Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iluminação por leds...


Cleto

Posts recomendados

aí, galera...

Errei ao preencher a descrição do tópico...não é em série e sim em LEDS EM PARALELO...

Vou fazer a iluminação do meu case com leds de alta luminosidade vermelhos, e já postei uma dúvida de como ligá-los e um participante disse que poderia ligá-los em PARALELO...

Vou utilizar uns 30 leds e na loja onde comprei me disseram que cada led acende com 1,8v e queima com mais de 4,0v, então penso em unir em série os leds e usar um resistor para baixar a tensão, então pergunto:

1. Depois de ligar negativo com negativo e positivo com positivo, basta por um resistor de 2v. e alimentá-los com 12v ou tenho que fazer mais alguma coisa?

2. Quanto consome um led? e 30 + ou -, consomem muito?

Não tem perigo de exceder a capacidade de minha fonte, uma Satellite ATX350W?

Agradeço as idéias e a ajuda... :-Baaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo... fui eu que respondi para você no outro topico...

Na minha maquina eu usei somente 16 leds e ficou bem legal, a manha é você coloca-los bem proximos e direciona-los para seu foco principal, você colocando todos em paralelo ao aumentar a qtdade de Leds você vai aumentar a corrente de consumo e o resistor vai esquentar muito, liguei no 12v com um resistor de 330 ohms, por  5 Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu....

Vou fazer uns testes e depois digo como ficou...

Na verdade estava pensando em usar uma canaleta do sistema "X", não sei se conhece....e colocar os leds em linha, para depois direcionar seu foco um por um, para diferentes direções...tipo uma régua, com vários leds...e colocar a "régua" com os leds na parte de baixo do meu gabinete, com os leds apontando para várias direções...

Acho que com 16 já deve dar, mas só terei certeza testando...

Esta semana devo estar fazendo isso, falou... :-Baaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem cara...o lance é não ligah os leds em sehrie...e sim em paralelo...o consumo do led depende de qual tipo vai usah os de capsula de 4mm consomem em mehdia 9mA e 0.3w...agora o valor do resistor você acha atraves da formula...rsrsrsrsrs...

R=v/I...onde R é o resistor, V é a tensão e I é a corrente...se você colokah um resistor de valor errado você corre o risco de keimar tudo ou te eles não ficaram estão acesos como deveriam...alguma duvida você coloca aqui...

falou cara... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

30 leds em paralelo:

tensão nos led´s 2V

tensão no resistor = 5 - 2 = 3V

Corrente: 30 x 10mA = 300mA = 0,3A

R=V/I => R= 3 / 0,3 => R=10 Oh

Potencia do resistor => P= V x I => P= 3 x 0,3 = 0,9W ou 1W

Use resistor de [10 Oh x 1W] (Para os dados acima)

Ligação :

  + --[R1]---.---|>|---.--- Gnd

                 |     D1    |

                 |             |

                 |---|>|---|

                 |     D2    |

                 .              .

                 .              .

                 .              .

                 .              .

                 |---|>|---|

                      D30

é só testar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...