Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Master Aero 7+


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom galera, comprei esse Aero 7+ pensando com a ideia lógica que ele ia refrigerar melhor que o Cooler BOX da AMD que tinha antes, mas o caso é que ele não está refrigerando nada, mas nada mesmo, inclusive a temperatura piorou em relação ao meu cooler anterior.

Antes a temperatura ficava em 60º em idle e 69 em full, agora fica em 63º em idle e 75º em full :ahh: , independente da velocidade de rotação utilizada, por isso não estou nem podendo usar o micro direito.

Mas prestando atenção na rotação percebi que parece estar ao contrário, o ar é jogado para o centro das aletas, em vez de sair pelas bordas para que pudesse entrar em contato com o dissipador.

Estou certo ou errado?

Algum membro já passou por isso e tentou inverter a rotação pra ver se funcionava?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxi velhinhow ... assim ... to pra receber quarta feira o meu AERO 7+ ...

você ve o ar sair pelas frestas do dissipador ?!? e já tentou lapidar ele ? e como esta a ventilaçao dentro do gabinete ?

peqenas coisas fazem a diferença ... mais agora q você disse q não tá adiantando muito fiquei até cabreiro já pelo preço e sendo ele um produto recomendando CdH ... será q não pode ser um defeito d fabricaçao ?!?! ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sombra,

O meu nem lapidei, a unica alteração que fiz nele foi tirar o blower que tinha a boca de captura apontada pra baixo e virei ela pra direção dos drives opticos, isso porque tinha um fan lateral jogando ar em cima da placa mãe e um amigo me disse que isso criaria uma "zona de pressão" pois o cooler teria dificuldade de tirar o ar de uma zona turbulenta, de resto so elogio uso ele em 2200 RPM e ele em idle (ambiente 29º) fica em torno de 40º, ele chega em 55° jogando, ai minha VGA esquenta o case e bate 55° ou pouquinho mais. Em 40º tocando o dissipador eu nem sinto ele quente, muito fraquinho.

você percebeu se por acaso ta bem preço e se ta tendo contato suficiente com o cpu? Seu dissipador ta muito quente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quente é pouco, quando chega aos 70º C e coloco o dedo no dissipador só falta queimar a pele, por isso acho que o contato com o CPU deve estar regular.

Já pensei em mudar o blower de posição, como você falou agora., pois ele está jogando o ar quente diretamente em cima do cooler da fonte que serve como exaustor, porém tem uma parte sendo jogada ainda na caixa da mesma que deve estar fazendo com que o ar quente volte ao blower, aumentando com isso a temperatura.

Já que no seu ficou bom, vou fazer isso agora pra ver se melhora a temperatura aqui.

Quanto a lapidar acho que nem precisa, também nem fiz isso, pois reparei que a superfície dele é extremamente lisa.

Valeu pela resposta Spartakus.

Edit: TESTE EFETUADO

Fiz o procedimento de mudar a posição do blower, até melhorou um pouco, agora ele vai esquentando mais devagar, mas ainda chega no mesmo pico de antes.

O exaustor da fonte é muito forte, ele puxava o ar que circulava dentro do blower quando estava na posição original, fiz o teste com um pedaço de papel colocado a alguns centímetros e a folha colava fácil na grade da fonte.

Já não sei mais o que fazer, meu computador já até reiniciou duas vezes quando fiz o teste de temperatura em full, após chegar a 73º e permanecer assim por mais de 6 minutos ele reinicia sozinho. Estou começando a pensar que o cooler só é bom para os Bartons, pois vem especificado na caixa dele que serve para Athlon XP 3000+ ou superiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok Spartakus após ler todos os posts colocados no tópico que me indicou, resolvi fazer um teste trocando o blower por um fan axial, o qual vou fazer ainda hoje ou amanhã de manhã, depois posto se deu ou não certo.

