Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar o conectiva8+win xp


Lopes Dias

Posts recomendados

Tenho um HD de 10 Gb e tenho instalado nele o Windows XP Pro, estou querendo instalar o conectiva linux 8, como fazer ? tenho que partitionar o HD primeiro e depois instalar o CL8? e depois que eu instalar o CL8 ele cria um menu de inicialização ? como funciona os dois Sistema Operacionais ? tem algum RISCO DE PERDA DE DADOS DO MEU WINDOWS ? existe algum problema que pode dar pau ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos devagar...

1º Sim, você precisa liberar espaço em seu disco antes de iniciar a instalação, o C8 pede algo em torno de 1.5Gb, eu aconselho a deixar uns 2.5 Gb para o SO e 200Mb para Swap... a Conectiva diz q 127Mb é o suficiente para o Swap, q é a partição de troca do linux, funciona como a memoria virtual do windows... muitos dizem q ela deve ser algo em torno do dobro da memoria ram existente na maquina...

2º Sim, novamente, o C8 cria um dual boot no momento da instalação, você opta pelo Lilo ou Grub, ele irá gerenciar o boot, ou seja, quando iniciar a maquina você será indagado por qual SO quer iniciar...

3º sim, outra vez, sempre existe a possibilidade de perda de dados, principalmente quando se fala em particionar um HD sem zera-lo por completo... mesmo usando ferramentas como o Partition Magic ou outra... para isso o cuidado nos passos para realizar essa tarefa devem ser seguidos a risca e com o maximo de cuidado, sem deixar de lado o uso do backup... eu aconselho a fazer uma imagem do hd para um cd antes de realizar esse serviço...

qualquer duvida, estamos aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Postado Originalmente por José@20 Fev. 2003,10:50

3º sim, outra vez, sempre existe a possibilidade de perda de dados, principalmente quando se fala em particionar um HD sem zera-lo por completo... mesmo usando ferramentas como o Partition Magic ou outra... para isso o cuidado nos passos para realizar essa tarefa devem ser seguidos a risca e com o maximo de cuidado, sem deixar de lado o uso do backup... eu aconselho a fazer uma imagem do hd para um cd antes de realizar esse serviço...

Mas o risco é apenas pelo fato de termos que mexer com o particionamento do HD? Estando já os dois sistemas instalados perfeitamente ainda há o risco do Linux bagunçar arquivos da partição Windows, ou boot? O Linux escreve em partições FAT/FAT32, não é?

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...