q ser autenticados para terem acesso...

A configuração do servidor dependerá muito da finalidade a ser executada... eu aconselho a usar uma placa-mãe toda offboard uma ECS já é o suficiente, placa de video da nividia gf 64mb, processador AMD atlhon XP 2600+ ou mais rápido...

memorias do tipo DDR, placas de rede 3com 10/100mbps, HD Maxtor ou Seagate de 80Gb, dividido em 2 partiçoes, ambas em NTFS, um switch de 24 portas, como disse o Gegel, também da 3com...

Cabos utp categoria 5 não blindados... e suas maquinas clientes com SO WXP ou W2k pro... com configurações proximas a do servidor... mas como já disse, isso depende muito da finalidade...

Se quiser um servidor de verdade, a IBM e a DELL tem algumas peças interessantes, com 2 ou 4 processadores, memoria de 4Gb... 4 ou 8 Hds... o preço varia de R$ 10.000,00 até 45.000,00 ou mais...

quanto a placa de video... se for usar como servidor dedicado, pode colocar uma mais simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa de video da nividia gf 64mb

Não entendi porque uma placa de video "boa" em um servidor... entre em contato comigo por favor Jose para mim entender melhor essa sua colocação.

Bom rnogueira seguinte voce também tem que pensar no seguinte cada usuario tera um espaço reservado no hd? Se tiver vale a pena comprar um drive de fita DAT para fazer backup.

Como o Jose disse voce precisa mandar mais informações do que deseja... se realmente voce não sabe o que deseja e não entende nada mande um mail para mim ou para o jose que garanto que seras ajudado ou post aqui no forum para pessoal poder ajudar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom meu caro colega, sem duvida o caminho é por ai sem duvidas as configurações do servidor q o colega José passou são muito boas e todas a observações muito concretas.

Resalto o que já foi dito, realmente você precisa ser mais claro e abrangente no q se diz respeito as aplicações q essa rede vai ter.

Eu administro uma rede com 15 maquinas e meu servidor é um P4 1.6, Placa Mãe Asus P4B, 512Mb DDR, Hd 80Gb Seagate, Placa de rede 3Com Fast EtherLink XL 10/100Mb TX, Placa de video Riva TNT 32Mb (boa e barata), em um gabinete full Tower 4 baias 300w.

Como você pode ver uma boa configuração, é uma maquina não muito cara para um servidor e atendem perfeitamente as minhas necessidades... ela trabalha o dia inteiro com 15 usuarios acessando sistema de gestão empresarial e compartilhando arquivos freneticamente, já estou com ela a quase 1 ano e nunca me deu problemas.

Então deixe mais dados do que você realmente precisa q com certeza os amigos do Clube vão te ajudar !!!

Espero q tenha esclarecido algo té + !!! ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este servidor que você fala, vai ser servidor de que?

Internet? PDC?

Especifica pra gente poder dar informação mais detalhada sobre SO, segurança e configurações!

Estou colocando aqui duas paginas, uma com muito material de configuração do Conectiva Linux e uma de Windows 2000

www.w2k.com.br

http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/suport...serespostas.php

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente, é o seguinte, nessa empresa, já tem 18 computadores interligados,sendo uma rede com 5 computadores sem ligações com os outros computadores( financeiro )com internet discada compartilhada  e outra rede  ligando os outros setores com 13 maquinas ( secretaria, sala 1, deretoria 1, documentação e diretoria 2) com velox compartilhado...o que queremos é o seguinte, fazer uma rede só, ligado os 6 setores, com internet de 512k compartilhada, arquivos compatilhados etc...nas maquinas clientes só será usado aplicativos offices. todas as maquinas lá já em o 98 configurado, em algumas, o 2000.  meu chefe que ta no projeto disse que o custo a empresa sairia em torno de R$30,000. mas o projeto esta atrasado e eu gostaria de adiantar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a primeira vista a configuração q estamos lhe passando é suficiente, no entanto eu gostaria de saber mais algumas coisas:

1º qual o ramo de atividade de vocês?

2º qual o volume de trabalho? vocês geram muitos arquivos? eles são exageradamente grandes?

3º qual a atual estrutura fisica dessas duas redes existentes? seu cabeamento, a disposição das maquinas vai ser alterada, os cabos terão q ser repassados? vocês irão fazer upgrade nas estações?

4º quem irá executar o trabalho, um profissional contratado ou vocês mesmos?

5º vão usar sistemas legalizados, como windows etc?

6º todos os arquivos gerados, inclusi os originados pelo Office nas estações será centralizado no servidor?

Dependendo disso td q te perguntei, tlz sua previsão de gastos seja pouca ou exacerbada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro rnogueira

eu sugiro você fazer o seguinte

para compartilhar internet:

Utilize uma maquina isolada (pode ser até um obsoleto pentium 233) com o Mandrake Security (www.mandrake.com), é um servidor proxy completo.

Para compartilhamento de arquivos e PDC, utilize uma maquina mais parruda, com windows 2000 server.

obs.: sugeri servidor separado para internet por questao de segurança, não é muito recomendado deixar uma maquina com arquivos de trabalho como servidor de internet.

t+

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Master_Yoda@19 Fev. 2003,15:57

caro rnogueira

eu sugiro você fazer o seguinte

para compartilhar internet:

Utilize uma maquina isolada (pode ser até um obsoleto pentium 233) com o Mandrake Security (www.mandrake.com), é um servidor proxy completo.

Para compartilhamento de arquivos e PDC, utilize uma maquina mais parruda, com windows 2000 server.

obs.: sugeri servidor separado para internet por questao de segurança, não é muito recomendado deixar uma maquina com arquivos de trabalho como servidor de internet.

t+

[]'s

ehcra, minha ideia é usar dois servidores mesmo, um separado para a internet, a unica coisa quanto ao madrake , é não temos dominios sobre  esses sistemas operacionais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por José@19 Fev. 2003,11:42

Bom, a primeira vista a configuração q estamos lhe passando é suficiente, no entanto eu gostaria de saber mais algumas coisas:

1º qual o ramo de atividade de vocês?

2º qual o volume de trabalho? vocês geram muitos arquivos? eles são exageradamente grandes?

3º qual a atual estrutura fisica dessas duas redes existentes? seu cabeamento, a disposição das maquinas vai ser alterada, os cabos terão q ser repassados? vocês irão fazer upgrade nas estações?

4º quem irá executar o trabalho, um profissional contratado ou vocês mesmos?

5º vão usar sistemas legalizados, como windows etc?

6º todos os arquivos gerados, inclusi os originados pelo Office nas estações será centralizado no servidor?

Dependendo disso td q te perguntei, tlz sua previsão de gastos seja pouca ou exacerbada...

cara, vou analisar diretinho e coloque certo aqui para você

valeuw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...