Mais uma vez, obrigado por ajudar.

rsfjr

Você não passou pasta térmica de mais...
Esses detalhes eu conheço bem rsfjr, mas obrigado por tentar ajudar.

EDIT: COOLER TROCADO

É Spartakus, realmente é o blower que não é eficaz, quem diria que um velho cooler de 80mm que veio junto com minha antiga Maxxtro 500W que estava jogado por aqui ia me salvar?

Com ele o processador fica com a temperatura estável a 63ºC em full e pelo que pude reparar até agora, um pouco menos em idle, cerca de 59ºC.

A parte ruim é que não dá pra monitorar a rotação, pois ele usa um conector do molex e não da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Completando o que disse o colega ««ŠÞä®täkµ§»»

Sombra o meu Aero7+ ta uma beleza !!

Em Standby ele fica em 28º e no Rush ele fica em 43° !

Eu fiz a mesma coisa que o Sombra fez eu apontei ele para baixo !!

porque a minha fonte é uma thermaltake e ela tem 2 fans que serve como exaustor apesar de ter um fan na parte de cima.

Atrás eu tenho 2 fans tirando o ar quente !

na tanpa tenho 2 fans jogando ar para dentro e na parte frontal eu tenho 2 fans jogando ar para dentro !!

eu uso ele em 2000 Rpm e ta sossegado ele refrigera bem !

:devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, la uma parte ta satisfeita outra não, numentendo isso mas tb num sei como e capaz de o mesmo cooler ser tão instavel, num tenho o q reclamar dele, mas depois de tudo não compraria outro.

Gozado la q tem nego reclamando de cpu em 38° em idle e 45° em full, afffff, so nitrogenio mesmo pra esses caras.

Sombra, insista mais um poucos nos testes, vou pesquisar com os gringos e amanha te posto algo que achar, seria bom usar o blower porque ele e silencioso e da pra controlar a rotação, se quiser pega msn ou icq no perfil e te mando umas ss das minhas temperaturas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então Spartakus, realmente tem gente lá que pensa que o dá pra conseguir uma temperatura menor do que a ambiente, daí só nitrogênio mesmo.

Quanto às suas temperaturas, não precisa comprovar nada, confio em você, se disse que o máximo que ele chega é a 55º C então é isso mesmo.

Também fiquei pensando nisso que citou, como pode um mesmo produto ser o céu para alguns e o inferno para outros?

Será que não foi nenhum erro na fabricação?

Disse antes que estava pensando que a rotação dele estava errada, vou ver se consigo inverter ele para testar, pois não é possível tanto a mínima quanto a máxima não fazerem efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@31 out 2004, 07:11

Então Spartakus, realmente tem gente lá que pensa que o dá pra conseguir uma temperatura menor do que a ambiente, daí só nitrogênio mesmo.

Quanto às suas temperaturas, não precisa comprovar nada, confio em você, se disse que o máximo que ele chega é a 55º C então é isso mesmo.

Também fiquei pensando nisso que citou, como pode um mesmo produto ser o céu para alguns e o inferno para outros?

Será que não foi nenhum erro na fabricação?

Disse antes que estava pensando que a rotação dele estava errada, vou ver se consigo inverter ele para testar, pois não é possível tanto a mínima quanto a máxima não fazerem efeito.

Sombra.

Alguns detalhes influencia no desempenho do Cooler !!

Ainda mais do Aero7+.

Quantos coolers você tem em seu gabinete ?

Qual gabinete você usa ?

Talvez seja a forma como seus fans estão trabalhando, não é porque tenho que vou defender ele a unhas e dentes ! mas que é um bom Cooler isso é !! apesar que prefiro mais o AeroJet !

Vamos trocar mais algumas idéias para poder melhorar cada vez mais não só a sua temperatura mas a de todos que usam o Aero7+ !!

Porque o esquema dele é diferente !! Uma coisa que O Spatakus disse foi da area de turbulencia que eu não tinha reparado !

