Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest hyrax

[Resolvido] FreeBSD x Debian

Recommended Posts

Guest hyrax

gostaria que o pessoal desse sua opinião sobre essa questão de FreeBDS x Debian!

peço que sejam respostas com bases técnicas e não somente opiniões, tipo eu prefiro debian, porque gosto, estou acostumado e pronto !!!

quais as vantagens de um para o outro? é o sistema de arquivos? o tipo de gerenciador de pacote e atualização?

e com relação ao kernel? quais as diferenças? qual o mais seguro e estável?

tks!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois bem, a resposta técnica é: você está comparando laranjas com bananas.

Debian é uma distribuição Linux. FreeBSD é OUTRA COISA.

Quanto ao Kernel, acredito que o do BSD seja mais seguro e estável, mas com menos recursos.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Kobal
  • Autor do tópico
  • Estabilidade, achei a do FreeBSD melhor, sistema de pacotes, o do Debian é melhor, mais demoram atualizar pacotes, o FreeBSD segue sempre os ultimos pacotes estáveis.

Facilidade, Debian é mais fácil mais creio que pra quem ta começando a dificuldade é a mesma.

Se você quer estudar OS FreeBSD é a melhor escolha, por seu Kernel se MicroKernel, você pode estudar partes separadas, o do Linux é Monolitico, você tem que saber um pouco mais. Exemplo bem simples, um corpo humano é monolitico, pois funciona tudo integrado, um robo e microkernel pois você pode tirar pernas, braços.

Têm o fator da licença, no FreeBSD você não precisa distribuir o codigo fonte, no Linux e obrigatorio, exemplo você cria um OS pra PDA com Kernel FreeBSD ( mais o NetBsd é mais apropriado a isso )ele pode ser proprietario e seu, no Linux ele tem que ser sempre opensource.

Bom, pra desktop, multimedia, escritorio. Linux.

Aprender, server, BSD.

Eu gosto de Linux porque foi o meu primeiro Unix, mais tenho gostado dos BSD tb.

Espirimente os 2 e decida.

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest hyrax
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por tabgal@04 nov 2004, 20:51

Pois bem, a resposta técnica é: você está comparando laranjas com bananas.

Debian é uma distribuição Linux. FreeBSD é OUTRA COISA.

Quanto ao Kernel, acredito que o do BSD seja mais seguro e estável, mas com menos recursos.

eu sei... eu quero mesmo é comparar o linux (debian) com o freebsd (q não é linux)...

é proposital e consciente...

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por hyrax@04 nov 2004, 21:56

eu sei... eu quero mesmo é comparar o linux (debian) com o freebsd (q não é linux)...

é proposital e consciente...

Então tá bom

B)

Como o Kobal falou, os BSD são mais difíceis de lidar, o kernel tem algumas diferenças com o Kernel do Linux...

As diferenças são principalmente de Kernel, porque o resto é igual. Os programas GNU (compliadores, os utilitários, etc) são os mesmos pra Linux e pro BSD

Tudo depende da sua aplicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, mas você foi comparar justamente o Debian com o FreeBSD ? :P

Pois bem, o Debian é um sistema operacional que roda tanto com o kernel Linux , quanto

com o kernel FreeBSD ! :wow:

Debian GNU/kFreeBSD

Quanto as diferenças, realmente, são dois SOS bastante diferentes mesmo, embora tenhamos certa padronização (pra isso que existem padrões como POSIX : ). Agora, se me perguntarem "Mas qual deles é o melhor ?", ai eu responderia: "Os dois são melhores !". Instale e use os dois e seja feliz :P

Compartilhar este post

Link para o post

primeiramente é bom citar que ambas são ótimas com algumas diferencas.

Em termos de desempenho o Freebsd é um pouco melhor, mas para falar a verdade nada que se diga ó, puxa, como e mais rápido... alem do mais em maquinas multiprocessadas o linux e superior, ele otimiza melhor o uso de varios

processadores. A pilha tcp/ip do freeBSD e mais estavel tambem, por esta razão ele e utilizado para funcoes de roteamento e firewall.

A facilidade de instalacao de programas é melhor no debin, o Freebsd tenta

implementar alguma coisa semelhante ao apt-... Os chamados ports, entretanto

na maioria das vezes temos que baixar alguns pacotes no braço mesmo porque

as versões de pacotes não são bem controladas.

Outra vantagem do linux é a disponibilidade de programas, não há por exemplo

oracle para freebsd.

Em compesacao o Freebsd e mais fácil de instalar "nu", ou seja só o Freebsd e mais nada o que é bom para alguns tipos de servidores que vão rodar apenas uma

tarefa. O freebsd tambem algo semelhante ao LIDS, os secure levels que dao as

principais funcionalidades deste software, apesar do lids ter muito mais

opções. O Freebsd já tem acls para file system no kernel enquanto o debian ainda

precisa de pacotes externos.

A documentacao do debin e infinitamente superior ao do Freebsd, e pode-se dizer

que e mais provavel do colocalr um Linux fazendo as funcoes de uma maquina

ambos sao otimos nas suas particularidades.

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest hyrax
  • Autor do tópico
  • então... ficamos assim:

servidorers web, mail, dns, firewall e proxy: freebsd!

desktops, servidores de autenticação, arquivos e impressão: debian!

o que acham?!?

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por hyrax@05 nov 2004, 11:56

então... ficamos assim:

servidorers web, mail, dns, firewall e proxy: freebsd!

desktops, servidores de autenticação, arquivos e impressão: debian!

Isso!

(Mas não precisa ser necessariamente o Debian, né)

E servidores WEB/MAIL pode entrar no Linux também (normalmente o firewall é BSD e o servidor em si é Linux, em máquinas diferentes)

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais