Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado


digao

Posts recomendados

Salve galera!!

Seguinte... meu teclado foi pro espaço e tive que comprar um novo. Pois bem... comprei um tal teclado multimídia que tem um monte de teclas adicioais, no windows elas servem pra abrir e controlar o media player, navegador (mozilla), dentre outras coisas.

Quero saber se tem uma maneira de configurar essas teclas no linux tb, de forma com que eu possa usar programas similares, como o xmms por exemplo.

Antes que me esqueça, estou usando o Mandrake 9.1

Valeu :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aeee, beleza ?

Manu eu tb tenho um teclado cheio de teclas multimídia e etc.. só que só rola no Windows porque o teclado tem driver só para Windows, provavelmente se seu teclado não tiver drive para linux já era, muito difícil achar algo que faça funcionar um especifico teclado.

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leandrolrs@14 out 2004, 00:26

E aeee, beleza ?

Manu eu tb tenho um teclado cheio de teclas multimídia e etc.. só que só rola no Windows porque o teclado tem driver só para Windows, provavelmente se seu teclado não tiver drive para linux já era, muito difícil achar algo que faça funcionar um especifico teclado.

T+

:joia:

Realmente... :(

Tentei o que o Burns falou, mas quando tento configurar uma das teclas adicionais elas não dão nem sinal de vida... :chateado: uma pena... :(

Vou dar uma garimpada no google pra ver se acho algo a respeito do assunto...

Valeu :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe solução sim. Eu escrevi um tutorial no Fórum do Kurumin q diz como ativar e por p/ funcionar essas teclas. Meu Goldship Office funciona todas as teclas (com escessão do direcional azul, ainda :-) ).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este mini-tutorial tem por objetivo pôr para funcionar as teclas especiais que ficam desabilitadas no Linux.

1- Pré-requisitos: KDE 3.2 ou Kurumin 3.0 em diante

2- Copie este arquivo http://geocities.yahoo.com.br/magolobel/khotkeysrc.zip (clique com o botão direito, Salvar como), descompacte e substitua o existente na pasta /home/knoppix(ou kurumin)/.kde/share/config.

note que ele está na pasta .kde, logo você deve habilitar a opção de ver aquivos ocultos no konqueror.

3- Abra o Konsole, e faça exatamente isso, nem mais, nem menos: digite xev, dê Enter e em seguida, sem mover o mouse, aperte e solte rapidamente, cada uma das teclas especiais do seu teclado. Quando terminar, aperte Alt+F4.

4- Cada tecla que você apertou gerou algo assim, um pouco depois das mensagens iniciais:

KeyPress event, serial 27, synthetic NO, window 0x1e00001,

root 0x3a, subw 0x0, time 1272787, (-424,15), root:(196,405),

state 0x10, keycode 234 (keysym 0x0, NoSymbol), same_screen YES,

XLookupString gives 0 bytes: ""

KeyRelease event, serial 27, synthetic NO, window 0x1e00001,

root 0x3a, subw 0x0, time 1272907, (-424,15), root:(196,405),

state 0x10, keycode 234 (keysym 0x0, NoSymbol), same_screen YES,

XLookupString gives 0 bytes: ""

O que interessa disso tudo é o keycode. No caso acima, a tecla precionada possui o keycode 234. Repare que houve um KeyPress e um KeyRelease, ou seja, você precionou e soltou a tecla. Copie o keycode de cada tecla que foi precionada e solta, e coloque no lugar de um xxx do texto abaixo:

keycode 115=quotedbl

keycode 116=less

keycode 117=greater

keycode xxx=greater

keycode xxx=dollar

keycode xxx=numbersign

keycode xxx=braceright

keycode xxx=percent

keycode xxx=ampersand

keycode xxx=asterisk

keycode xxx=parenleft

keycode xxx=parenright

keycode xxx=underscore

keycode xxx=exclam

keycode xxx=asciicircum

keycode xxx=bar

keycode xxx=question

keycode xxx=colon

keycode xxx=braceleft

keycode xxx=degree

keycode xxx=ordfeminine

keycode xxx=masculine

Se seu teclado não possui teclas suficientes para preencher o texto acima, basta excluir o que sobrar. Isso irá dar um símbolo como @, # ou % para cada tecla especial, e assim elas poderão ser reconhecidas pelo KDE. Se você está preocupado em acontecer alguma coisa ao digitar esses símbolos num texto, não se preocupe. Após habilitar as teclas especiais você poderá utilizar esses símbolos normalmente.

5- Salve o texto acima como .xmodmap na sua pasta /home/Knoppix(ou /kurumin), substituindo o arquivo presente na pasta.

6- No Konsole, digite xmodmap ~/.xmodmap. Agora abra o Kedit e aperte cada uma das teclas especiais para ver se elas estão funcionando. Vai sair algo mais ou menos assim: "!#$%*()_{}?.

7- No menu K, em Executar Comando, digite khotkeys. Expanda a janela. À esquerda estão funções pré-configuradas, e todas estão comentadas, bastando seguir as instruções lá.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse é o endereço do post original com umas dúvidas respondidas:

http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/...pic.php?t=31433

Se você tiver alguma dúvida q não foi respondida lá pergunte aqui q eu responderei, se eu souber, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem, é mais fácil e rápido. instale o ACME. ele acha as teclas sem precisar usar o Xmodmap. AS funções são pré configuradas e o programa é muito fácil de usar. O único porém é q a ultima vez q eu usaei, não se podia mudar as funçoes padrão. Pode testar.

Caso acheq não atende a todas as suas necessidades, existe ainda o Hotkeys, q é um programa de modo texto q faz basicamente a mesma coisa. Eu também fiz um tutoral p/ ele :-) :

http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/...pic.php?t=23719

Tiver dúvidas, e só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele respondeu isso para mim um pouco acima :joia:

Tem, é mais fácil e rápido. instale o ACME. ele acha as teclas sem precisar usar o Xmodmap. AS funções são pré configuradas e o programa é muito fácil de usar. O único porém é q a ultima vez q eu usaei, não se podia mudar as funçoes padrão. Pode testar.

E aproveitando, como funciona esse maldito quote, nunca da certo :stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leandrolrs@14 out 2004, 16:15

Ps. Outra coisa, dando um lsusb com root qual a marca do teclado de vocês que aparece ? aqui aparece um nome diferente do que meu teclado realmente é, meio estranho.

Na verdade quase tudo q é trazido pro brasil em informática não é fabricado por quem vende. O meu teclado:

http://www.leadership.com.br/popimg.asp?co...amilia=Goldship

o Teclado Goldship Office, foi fabricado por uma tal de Zippy. Descobri isso ao colocar o código q tem embaixo do teclado no google: WK9000. Aí ví q tinha lojas no exterior q vendiam o tal de Zippy WK9000. Fui no site dessa tal de Zippy e voilá:

http://www.zippy.com.tw/K_product_detail.a...pk_code=WK-9000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por M@GOid+15 out 2004, 09:53QUOTE (M@GOid @ 15 out 2004, 09:53) leandrolrs@14 out 2004, 16:15

Ps. Outra coisa, dando um lsusb com root qual a marca do teclado de vocês que aparece ? aqui aparece um nome diferente do que meu teclado realmente é, meio estranho.

Na verdade quase tudo q é trazido pro brasil em informática não é fabricado por quem vende. O meu teclado:

http://www.leadership.com.br/popimg.asp?co...amilia=Goldship

o Teclado Goldship Office, foi fabricado por uma tal de Zippy. Descobri isso ao colocar o código q tem embaixo do teclado no google: WK9000. Aí ví q tinha lojas no exterior q vendiam o tal de Zippy WK9000. Fui no site dessa tal de Zippy e voilá:

http://www.zippy.com.tw/K_product_detail.a...pk_code=WK-9000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leandrolrs@16 out 2004, 23:31

M@GOid sabe se tem esquema desse tipo para configurar os botões do mouse tb ?

Ps. Que não seja configuração editando o xorg.conf porque já tentei por lá e não consegui, tenho um Microsoft IntelliMouse Explorer 3.0 USB

T+

:joia:

Hehehehe... a esperança é ultima que morre...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num sei, mas é q eu ainda não procurei nada a respeito. Uma coisa q eu aprendi é q tem um programa p/ tudo no linux, o pobrema é a gente achar :-). um bom lugar p/ começar é no sourceforge, tem muita tranqueira útil lá :-), e se você usa .deb, ou .rpm, o synaptic é uma grande ferramenta de pesquisa e de "testação".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...