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem aqui também está ocorrendo o mesmo com o cooler na máxima rotação minha máquina chegou aos 63 :ahh: ( temperatura nunca aproximada com o meu x-dream) e fica na média dos 53º , isso com o cooler no máximo sempre.

No meu caso eu tenho um cooler na fonte e um outro no gabinete que está tirando ar quente do gabinete .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, esse lance da turbulencia existe, eles chamam de zonas de pressão e dificultam o trabalho dos coolers, fazendo experiencias cheguei a conclusão que no meu caso, virar a boca do cooler pro lado dos opticos melhoraria e melhoru 3°, num é muito mas ta valendo. Sabe o q num me conformo, uma vez liguei o pc com o cooler desligado e demorou quase 2 minutos pro dissipador esquentar a ponto de ferver (com blower desligado), da tempo do pc carregar tudo. Achava que esse dissipador era extremamente compentente, hoje vejo muita gente reclamando e onde há fumaça há fogo.

Quanto ao lance da ventilação o ideal é que as correntes de ar não colidam, meu case tem 3 fans, um frontal puxando (passando pelas Hds), um lateral puxando (mandando bem em cima da VGA e chipset, por isso tirei a boca do cooler de la) e um traseiro jogando pra fora, sem contar aquele da fonte... Que o Sombra mora num lugar um pouco mais quente que eu tudo bem, mas a diferença num poderia ser tão absurda, 5 ou 7° no maximo...

Sombra, ja tentou aumentar a pressão da presilha ou você acha que ela ta suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera não tenho aero 7 mas tenho um aero 4, com respeito ao dissipador desse cooler, apesar de vir bem protegido, ele não é perfeito tem que lapidar a base, fiz isso no mesmo dia que comprei e melhorou. Atenção não adianta ter um bom cooler se a temperatura dentro do gabinete é alta. colocar fans adicionais adianta muito e isso é comprovado. " O Aero é um bom cooler mas não para quem faz over".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Captor..... escreveu

Quantos coolers você tem em seu gabinete ?

Qual gabinete você usa ?

Uso um meio grandinho de 04 baias, tem bastante espaço lá dentro e o único cooler a mais além do Aero 7+ é o da fonte.

Tenho quase certeza que o cooler da fonte é um dos culpados pelo mau funcionamento do Aero 7+, ele é extremamente forte, e acho que puxa o ar que o Aero também tenta puxar, e como ele é bem mais forte, deve deixar o Aero com menos 50% do fluxo que dveria, deixando com isso uma boa deficiência na corrente.

Spartakus escreveu

Sabe o q num me conformo, uma vez liguei o pc com o cooler desligado e demorou quase 2 minutos pro dissipador esquentar a ponto de ferver (com blower desligado), da tempo do pc carregar tudo. Achava que esse dissipador era extremamente compentente, hoje vejo muita gente reclamando e onde há fumaça há fogo.
Spartakus acho até que o dissipador dele é bom sim, o que ocorre é que o cobre, por ser de alta condutividde térmica, esquenta mais rápido que os outros tipos de dissipadores, de forma que chega num ponto em que não tendo mais como absorver calor, ele passa a esquentar junto com o processador, por isso é essencial ter um bom cooler sobre ele, que retirará o excesso de temperatura deixando apto para receber mais calor.

Um dissipador de outro material como o alumínio, creio que ele deva demorar até mais de 02 minutos para esquentar totalmente a ponto de não conseguir mais absorver o calor, mas também deve ser mais demorado resfriá-lo, não acha?

Bom, isso são suposições, pode não ter nada a ver, se alguém aí saca bem de termologia que me corrija se estiver errado.

