Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 4 prescott


Visitante

Posts recomendados

Ainda lendo coisas por aí sobre uma nova versão do Pentium 4, o Prescott, que a Intel vai lançar neste ano. Parece que o bicho vai pocar, vai ter o dobro de cache L1 e o dobro de cache L2, em relação aos atuais P4. Vai manter também o HT do P4 3,06 e trazer 13 novas instruções que estão chamando de SS3, além de rodar com fsb 800 mhz e previsão de chegar a 5Ghz.

A minha dúvida é: alguém sabe se esse novo P4 vai continuar usando o soquete 478? Quero comprar um "possante" lá pelo meio do ano, estava pendendo pro lado do Athlon XP, mas com esse anúncio acho que vou comprar um P4 2.4 e, obviamente, uma placa mãe que dê suporte pra eu colocar, no futuro, esse prescott, já que o Athlon XP parece que não vai muito longe e que parece os próximos chips da AMD vão usar novos soquetes. Li algo, em algum lugar, que até já sairam placas da Intel com suporte pro prescott, alguém confirma isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu não sei te dizer com certeza, mais se eles forem usar outro socket e o processador vai vir esse ano, com certeza já eram pra as placas mãe e chipsets estarem prontos e com até novas revisões! hehehe! Por isso o provavel e o que eu sei é que vão continuar com o Socket 478.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já viu a Intel perder a chance de ganhar dinheiro com placas-mãe?

Os chipsets atuais, nenhum irá suportar. A começar do barramento que será de 200MHz ou 800MHz para o marketing.

Talvez o chipset chamado Canterwood, que deve sair logo, suporte, mas não é certeza, ainda mais em se tratando de Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na pagina inicial do clube tem uma materia sobre isso

a gigabyte já vai lançar uma placa-mãe compativel com esse novo processador!!

dá uma olhada lá!!

cara...

dobro de l1 e l2, mais novas instruçoes???

os caras vão literalmente ####### td!!!

tomara que a AMD tenha uma carta na manga, senão o bicho vai pegar pro lado deles!

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por rodrigocanibal@27 Fev. 2003,16:02

na pagina inicial do clube tem uma materia sobre isso

a gigabyte já vai lançar uma placa-mãe compativel com esse novo processador!!

dá uma olhada lá!!

cara...

dobro de l1 e l2, mais novas instruçoes???

os caras vão literalmente ####### td!!!

tomara que a AMD tenha uma carta na manga, senão o bicho vai pegar pro lado deles!

Cuidado.

Não é bem o dobro de cache. Não vi informações que irão aumentar o Trace cache, apenas o cache L1 de dados, de 8 para 16kB. 16kB ainda é pouco. Deve melhorar em algumas situações.

As novas intruções não irão trazer ganho tão cedo. Se os programas fizessem pelo menos maior uso da SSE, já estaria feliz. Que dirá da SSE2 e SSE3 (que são para melhorar o uso do HyperThreading).

Os desenvolvedores não irão se preocupar em usar essas intruções enquanto não existir uma base imensa, que valha a pena o tempo que se exige essas modificações. Ou então programas que depende muito da velocidade para vender mais que os concorrentes.

Já vi muita gente falando que se ele não for pelo menos 20% mais rápido que o Nortwood de mesmo clock, irá cortar o braço. Acho que veremos uma legião de manetas  :laugh:

Cache grande é útil para algumas tarefas, mas como ele já era suficientemente grande, para tornar o acesso a memória não tão constante, o ganho não será nem próximo do que foi o ganho do NWood sobre o Willamette. O cache L1 é difícil estimar, pois era uma caca e continua pequeno. Acho que o maior motivo de aumentarem é para melhorar o HT, pois 4kB para cada processador é o mesmo que nada.

O FSB de 800MHz só irá trazer ganhos se realmente melhorarem o chipset para aproveitar muito bem o desempenho da memória, pois ao que consta, a única coisa que não dava pra criticar no P4 era o desempenho de memória, mas a quando já é bom, melhorar não costuma trazer muitos ganhos (o HardOCP fez uma comparação, mas falharam em não ter processadores de mesmo clock e fsb 533Mhz e 800MHz para comparar, mas com FSB 720MHz, o ganho não era grande, por isso digo que só se o outro chipset for fantástico).

Todo mundo fica pensando que ganha um pouco ali, um pouco aqui, etc.. e soma tudo e acha que vai ter um super ganho. Se a controlador de memória on-die do Hammer só dá 20% de ganho (a de 128-bit) sobre o Athlon, acho que a Intel não irá fazer nada além de 15% médio no geral (está mexendo aonde não é ruim). O mais provável é que seja entre 10 e 15% melhor que o Nortwood atual. Mas tudo isso é chutometro, mesmo porque os fabricantes tanto escondem os erros, como também pintam com cores mais chamativas o que lhes interessa. Isso é dinheiro.

Isso é só daqui 6 meses. Melhor ir com calma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o ganho dele p/ nortwood vai ser do tipo do t-bred p/ barton, aumentaram a cache mas o ganho não foi tão impressionante, tem que melhorar o que é ruim, não aumentar o que é bom, e um L2 gigantesco p/ Athlon não faz milagres, como aumentar o já gigantesco L2 do Pentium, também não será nada de extraordinario.

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...