Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opengl Extensions Viewver


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ichigeki@03 nov 2004, 14:24

[Percebam que as Radeon (no caso estou vendo pela minha) suportam 3 extensões da Nvidia, o GL_NV_blend_square, o GL_NV_occulion_query e o GL_NV_texgen_reflection.

Na verdade deveriam ser 04, repare que existe a extensão GL_ATI_pn_triangles, que habilita o suporte ao N-Patch, aquela função das placas nVidia semelhante ao TruForm da ATi, que só dá para ser habilitada na aba Registry do programa OGLEV, e apesar de levar o nome da ATi, creio que deva ser o código da nVidia com uma leve modificação, por isso ela não o ativou por padrão, ou até mesmo porque o trabalho do TruForm tenha ação semelhante ao N-Patch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CCS1201@03 nov 2004, 14:48

Isso é ruim pro programador certo?

POis pra nós usuarios isso se torna irrelevante pois em tesse o game ira detectar o Hardware a aplicar a melhor config, logico se o renderpath estiver disponivel.

Nem sempre se torna tão irrelevante. Imagine só os usuários de placas Volari ou Deltachrome, podem ficar na mão por causa de instruções específicas... :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, Sombra, pesquisei, pesquisei e pesquisei...mas achei uma explicação satisfatória sobre o GL_ARB_texture_non_power_of_two.

Esta extensão serve para usar texturas cujo tamanho não é múltiplo de 2 (4x4, 8x8, 16x16, 32x32 são múltiplos de 2...), por exemplo, texturas 15x15.

Parece que quando uma textura não tem tamanho múltiplo de 2, normalmente o hardware automaticamente escalona o tamanho pra algo que seja mútiplo de 2. A Geforce 6800 é a exceção neste caso, pois suporta estas texturas de tamanho diferente.

Achei um link com as extensões registradas da 6800, você pode ver que lá está o GL_ARB_texture_non_power_of_two... ;)

http://www.delphi3d.net/hardware/viewreport.php?report=1171

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Bom, qual não foi a minha surpresa ao ver que uma GEFORCE 2 suporta 14% (1 de 7) do 2.0 :zoio:

Postado Originalmente por GL Extensions viewer+QUOTE (GL Extensions viewer)Vertex Program extension found.

This feature enables vertex programming (DX8 Vertex Shader). This extension might be required for actual or future OpenGL programs.

Isso não ERA PRA SER instrução do DX8? o que faz perdida numa GF2?

Postado Originalmente por GL Extensions viewer@

Core features set:

v1.3 (70 % - 7/10)

v1.4 (66 % - 8/12)

v1.5 (33 % - 1/3)

v2.0 (14 % - 1/7)

Sei lá... não será CHEAT dos drivers isso? acho impossível uma VGA velha dessas ter suporte ao OGL 2.0...

GL Extensions viewer

Vendor: NVIDIA Corporation

Version: 1.4.1

Renderer: GeForce2 GTS/AGP/SSE/3DNOW!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, algumas placas de vídeo antigas possuem recursos que só tomamos conhecimento muito tempo depois do seu lançamento, talvez até os fabricantes não saibam direito qual a real capacidade dos chips gráficos que fabricam, e só com o tempo, através dos drivers, eles conseguem utilizá-lo até o seu limite.

O que me faz pensar isso é o fato da série R300, por exemplo, que à época do seu lançamento, só possuia a configuração máxima do Anti-Aliasing até 4x, e com o passar do tempo, começou a possibilitar 6x.

Outro exemplo é o Geometry Instancing, efeito clonador de um objeto para mostrar vários parecidos na tela, utilizando com isso bem menos recurso do VPU, que foi lançado junto com a GeForce 6x00 Series, e o qual a nVidia disse fazer parte do conjunto Shader Model 3, e só foi "descoberto" este ano pela ATi que o R300 também o podia usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@04 dez 2004, 20:24

Bom, algumas placas de vídeo antigas possuem recursos que só tomamos conhecimento muito tempo depois do seu lançamento, talvez até os fabricantes não saibam direito qual a real capacidade dos chips gráficos que fabricam, e só com o tempo, através dos drivers, eles conseguem utilizá-lo até o seu limite.

O que me faz pensar isso é o fato da série R300, por exemplo, que à época do seu lançamento, só possuia a configuração máxima do Anti-Aliasing até 4x, e com o passar do tempo, começou a possibilitar 6x.

Outro exemplo é o Geometry Instancing, efeito clonador de um objeto para mostrar vários parecidos na tela, utilizando com isso bem menos recurso do VPU, que foi lançado junto com a GeForce 6x00 Series, e o qual a nVidia disse fazer parte do conjunto Shader Model 3, e só foi "descoberto" este ano pela ATi que o R300 também o podia usar.

mas pior que a ati ta "se encolhendo" pra botar suporte a isso nos driver pra 9x00 :angry:

ta botando so nas xX00

quem sabe o que tera escondido na serie 6x00.... :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toninho_Sv+04 dez 2004, 20:06QUOTE (Toninho_Sv @ 04 dez 2004, 20:06) Bom, qual não foi a minha surpresa ao ver que uma GEFORCE 2 suporta 14% (1 de 7) do 2.0 :zoio:

GL Extensions viewer

Vertex Program extension found.

This feature enables vertex programming (DX8 Vertex Shader). This extension might be required for actual or future OpenGL programs.