Quanto ao lance da ventilação o ideal é que as correntes de ar não colidam...
Pois é, o meu não colidia mais havia uma briga pela sucção dele.
...Que o Sombra mora num lugar um pouco mais quente que eu tudo bem, mas a diferença num poderia ser tão absurda, 5 ou 7° no maximo...
Cara moro na linha do equador, aqui é quente pacas, algumas tardes chegam a ter 38º C, e em casos mais extremos 40º C, isso sem falar que teve uma época, há alguns anos atrás, que não estava chovendo, e o efeito estufa deixava a temperatura a cerca de 45º C.
Sombra, ja tentou aumentar a pressão da presilha ou você acha que ela ta suficiente?
Acho que ela já está suficientemente apertada. Ficou bem rígida. Mas tenho uma dúvida, se eu quiser aumentar a pressão, como faço?

Gente, estou gostando dessa temperatura de 63º C, sério mesmo, porque o meu antigo BOX da AMD deixava a temperatura máxima a 69º C, já perdi 7 a menos com o conjunto dissipador CoolerMaster e cooler Maxxtro.

Mas claro que se baixasse ia gostar mais ainda, pois nesse caso, quem tem pouco sempre quer menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seguinte fazendo novos teste aqui no horário das 14:00h, minha temperatura chegou novamente aos 70º, mesmo com o cooler da Maxxtro.

Já decidi e vou negociar esse Aero 7+ aqui mesmo no Fórum.

Comprarei outro, mas não estou com muito tempo para ler reviews de cooler agora, qual vocês já sabem com certeza que são bons?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa agora me deixo com duvida em qual comprar...

Tava pensando em aposentar meu Volcano 6Cu+ e pegar o A7+

E eu tenho a mesma fonte que o sombra, e +2 traseiros tirando ar e 1 dienteiro colocando e outro na base pra VGA.

Aquele Thermaltake TR2-M4 que é quase identico ao aero é mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

PROBLEMA RESOLVIDO

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Um erro primário que eu estava cometendo.

Após retirar novamente o dissipador de cobre do Aero, olhei atentamente para a pasta térmica e percebi que somente o lado oposto àquele "degrauzinho" do soquete do processador havia recebido contato com a base do cooler, então concluí que a base do lado em que fica a presilha de fixação estava em cima do "degrau" do soquete.

Quando percebi isso, coloquei novamente o dissipador mas, antes de fixá-lo, o empurrei para o lado oposto ao da presilha, de modo que ficasse o mais distante possível da parte alta do soquete. Aproveitei e recoloquei o blower que veio junto com o Aero 7+ e fiz o teste de fogo.

Usando a rotação mínima do cooler (cerca de 1800 rpm) e com o gabinete aberto, obtive a temperatura estável a 57º C, e com o gabinete fechado, ela ficou a 64º C.

Claro que se eu usasse uma rotação maior, talvez conseguisse resultados melhores, mas pra quem usava o micro com o processador a 69º C antes sem problema nenhum, está bom demais assim.

A única preocupação é que agora o dissipador ficou muito próxima à 02 capacitores na placa-mãe, a realidade estavam encostados, eu que já afastei para que não ficassem em contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando a rotação mínima do cooler (cerca de 1800 rpm) e com o gabinete aberto, obtive a temperatura estável a 57º C,

Quanto a rotação, uso 2200, num tem muitta poluição sonora

A única preocupação é que agora o dissipador ficou muito próxima à 02 capacitores na placa-mãe, a realidade estavam encostados, eu que já afastei para que não ficassem em contato.

Aqui tb, mas num esquenta muito mesmo então não há problema

Um erro primário que eu estava cometendo.

Que é isso Sombra, ta virando newba...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por ««ŠÞä®täkµ§»»@31 out 2004, 16:55

Que é isso Sombra, ta virando newba...

Ôrra meu, parece mesmo, estou até pensando em começar a colocar perguntas do tipo: "Esse jogo roda no meu micro?" "Será que com 64MB posso rodar DOOM 3 bem?" "Porque meu Athlon XP 2600+ não tem 2600MHz?" Só pra confirmar essa minha nova característica. :D

Valeu a todos pelas respostas.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...