Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como evitar ruídos no som do seu carro


wedatec

Posts recomendados

:bandeira:

Veja como evitar ruídos no som do seu carro

Um equipamento de som mal instalado pode resultar em ruídos na reprodução das suas músicas preferidas. Mas o serviço de atendimento técnico da Arlen, empresa especializada em projetos de sonorização automotiva, nos explicou algumas dicas para solucionar ou pelo menos evitar que você tenha em seu carro um som com ruídos. Primeiro, veja alguns procedimentos básicos para corrigir os erros na instalação do equipamento:

Cuidados para puxar corrente da bateria

Ao puxar corrente da bateria, o cabo de força nunca deve dar voltas por dentro do motor. O ideal é que ele passe para dentro do carro pelo local mais perto da bateria. Quanto menor o cabo dentro do motor, melhor. E nunca deve-se passar o cabo próximo da bobina e do bloco de injeção eletrônica. Também é recomendável não passar a fiação próxima do conta-giros.

Cabos com bitola correta

Deve-se utilizar sempre cabos de bitola certa: cabo de força, cabo de sinal e cabos para alto-falantes. Se na lojanão tiver, o proprietário do veículo pode adquirir em outro local. Vide tabela abaixo:

Faixa de potência Corrente de consumo Bitola do cabo

de 01 a 50 watts RMS 7,2 ampéres 16 AWG

de 51 a 100 watts RMS 14,4 ampéres 12 AWG

de 101 a 250 watts RMS 36,2 ampéres 6 AWG

de 251 a 500 watts RMS 72,5 ampéres 4 AWG

de 501 a 1000 watts RMS 145 ampéres 2 AWG

de 1001 a 1500 watts RMS 250 ampéres 1/0 AWG

de 1501 a 2000 watts RMS 290 ampéres 2/0 AWG

de 2001 a 2500 watts RMS 362 ampéres 2/0 AWG

de 2501 a 3000 watts RMS 434 ampéres 2/0 AWG

de 3001 a 3500 watts RMS 507 ampéres 3/0 AWG

Um cabo de 3/0 AWG, por exemplo, tem o diâmetro de um punho de um homem.

Nunca junte os cabos de força, de sinal e do alto falante

Esqueça aquela mania de juntar tudo e enrolar com fita isolante. O cabo de força passa pelo lado esquerdo, o do alto-falante, pelo lado direito e o cabo de sinal pelo meio. Nunca é demais lembrar que o cabo de sinal tem de ser de dupla blindagem.

Aterramento

O ponto de aterramento tem de estar muito bem limpo. Para isso, deve-se usar o multímetro para medir o ponto de aterramento. O ponteiro não pode se mexer.

Amplificador

Essas são as regras básicas para se trabalhar na causa dos ruídos. Se você fez tudo isso e o ruído continuou, não se desespere. Comece a trabalhar sobre o efeito. O primeiro passo é identificar de onde vem o ruído. Desligue o amplificador, se parar, está aí o problema. Verifique toda ligação, plugue, cabos, aterramento etc. Se for o caso, troque por um modelo igual para certificar-se que o problema está no aparelho.

Antena

Desconecte a antena, se o ruído não parar, verifique se o cabo está partido. Se estiver em perfeito estado, deve-se fazer um aterramento na antena, da base à lataria do carro. Pode-se utilizar um cabo tipo malha ou de força.

Fios

Tire o CD Player ou toca-fitas do painel e segure um pouco afastado. Se o ruído parar e, quando você o coloca de volta, o ruído reaparecer, o problema está no painel do carro, que tem muitos fios passado por dentro dele. Procure empurrar esses fios para cima, colocando-os na posição mais distante possível do aparelho.

Blindagem

Em alguns casos, por exemplo, uma solução simples é fazer uma blindagem com papel alumínio, do tipo marmitex.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...