Isso não ERA PRA SER instrução do DX8? o que faz perdida numa GF2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Red King@04 dez 2004, 20:31

mas pior que a ati ta "se encolhendo" pra botar suporte a isso nos driver pra 9x00 :angry:

ta botando so nas xX00

quem sabe o que tera escondido na serie 6x00.... :zoio:

Nada disso, Red King, ela disponibiliza sim o recurso para os VPUs R3x0, só que mascarado para o Control Panel comum da ATi. A opção para utilizá-lo só aparece no Catalyst Control Center ou via PowerStrip, que vem desabilitada por padrão nas placas com R3x0, para que o driver possa receber o certificado da Microsoft, que já alertou a ATi que, pelo fato das Radeons com R3x0 não possuírem o conjunto de instruções Pixel Shader 3.0, não poderia incluir o Geometry Instancing para placas Radeon 9x00, porém a empresa canadense o deixa como opcionalmente habilitável.

Estranho mesmo é não ter a opção para usar o recurso no Control Panel comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI+04 dez 2004, 23:26QUOTE (Sombra_XXI @ 04 dez 2004, 23:26) Red King@04 dez 2004, 20:31

mas pior que a ati ta "se encolhendo" pra botar suporte a isso nos driver pra 9x00 :angry:

ta botando so nas xX00

quem sabe o que tera escondido na serie 6x00.... :zoio:

Nada disso, Red King, ela disponibiliza sim o recurso para os VPUs R3x0, só que mascarado para o Control Panel comum da ATi. A opção para utilizá-lo só aparece no Catalyst Control Center ou via PowerStrip, que vem desabilitada por padrão nas placas com R3x0, para que o driver possa receber o certificado da Microsoft, que já alertou a ATi que, pelo fato das Radeons com R3x0 não possuírem o conjunto de instruções Pixel Shader 3.0, não poderia incluir o Geometry Instancing para placas Radeon 9x00, porém a empresa canadense o deixa como opcionalmente habilitável.

Estranho mesmo é não ter a opção para usar o recurso no Control Panel comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Red King@05 dez 2004, 00:50

...eu tinha visto um entrevista do cara que faz o catalyst e ele disse que o R3x0 tem suporte a SM 2.0b so que não ia ter no driver isso abilitado segundo ele por que quem tem R3x0 não ia usar isso e so ia ter abilitado na xX00

entendi, interessante saber disso.

Gostaria de fazer um teste no 3DMark 2005 com o 2.0 e outro com o 2.0b só pra ver se haveria alguma melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI+05 dez 2004, 01:30QUOTE (Sombra_XXI @ 05 dez 2004, 01:30) Red King@05 dez 2004, 00:50

...eu tinha visto um entrevista do cara que faz o catalyst e ele disse que o R3x0 tem suporte a SM 2.0b so que não ia ter no driver isso abilitado segundo ele por que quem tem R3x0 não ia usar isso e so ia ter abilitado na xX00

entendi, interessante saber disso.

Gostaria de fazer um teste no 3DMark 2005 com o 2.0 e outro com o 2.0b só pra ver se haveria alguma melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Toninho_Sv@05 dez 2004, 01:55

Gente...quer dizer que pelo powerstrip dá pra habilitar algumas coisas q os drivers das VGA'S "mascaram"?

caramba... vou  baixar a ultima versão..só usava ele pra over.. e faz MUITO tempo...

Ôpa, eu errei, desculpe, mas é que existem tantos programas que a gente acaba se confundindo. O programa com opções do tipo tweak que permite habilitar a função é o ATi Tray Tools.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI+05 dez 2004, 02:51QUOTE (Sombra_XXI @ 05 dez 2004, 02:51) Toninho_Sv@05 dez 2004, 01:55

Gente...quer dizer que pelo powerstrip dá pra habilitar algumas coisas q os drivers das VGA'S "mascaram"?

caramba... vou  baixar a ultima versão..só usava ele pra over.. e faz MUITO tempo...

Ôpa, eu errei, desculpe, mas é que existem tantos programas que a gente acaba se confundindo. O programa com opções do tipo tweak que permiti habilitar a função é o ATi Tray Tools.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Toninho_Sv@05 dez 2004, 02:53

...se eu pegar uma VGA ATI mais uma vez (com uma placa-mãe diferente, de preferência) vou pegar esse programa e ver o q sai :P

Clique abaixo e veja um antigo post meu relatando sobre algo que pode ser habilitado nele, mas que ninguém deu bola?

Pixel Shader 2.1 em VPUs R3x0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí meu SS:

http://geocities.yahoo.com.br/apollyon_ant...pen_gl_5600.JPG

14% no 2.0 :wacko:

Ôpa, eu errei, desculpe, mas é que existem tantos programas que a gente acaba se confundindo. O programa com opções do tipo tweak que permite habilitar a função é o ATi Tray Tools.

Esse programa é da ATI né? Mas qual o sentido em eles esonderem os recursos pelos drivers e depois lançarem um programa que permite libera-los? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Apollyon_antichrist@06 dez 2004, 19:13

Esse programa é da ATI né? Mas qual o sentido em eles esonderem os recursos pelos drivers e depois lançarem um programa que permite libera-los? :wacko:

Normalmente são recursos que não funcionam direito, a Nvidia bloqueia até hoje vários recursos na Geforce 3 que não funcionam ou tem performance fraquíssima em aplicações reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Apollyon_antichrist@06 dez 2004, 19:13

Esse programa é da ATI né? Mas qual o sentido em eles esonderem os recursos pelos drivers e depois lançarem um programa que permite libera-los?  :wacko:

Não, apesar no nome ATi na frente ele não é produzido pela empresa, na verdade o criador do programa se chama Ray Adams.

Red King

que pena 

so teria que ter suporte a dois bagulhos pra ter suporte de 100% pra todas as versões

Você está usando o último driver da nVidia? Lembre-se que o suporte às extensões depende deles.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...